Câmara do Recife homenageia Folha de Pernambuco

São 26 mil exemplares e 300 mil leitores por dia. Para celebrar os 15 anos de fundação do jornal Folha de Pernambuco, a Câmara do Recife prestou uma homenagem na tarde desta quinta-feira, 28, com a entrega de uma placa comemorativa ao Diretor Executivo do jornal, Paulo Pugliesi. A reunião solene foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB) e reuniu no plenário da Casa profissionais da comunicação, jornalistas, políticos e autoridades de diversas áreas.

“Evolução e modernidade são paradigmas perseguidos e que faz deste jornal, um veículo plural, onde o dinamismo, a leveza, a objetividade e a interatividade são características reconhecidas por leitores, estudiosos e profissionais da comunicação”, destacou o presidente. Na tribuna, ele também falou sobre a descrença e o pessimismo do mercado em relação a uma terceira via de jornalismo impresso em Pernambuco. “Mas para o bem da população nordestina, aqui se encontra consolidado um grupo de comunicação que permeia o coração e a mente das camadas sociais mais diversas, levando a notíciacom isenção, ética e profissionalismo. É um jornal formador de opinião sem se curvar a correntes ideológicas ou partidárias, mas comprometido com a verdade insofismável, que legitima os princípios da informação”.

Vicente André Gomes destacou ainda o projeto gráfico da Folha e disse que ela é considerada pelos estudiosos e profissionais da comunicação como um ponto de referência no Recife. Lembrou ainda que com um ano e cinco meses de existência, já ocupava o primeiro lugar no Nordeste como o jornal que mais vendia nos cinco dias úteis da semana, de acordo com o Instituto Verificador de Circulação. “Eduardo Queiroz Monteiro materializa, na comunicação, o que aprendeu com o pai, o ex-ministro Armando Monteiro Filho, produzindo um jornal que é orgulho do Estado e do País. Não fazemos favor nenhum em homenagear a Folha de Pernambuco e sua equipe fantástica, do funcionário mais simples ao diretor geral”.

Ao agradecer a homenagem, Paulo Pugliesi disse que a maior virtude da Folha de Pernambuco, além de fazer um jornalismo sério, independente e responsável, foi ter colecionado amigos, o que, segundo ele, não é fácil no setor de comunicação. “A Folha possibilitou a democratização da informação, com o acesso de novos leitores através de uma linguagem objetiva e de fácil compreensão, uma concepção gráfica moderna e preço justo, oferecendo notícias de interesse público de boa qualidade. Este reconhecimento da Câmara é mais um estímulo para continuar o nosso aperfeiçoamento”.

O diretor Executivo frisou ainda que recentemente, o jornal passou por uma reforma gráfica para dar mais leveza a leitura e melhor visualização das notícias, além de mudanças editoriais. “Reafirmo o nosso compromisso de contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado, dedicando especial atenção dos legítimos interesses de nossa sociedade”. 

A solenidade foi presidida pelo vereador Jadeval de Lima (PTN) e fizeram também parte da mesa, Claudio Borba Filho, representando o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damásio, Ronam Drummond, gestor de Comunicação da Rede Globo Nordeste, e Fred Oliveira, secretário municipal de Relações Institucionais, representando o prefeito do Recife Geraldo Júlio.

 

Em 28.11.2013, às 17h50.