André Régis debate condições da Escola Lojistas

Durante a discussão da pauta de hoje, 20, o vereador André Régis (PSDB) apresentou vários requerimentos de sua autoria cobrando providências específicas para as escolas municipais e, também, criticou as condições da Escola Lojistas do Recife, localizada no bairro do Curado. De acordo com o parlamentar, os banheiros estão sem água, as salas têm infiltração, o parque está fechado, os alunos estão sem fardamento, dentre outros problemas.

“Ontem denunciamos as condições da escola e quando fomos fazer a fiscalização, levamos uma equipe de televisão que fez a reportagem. O que eu trouxe à tribuna motivou-me também a  ir à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ao Ministério Público de Pernambuco protocolar uma denúncia. Para nossa satisfação, na resposta à matéria televisiva a Secretaria de Educação informou, nessa manhã, que estaria na unidade de ensino para iniciar o processo de recuperação". O parlamentar afirmou que ao voltar à escola constatou a presença de equipes da prefeitura. "Isso é muito bom. Demonstra que essa tribuna tem força”. Ele  frisou ainda que a responsabilidade também recai sobre a sociedade.

O vereador Carlos Gueiros (PTB) pontuou que problemas como o da instituição de ensino no Curado, são antigos. “Vossa Excelência teve que procurar a OAB, Ministério Público, mas, infelizmente, essa é uma doença que todos os chefes do Executivo carregam e observo isso desde o meu primeiro mandato. Essa Casa não aplica remédio para curar essa situação, fico muito triste com tudo isso”.

O vereador Edmar de Oliveira (SDD) discordou de André Régis quando foi citado que a escola seria a pior do Brasil. “ Este é seu  papel de oposição. Por mais obras que sejam feitas, sempre teremos algo a fazer em qualquer governo. Mas quero destacar que discordo de suas observações. Em matéria exibida pelo programa Fantástico, a pior instituição de ensino localiza-se em Jaboatão dos Guararapes”.

Eurico Freire (PV) elogiou a iniciativa de André Régis em compartilhar o problema na tribuna e ressaltou o papel do Legislativo Municipal. “Se a emissora de tv veiculou a matéria  foi porque partiu dessa tribuna. Temos o compromisso de cada vez mais honrar os nossos mandatos. No entanto, devemos Lembrar também do projeto Passe Livre, um esforço do Executivo em viabilizar o acesso dos alunos da rede municipal”.

Já Marco Aurélio (SDD) aceitou o convite de ir pessoalmente visitar a escola no Curado  com André Régis e lembrou que o fardamento foi entregue à unidade de ensino. “Quero salientar que, conforme já testemunhou o vereador, quando se aponta alguma questão na tribuna desta Casa, no outro dia a Prefeitura comparece ao local. Não precisa de televisão. É bom dizer ainda que o fardamento já foi entregue, mas é uma questão diferente em relação as escolas particulares,  em que o aluno só entra com fardamento. Quero também ressaltar  a importância do papel do gestor nessa escola: ele tem que ser amigo dos pais”.

Em 20.08.14 às 17h47.