Câmara concede títulos de cidadão do Recife a deputado federal e a ex-vereador

Um é delegado e ex-vereador do Recife. O outro, pastor evangélico e deputado federal por Pernambuco. José Antônio da Silva, hoje delegado especial aposentado, nasceu em 1940, em Nazaré da Mata. Já Francisco Eurico da Silva, o deputado Pastor Eurico (PATRI), foi registrado em 1962 no município paulista de Presidente Prudente. Nesta quinta-feira (21), ambos receberam da Casa de José Mariano os títulos de cidadãos do Recife.

A reunião solene aconteceu no plenário da Câmara Municipal e foi presidida pelo primeiro-secretário do Poder Legislativo, o vereador Marco Aurélio (PRTB). A iniciativa da homenagem ao ex-vereador José Antônio partiu do vereador Davi Muniz (PEN). O deputado federal Pastor Eurico, por sua vez, foi homenageado pelo vereador Benjamim da Saúde (PEN).

Ao subir à tribuna, Davi Muniz saudou a trajetória de José Antônio da Silva – da chegada ao Recife aos 17 anos, quando trabalhou como vendedor de confeitos, servente de pedreiro e vigia, à carreira policial e aos quatro mandatos como vereador da capital (1993-2008). “Atualmente, é delegado especial aposentado e presidente do Centro Social Maria Joana da Silva, onde presta orientação jurídica, ajudando a sua comunidade. Tenho prazer em lhe dar este título de cidadão porque, quando tive a oportunidade de conhecer José Antônio, vi a emoção em seu rosto quando ele falava desta Casa, dos mandatos que aqui passou dedicando sua vida pública ao povo do Recife, principalmente o de Casa Amarela e Vasco da Gama.”

Em seu discurso, Benjamim da Saúde enalteceu os valores que o deputado federal Pastor Eurico carrega desde a projeção o seu trabalho na Assembleia de Deus a partir de 1990. “Para mim, é uma grande alegria, uma honra, prestigiar o Pastor Eurico com este título tão merecido. Não por ele ser pastor ou deputado, mas por tudo que ele vem plantando em seu dia a dia. Se plantamos boas sementes, com certeza teremos bons frutos, e é isso que o Pastor Eurico vem fazendo desde 1990. Este é um título merecedor.”

Após receber o título e a medalha de cidadão do Recife, José Antônio da Silva lembrou a história do patrono do Legislativo Municipal, o abolicionista José Mariano. “Ele foi o primeiro prefeito constitucional. Sua esposa, diz a história, chegou a vender suas joias para alforriar meus ancestrais. Esta Casa sempre trabalhou em prol do povo da nossa cidade, Recife, a capital do Nordeste. Quero agradecer a presença de todos que estão aqui. Tenho a honra de receber o título junto ao pastor e deputado federal Francisco Eurico, que tanto trabalho tem prestado a Pernambuco.”

Em seguida, o conselheiro tutelar Antônio Carlos Silva, filho do ex-vereador, prestou uma homenagem ao pai. “Não vou falar do delegado, do vereador. Vou falar do pai. Ele sempre me ensinou três coisas: temor a Deus, trabalho honesto e consideração aos amigos. Isso vou levar pelo resto da minha vida.”

Ao agradecer pela concessão do título, Francisco Eurico da Silva destacou que, mesmo não tendo nascido no Estado, seu sangue é pernambucano. “Meus pais saíram daqui para trabalhar numa fazenda de amendoim no Paraná. Nasci em Anhumas e fui registrado em Presidente Prudente. Mas fui criado aqui. Quero agradecer ao vereador Benjamim da Saúde pelo reconhecimento, em conjunto aos 39 vereadores que aprovaram o meu nome. Seguimos produzindo para o nosso Estado, para o nosso Brasil, para a cidade do Recife. Este título não pertence a mim. Compartilho com nossos eleitores e com todos que acompanham o nosso trabalho.”

Após a execução do Hino do Recife, os parlamentares, homenageados e convidados participaram de uma confraternização no Salão Nobre da Casa de José Mariano.

Em 21.06.2018, às 17h29