André Régis sugere criar Complexo Educacional no antigo Aeroclube

O vereador André Régis (PSDB) lançou na tarde desta segunda-feira, 20, uma sugestão ao debate que vem sendo travado sobre a destinação da área do antigo Aeroclube de Pernambuco, no bairro do Pina, e que vem se somar às alternativas de uso como parque urbano e conjunto habitacional: ele propôs que abrigue, também, um Complexo Educacional com condições de absorver cinco escolas da rede municipal que já funcionam no entorno da área. “Venho acompanhando o debate a cerca do espaço que está desocupado desde que o aeroclube foi desativado. E cheguei à conclusão que ali há condições de se instalar mais equipamentos urbanos além do parque e do residencial”, afirmou.

Um grande complexo educacional, segundo garantiu o vereador na reunião plenária, iria absorver escolas que “atualmente estão em situação precária”. São as escolas Professor Solano Magalhães, Novo Pina, João Cabral de Melo Neto, Osvaldo Lima Filho e Menino Jesus. “Dessas, a Escola João Cabral funciona num galpão, sem condições; a que está em melhor situação é a Osvaldo Lima Filho”, informou. Aproximadamente 2.500 crianças e jovens frequentam, diariamente, as aulas nas cinco unidades de ensino. “O nosso sistema educacional está falido por causa da infraestrutura precária das escolas e por que elas não propiciam um aprendizado correto”, avaliou.

Ele garantiu que vai apresentar o projeto do complexo educacional ao secretário de Educação, Fred Amâncio. Para o vereador, o complexo educacional  contaria com salas amplas e arejadas, condições de acolher um maior número de alunos, área de lazer apropriada, área de projetos tecnológicos (para projetos de robótica), para educação ambiental e prática de esportes. Teria condições de oferecer, ainda segundo o vereador, uma quadra poliesportiva e campo de futebol. A edificação, segundo ele, seguiria os mesmo moldes do Complexo Santos Dumont, construído na década de 1970.

“As escolas municipais funcionam, na maioria das vezes, sem ventilação ou luminosidade, o que termina influindo negativamente no aprendizado. Sem conforto suficiente para receber ensinamento adequado. Por isso, entendo que um complexo educacional poderia ajudar a superar as dificuldades da rede. Podemos pensar na rede municipal sob novas bases, com escolas maiores, capazes de propiciar um desenvolvimento digno para esses jovens”, disse André Régis.

 

Em 20.11.2017, ás 17h45.