Apae recebe a Medalha de Mérito José Mariano

Durante reunião solene, na tarde desta quinta-feira, 22, o vereador Gilberto Alves (PSD), homenageou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com a entrega da Medalha de Mérito José Mariano. A associação, que teve início no Rio de Janeiro, em dezembro de 1954, tem como fundadora a norte-americana Berenice Bemis, que contou, então, com a ajuda de um grupo de pais, amigos, professores e médicos.

Ao longo dos anos, o movimento expandiu-se para outras capitais e também cidades pequenas de diversos estados. Com sessenta anos de existência, a instituição tem mais de duas mil unidades espalhadas pelo Brasil. É o maior movimento filantrópico do país e do mundo na sua área de atuação. A Apae realiza palestras, cursos, encontros e congressos com o intuito de sensibilizar a sociedade em geral, promovendo a conscientização e a garantia dos direitos da pessoa com deficiência no país.

Gilberto Alves falou da alegria em poder homenagear uma instituição tão necessária como a  Apae. “Nos meus anos como vereador, pude propor algumas dessas justas homenagens e todas me alegram muito. Mas a que celebramos aqui nesta tarde tem, para mim, um valor especial. Hoje, homenageamos a solidariedade, o amor, o carinho e o cuidado com aqueles que mais precisam”. O vereador afirmou ainda que “ao entregar a Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta honraria desta Casa, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, acredito estar estendendo a homenagem, também, a todos aqueles que se juntam para ajudar ao próximo”.

Feliz pela homenagem, a diretora da Apae, Fátima Vieira, destacou a importância do trabalho realizado por todos os colaboradores. “Quero agradecer e dizer que ficamos muito felizes por sermos lembrados por essa Casa. A Apae tem a missão de ajudar no desenvolvimento de crianças excepcionais contando também com o apoio da sociedade. Tudo acontece sem fins lucrativos, o que faz do nosso trabalho algo ainda mais belo, de imensa sensibilidade e doação pessoal dos que fazem parte. Aceitar as diferenças é um desafio, e a dignidade é de merecimento de todos, sem distinção”, afirma Fátima Vieira.

O vereador Alfredo Santana (PRB), presidiu a mesa da reunião solene que contou com a presença de Gilvan Florêncio, Procurador da Federação Estadual das Apaes do Estado do Estado de Pernambuco – Feapaes; Paulo Moraes, secretário Executivo de Direitos Humanos do Recife; Antônio da Costa Filho, presidente da Apae do Recife e  Laudiceia Tomaz, chefe da educação especial da Prefeitura do Recife.

Em 22.09.2016, às 16h58