André Régis faz críticas à educação municipal

Os problemas da educação pública municipal do Recife voltaram a ser abordados pelo vereador André Régis (PSDB) na Casa de José Mariano nesta quarta-feira, (4). O parlamentar, que é responsável pelo projeto de fiscalização Raio-X das Escolas, criticou a gestão do setor e cobrou a entrega do fardamento deste ano para os alunos. Segundo ele, das 100 creches e escolas pesquisadas por seu mandato, 92 ainda não haviam recebido as fardas.

Em sua intervenção, André Régis disse que vai denunciar o caso às autoridades. “Os recursos estão no orçamento. Esta Casa o aprovou. Já estamos em abril. Onde estão os fardamentos? São R$ 900 reais por mês para uma criança ir à escola para enfrentar calor, falta de luminosidade e risco de desabamento. Anuncio nesta tribuna a denúncia que faremos ao Ministério Público de Contas. Se o fardamento não foi entregue, precisa estar em algum lugar. Se não foi comprado, isso precisa ser justificado.”

O desempenho geral da preparação do Poder Executivo para receber os alunos em 2018 também foi alvo de questionamentos do vereador. “Ao ampliarmos a investigação do que a Prefeitura realizou até a presente data no que diz respeito à preparação para este ano letivo, notadamente a entrega do kit escolar, do fardamento e da merenda, temos que reprová-la em todos esses itens. Nunca a rede municipal de ensino foi tão mal preparada para o início do ano letivo.”

André Régis lembrou ainda uma proposta feita à atual gestão municipal feita em 2013 por setores da oposição da época. “Em uma comissão formada pelos vereadores Aline Mariano, Priscila Krause e Raul Jungmann, levamos uma proposta de pacto pela educação que consistia na obtenção de uma meta de nota 6 no IDEB. O Prefeito se negou a aceitar a meta. Ele recebeu o Fundamental 1 com nota 4.1, que pulou para 4.3 e depois 4.6. Que nota é essa? O pacto não foi aceito porque não havia planejamento adequado. Tenho certeza de que o resultado no IDEB continuará sendo trágico.”

Em 04.04.2018, às 16h44