André Régis volta a cobrar entrega de uniformes escolares

O atraso na entrega de uniformes escolares para alunos da rede pública municipal de ensino do Recife voltou a ser discutido pelo vereador André Régis (PSDB) nesta segunda-feira (11). Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar discursou ao pedir a aprovação de seis requerimentos de sua autoria solicitando melhorias em quatro unidades escolares da capital. Segundo André Régis, problemas de gestão na rede têm mantido insatisfatório o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Recife (IDEB).

Os requerimentos foram feitos em prol da escolas municipais Divino Espírito Santo, no bairro da Caxangá, Dom Helder Câmara, no Espinheiro, Josefina Marinho, no Alto José do Pinho, e São Cristóvão, no Brejo da Guabiraba. Os pedidos à Secretaria de Educação incluem serviços de reposição de equipamentos e requalificações estruturais – entretanto, o problema dos uniformes recebeu destaque especial na intervenção de André Régis.

“Estamos pedindo a entrega do material escolar e do fardamento. Completamos seis meses do ano e, até agora, não foi feita a entrega. Já comunicamos ao Ministério Público e o secretário ficou de entregar em até 30 dias o fardamento. Mas o prazo venceu”, relatou o vereador. De acordo com ele, é preciso repactuar a administração escolar do município. “Estamos falando de uma matéria suprapartidária: a educação. Estamos aguardando o novo IDEB, que é divulgado a cada dois anos. Quando o prefeito assumiu, fizemos a proposta de um pacto pela educação para chegarmos à nota 6 no IDEB ao final de sua gestão. O nosso IDEB é de 4,6 no Fundamental 1 e 3,9 no Fundamental 2”, afirmou.

Em um aparte, o vereador Rinaldo Junior (PRB) elogiou o trabalho de fiscalização do colega e criticou as decisões orçamentárias do Poder Executivo. “Seu trabalho de monitoramento e gestão é uma obra prima. Terminei seu livro recentemente e enxerguei o que já via: a cidade do Recife não gere bem os seus recursos. Tenho certeza que Vossa Excelência olhou de perto o que é necessário para indicar a este parlamento os problemas da rede. Quando falamos em prioridade, falamos em orçamento. A Prefeitura gasta R$ 76 milhões na publicidade e propaganda, enquanto que na infraestrutura das creches investiu R$ 11 milhões”, disse.

Em 11.06.2018, às 16h28