Câmara debate erradicação de árvores na cidade

Motivado por mais um requerimento pedindo a erradicação de árvores na cidade, desta vez no bairro do Ipsep, o vereador Jurandir Liberal (PT) pediu aos colegas, na tarde desta terça-feira 03, que solicitem estudos sobre a situação das árvores para evitar que sejam retiradas de seus locais. Ele disse que a Prefeitura do Recife está orientando o plantio de espécies adequadas a cada local, a exemplo dos corredores da cidade.

O vereador incentivou a população a se apropriar dessa ideia e participar. Segundo ele, em Porto Alegre há quatro vezes mais árvores do que em Recife. “No Espinheiro temos ruas arborizadas, mas em Boa Viagem há extensões enormes sem uma árvore. Por isso, procuro trabalhar com os colegas a ideia de solicitar estudos e não usar a palavra erradicar. Conversei com o secretário de Meio Ambiente nesse sentido. A PCR tem um plano de arborização em andamento para repor espécies”.

Carlos Gueiros (PTB) explicou que a preocupação tem sido com a forma de pedir, mas gostaria que fosse levada para o Executivo a preocupação de esclarecer o que está sendo feito com as palmeiras que estão sendo retiradas nos corredores onde vão passar os BRTs. É preciso explicar se elas serão replantadas em outro local, se serão repostas de alguma forma.

Raul Jungmann (PPS) alertou que seria importante na votação desses requerimentos que neles estivesse colocado a obrigatoriedade do replantio da árvore retirada, sobretudo se for exótica. Ele considera importante também saber se há algum plano de arborização, e lembrou que também não se sabe se há representação do Legislativo no Conselho de Meio Ambiente.

 Luiz Eustáquio (PT) lembrou que muitas árvores foram erradicadas e por isso o Ministério Público buscou acordo, mas não foi realizado. “O progresso é importante, mas é preciso ter cuidado para não destruir as árvores e prejudicar a saúde da população”.

 

Em 03.12.2013, às 18h00