Bancada de Oposição divulga nota oficial sobre chuvas

Uma nota oficial questionando as ações da prefeitura para prevenir as dificuldades enfrentadas pela cidade após as fortes chuvas ocorridas na terça-feira 22, foi lida ontem no plenário da Câmara do Recife pelo vereador Raul Jungmann (PPS). A nota destaca que não a bancada de oposição não cometeria a leviandade de atribuir à gestão a responsabilidade pelos acontecimentos e transtornos causados pelas chuvas. Mas afirma que não pode "silenciar diante da omissão, negligência e incapacidade da Prefeitura em cumprir suas obrigações deixando em estado lamentável a situação dos canais do Recife". Jungmann ressaltou a fiscalização feita nestes espaços. “Realizei audiência pública sobre o assunto e antes disso visitei diversos canais constatando a falta de limpeza. A gestão se comprometeu em enfrentar os problemas de 32 pontos de alagamento, sendo 12 já em 2013”.

Gilberto Alves (PTN), líder do governo aceitou a preocupação da bancada de oposição, mas  lembrou que o governo vem honrando todos os seus compromissos, destacando que 75% da população aprovou essa gestão. “A chuva da terça-feira precipitou em 3 horas volume de águas equivalente a 12 dias  de chuvas, não há cidade que aguente. Tivemos 23 solicitações da população, nenhuma grave. Desde às 6h, a CTTU disponibilizou 204 orientadores e 103 agentes de trânsito onde havia alagamento e quedas de árvore. A Defesa Civil atuou com  150  técnicos monitorando as áreas de risco e mais 180 agentes operacionais. Ao todo 460 semáforos em funcionamento com no break instalados, não apresentaram dificuldades. Mais de 309 recapeamentos de ruas já foram feitos. Mais de 20 mil vistorias técnicas  em áreas de riscos realizadas pela Operação Inverno, e mais de 4 mil pontos cobertos por lonas. Quanto aos canais,  33 canais já foram  limpos, o que totaliza a retirada de mais de 1800 toneladas de lixo retiradas”.

Priscila Krause (DEM) chamou a atenção para a execução do orçamento que destina apenas 9% para obras de prevenção. “É preciso transformar orçamento em obras de verdade. Não sabemos como a PCR chega a esses números que são divulgados. Seria importante colocar projeto do colega Raul Jungmann que cria o SMS para alertar populações de risco em votação logo”. Almir Fernando (PCdoB) disse que a prefeitura dispõe de informações do pluviômetro, que mede o nível da águas e informa à PCR. Para ele os governos têm trabalhado na prevenção todos os anos.

Aline Mariano (PSDB) ressaltou que é preciso que existam ações preventivas e de alerta que tranquilizem a população. “Tenho projeto que proibe e pune com  multa quem joga lixo na rua e outro que prevê a educação da população. No Rio de Janeiro já é lei”. Henrique Leite (PT) acha que a população precisa tomar conhecimento do que vai acontecer. Para ele, um dos problemas é a educação das pessoas. “É grave a quantidade de lixo despejada nas ruas. Há pontos de alagamentos que nem mesmo obras de manutenção resolvem. Há necessidade de obras federais”.

 

 

Em 23/04/2014 às 10h01