Notícias

Garantir o reconhecimento das mulheres, atuantes nas mais diversas áreas, incentivar o empoderamento delas e destacar diversas personalidades femininas é o objetivo do Prêmio Pérolas Negras, que teve mais uma edição realizada na Câmara Municipal do Recife. O evento ocorreu nesta terça-feira (16), através de reunião solene, promovida pelo vereador Almir Fernando (PSB). Criado em 2019 pela pedagoga, escritora e produtora cultural Sâmia Veras, o prêmio homenageia mulheres que se destacam pelo profissionalismo, dedicação e compromisso com o universo feminino e com o bem-estar do gênero, enfrentando desafios, superando obstáculos e realizando seus sonhos.

A Câmara Municipal do Recife divulga o seminário “O papel das bibliotecas parlamentares como impulsionadoras do exercício da cidadania e da democracia”, promovido pela Câmara Municipal de São Paulo. O evento é gratuito, será realizado no próximo dia 23, das 14h às 18h, de forma presencial e remota – com transmissão simultânea no canal do YouTube da Rede Câmara SP.

Com a finalidade de homenagear o Dia do Exército, o vereador Tadeu Calheiros (MDB) promoveu reunião solene na tarde desta terça-feira (16) para celebrar a força armada responsável por garantir a defesa das fronteiras, do território nacional e pela manutenção da ordem e do respeito à Constituição. Comemorada oficialmente em 19 de abril, depois de amanhã, a data celebra “a épica Batalha dos Guararapes, na qual brasileiros, brancos, negros e índios, unidos pelo sentimento de Pátria, expulsaram do Recife o invasor holandês e criaram as bases de um Exército genuinamente brasileiro”, segundo a justificativa do parlamentar.

Baseado numa nota publicada no jornal O Globo, do Rio de Janeiro, o líder da Oposição na Câmara Municipal do Recife, vereador Alcides Cardoso (PL), disse que milhares de tatuagens removíveis, com o rosto do prefeito do Recife, foram distribuídas pelas ruas, gratuitamente, durante o carnaval da cidade. “Quem pagou pela encomenda de mais de R$ 100 mil em tatuagens temporárias e distribuídas no Carnaval de Recife, com propaganda do prefeito João Campos?”, quis saber o parlamentar, na reunião Ordinária desta terça-feira (16).

A 23ª Convenção da Igreja Missionária Rompendo em Fé, com o tema ‘Amigo de Deus’, foi destacada pelo vereador Almir Fernando (PSB), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (16). A convenção faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município conforme a lei de número 17.785/2012, de autoria do parlamentar, e acontece na 2ª quinta-feira do mês de abril de cada ano. “A Convenção tem papel importante dentro do contexto social da família”, disse.

Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (16), o vereador Osmar Ricardo (PT) relatou casos de servidores municipais que foram prejudicados pela falta de atendimento do Saúde Recife. Ele também chamou a atenção para o período chuvoso e pediu que a Prefeitura realoque cerca de 40 pessoas que moram em palafitas sobre o canal Santa Terezinha, em Santo Amaro, área central da cidade.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (16), a vereadora Liana Cirne (PT) discutiu três requerimentos de sua autoria. Os pedidos são referentes à infraestrutura e acessibilidade; um apelo para que seja realizada a revisão dos parâmetros do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e para a possibilidade de correção da documentação enviada para editais de cultura.

O líder do PSB na Câmara Municipal do Recife, vereador Rinaldo Junior, rebateu a denúncia feita pelo líder da Oposição, vereador Alcides Cardoso (PL), de que tatuagens feitas no período do Carnaval, sobre o prefeito João Campos, representam crime eleitoral. “A denúncia é preocupante porque não dá para um legislador subir a esta tribuna e ler uma matéria publicada num jornal e não se debruçar na investigação do fato que essa matéria apresenta. O vereador que me antecedeu veio aqui e se propôs a fazer a denúncia, ou melhor o linchamento público de um político, sem antes apurar o que de fato aconteceu”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (16).

A situação do Saúde Recife foi abordada na tribuna da Casa pelo vereador Felipe Alecrim (Novo), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta terça-feira (16). “É preciso que, de forma urgente, nós façamos uma série de ações para cobrar providências. Nós precisamos apurar o que está acontecendo com o Saúde Recife”. O Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Município do Recife (Saúde Recife) foi criado por meio da Lei Municipal nº 17.082, de 14 de janeiro de 2005 e tem como missão prestar serviços de assistência médica em geral para os seus usuários.

O Plano Diretor Cicloviário (PDC) foi tema de audiência pública na Câmara Municipal do Recife, numa iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), na tarde desta segunda-feira (15), no plenarinho da Casa de José Mariano. “Convocamos essa audiência para debater os 10 anos do Plano Cicloviário. Temos avanços, mas preocupa em especial o fato de que a implementação das ciclovias não tem observado o Plano e isso gera situações problemáticas para quem é ciclista”, disse a parlamentar.