Câmara do Recife inaugura posto de cadastramento do TRE

A partir da próxima segunda-feira o recifense contará com mais um posto de cadastramento biométrico de eleitores. Ele funcionará no Salão Nobre da Câmara Municipal do Recife, com a meta de atender cerca de 500 pessoas por dia até 31 de março do próximo ano. A inauguração do posto ocorreu na manhã desta quarta-feira, 7, com a presença do desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Janduhy Finizola; do presidente da Câmara, vereador Vicente André Gomes (PSB) e do primeiro secretário também da Câmara, vereador Augusto Carreras (PV). “Temos a meta de cadastrar cerca de 1 milhão e 160 mil até as eleições, no Recife. Sem essa importante ajuda da Câmara ficaria difícil de alcançar os objetivos. Esse posto vai dinamizar o processo”, disse o desembargador.

Na inauguração, Vicente André Gomes disse que a segurança do voto “é algo fundamental para a democracia” e que o cadastramento biométrico oferecerá segurança nos resultados das urnas, “aproximando-se cada vez mais da verdade eleitoral”. Augusto Carreras agradeceu a confiança do presidente do TRE-PE, desembargador José Fernandes Lemos, que atendeu de imediato à solicitação de instalar o posto de cadastramento na Câmara. “Vamos colobarar nessa ação conjunta para atingirmos as metas que vão dar muito mais segurança ao tribunal e ao eleitor”, afirmou. Também estiveram presentes na inauguração o procurador geral da Câmara, Izael Nóbrega e o vereador Romerinho Jatobá (PR).

No posto funcionarão 13 terminais de computadores que levam em média 15 minutos para fazer o cadastramento de cada pessoa. Ele é o oitavo já inaugurado no Recife, que já conta com a Central de Atendimento ao Eleitor (Praça das Cinco Pontas, 321, bairro de São José); o Cartório de Areias (Avenida Dr. José Rufino, 1643 - sala 11, bairro de Areias); o Cartório do Fundão (Rua Coronel Urbano de Sena, 76, bairro do Fundão); o Expresso Cidadão do Shopping Rio Mar (Avenida República do Líbano, 251, bairro do Pina); o Tribunal Regional do Trabalho (Cais do Apolo, 739, Bairro do Recife); o do Teatro da UFPE (Avenida dos Reitores, Cidade Universitária) e o do Fórum Rodolfo Aureliano (Ilha Joana Bezerra). Outros dois ainda serão inaugurados, na Imbiribeira e no próprio TRE (Avenida Rui Barbosa).

Para fazer o cadastramento o eleitor precisa solicitar um agendamento, que pode ser feito, das 7h30 às 17h30, pelo site www.tre-pe.jus.br ou através do telefone 81-3194.9400. É preciso levar o comprovante do agendamento, o título de eleitor, um documento de identificação original e ainda o original do comprovante de residência ou de trabalho. Todas as pessoas que estão aptas a votar precisam fazer o cadastramento biométrico até 31 março de 2014 para não correr o risco de ter o título de eleitor cancelado. O procedimento é simples e rápido. Dura cerca de 15 minutos. O eleitor faz uma assinatura digital, tira uma foto e deixa as impressões digitais. São coletadas, uma por uma, todas as impressões digitais do eleitor mas, na hora da votação, apenas quatro digitais serão disponibilizadas na urna. Os dados ficam registrados no Tribunal. Depois do cadastramento o eleitor ganha um novo título. O documento antigo fica no TRE.

Em 07.08.2013, às 12h47