André Régis reflete sobre prisão de ex-presidente

O Brasil passa por um momento importante de teste em sua República e Constituição, que vai fazer 30 anos, refletiu o vereador André Régis (PSDB), na tarde desta segunda-feira (9), na Câmara do Recife, ao comentar a prisão do ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no sábado passado. Para ele, o primeiro grande teste foi no impeachment de Collor de Melo. "Diziam à época que não superaríamos, superamos. O segundo grande teste foi no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, aconteceu e o país suportou. Vivenciamos uma enorme crise, e ainda estamos vivenciado. Paralelo a isso o dado mais importante é a Operação Lava Jato desde 2014, uma mudança de paradigma, e agora temos a prisão do ex-presidente. Diziam que se houvesse o país pararia. Nada disso aconteceu”.

André Régis lembrou que as manifestações ficaram restritas ao círculo do ex-presidente e o país segue adiante. “Abro parênteses para ressaltar as agressões desferidas a jornalistas em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que sofreram violência física, mas se esquecem que  todo processo foi acompanhado na 1ª e 2ª instâncias, e recursos foram impetrados. Lula não é preso político, é um político preso”.

O parlamentar lembrou que muitos dos favoráveis ao ex-presidente atacam as instituições, mas ele (Lula) descumpriu a lei e está preso, e isso é motivo para reflexão. Tratava-se de um governo, segundo o vereador, que poderia ter deixado um legado, pois ele tem biografia de luta, mas se deixou levar e se encantou. "É melancólico e triste um ex-presidente preso. O PT devia renovar seus quadros no lugar de atacar instituições. É preciso normalizar o debate político que olha para frente e não para trás. A justiça é para todos”.

 

 

Em 09.04.2018 às 17h21.