Câmara aprova Sistema de Unidades Protegidas

Aprovado em primeira e segunda discussão pelo plenário da Câmara do Recife, e com a presença da secretária de Meio Ambiente, Cida Pedrosa e equipe, o projeto de lei do Executivo que cria o Sistema Municipal de Unidades Protegidas (SMUP). A proposta chegou à Casa no final do ano passado e desde então foi debatido e apreciado nas comissões temáticas, recebendo emendas dos vereadores Raul Jungmann (PPS) e Priscila Krause (DEM). Agora segue para sanção do Prefeito.

Raul Jungmann, um dos relatores do projeto, festejou a aprovação e o trabalho conjunto desenvolvido entre os parlamentares e a secretaria de Meio Ambiente, de forma democrática e transparente. “Houve ampla participação das equipes da secretaria e dos gabinetes na elaboração das propostas de mudança, resultando em projeto moderno e bom para a cidade. Essa legislação faz jus às áreas de proteção da cidade.”

Ele disse que tem visitado as unidades de conservação, ao todo 25, que juntas somam cerca de 5% do território do Recife, verdadeiras joias da cidade. Jungmann reiterou a necessidade de dar condições à Secretaria de Meio Ambiente para que ela possa efetivamente cuidar dessas áreas, protengendo do capital especulativo e do avanço da população.

Jurandir Liberal (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, ressaltou que a Casa tem contribuido com os projetos que chegam. “Esse projeto é muito especial, por isso agradecemos às assessorias dos vereadores que ajudaram na elaboração das emendas e sugestões, enriquecendo o debate e melhorando o projeto”.

Gilberto Alves (PTN), líder do governo, relembrou a trajetória do projeto que chegou ano passado e teve tempo de ser discutido e melhorado. Ressaltou também a participação da equipe da Secretaria de Meio Ambiente na discussão e elaboração das emendas em conjunto com as equipes dos parlamentares. “O resultado desse debate democrático foi um projeto que é bom para o povo do Recife, além de mostar que sempre é possível haver comunhão quando a gente entende o outro lado”.

 

Em 15/04/2014 às 17h25