Câmara celebra Dia de Ação de Graças

Um dia para refletir sobre a graça de ter vida, amor, paz e pão: um dia para agradecer por tudo que Deus concede a cada pessoa. Esta é a mensagem maior do Dia Nacional de Ação de Graças, comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, data homenageada no plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira, 28, numa inciativa do vereador Jadeval de Lima (PTN). Ele é autor da Lei Municipal 17.641/ 2010 que instituiu no calendário oficial de eventos do Recife, o Dia de Ação de Graças.

O parlamentar destacou que a data surgiu nos Estados Unidos, em 1920, "como uma necessidade do povo em gratidão às obras de Deus, em especial pelas colheitas anuais".  Lembrou também que foi o então embaixador Joaquim Nabuco que sugeriu ao presidente Gaspar Dutra, o Dia Nacional de Ação de Graças, concretizado por meio da Lei Federal  781  de agosto de 1949.

Jadeval de Lima falou sobre as comemorações na capital pernambucana, ressaltando que foram incentivadas pelo empresário Jonas Alvarenga. "Em 2006, ele realizou ações isoladas em empresas e igrejas pernambucanas. No ano seguinte, criou  o Comitê de resgate das Comemorações do Dia Nacional de Ação de Graças". 

Desde então, são realizados vários  eventos em cidades da Região Metropolitana do Recife. O vereador finalizou citando um trecho da Bíblia que diz: "Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças".

O presidente do Comitê  de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças, Jonas Alvarenga,  disse que se trata de um movimento "sócio-cultural apolitico,  sem distinçao de credo religioso e sem fins lucrativos,  com o propósito de resgatar no Brasil  a data.  Propomos o ajuntamento de pessoas, e a confraternização". Ele lamentou a violência e reafirmou ser necessário destacar já nas crianças a cultura da gratidão. "Só assim vamos fazer um Recife melhor e um país melhor".

A solenidade foi presidida  pelo vereador Vicente André Gomes ( PSB ), e teve também  à mesa o secretário geral  do Comitê  Brasileiro  do Movimento de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças, Wilson Pires, e o presidente da Convenção Batista de Pernambuco,  pastor Ney Silva Ladeia. Também estiveram presentes os vereadores Felipe Francismar (PSB ), Rogério de Lucca (PSL), Wilton Brito (PHS), Eduardo Marques (PTB),  Almir Fernando (PCdoB),  Antonio Luiz Neto (PTB),  Carlos Gueiros (PTB), Aimée Carvalho (PSB) e Michele Collins (PP).


Em 27.11.2013, às 18h20