Câmara do Recife tem novo líder de Governo

O líder do Governo, vereador Luiz Eustáquio (PT) entregou, na tarde desta terça-feira 10, a liderança do governo na Casa para o vereador Aerto Luna (PRP), que faz parte da base aliada. Enquanto o ex-líder fez um balanço de sua gestão, o novo líder dirigiu-se à oposição ressaltando o respeito ao contraditório na democracia. “Nesta Casa são traçadas decisões sobre o destino de nossa cidade e o líder Executivo tem fundamental importância neste processo”.

Aerto Luna frisou que assumia a liderança de um governo eleito pela Frente Popular composta por partidos que fizeram parte da gestão e, segundo ele, garantir a governabilidade do atual prefeito é responsabilidade de todos os que compõem essa base aliada. “A cidade está acima de qualquer desentendimento  político-partidário. As eleições que se aproximam devem ficar de fora de foco quando o assunto for do interesse comum dos cidadãos”.

Ele disse que aceitou o convite para a liderança porque acredita que este governo mudou a cara da cidade. Citou, por exemplo, que o Recife foi a capital que teve a menor taxa de desemprego em 2011. “O programa Recife das Oportunidades abriu 3500 vagas para cursos de qualificação. Quinze novos hotéis surgirão na cidade, mais de 60 ruas e avenidas foram recapeadas e mais de 60 mil buracos foram fechados, sem contar as parcerias com o governo do Estado e o Federal. Sei dos desafios de ser líder, mas estou preparado para o diálogo e o entendimento”.

Luiz Eustáquio ao entregar o cargo agradeceu aos colegas e disse que aprendeu muito com cada um deles. “Foi aprendendo que construi o trabalho da liderança. Saio com a sensação do dever cumprido. Fiz a defesa do governo quando achei justa e necessária. Um líder de governo tem por obrigação fazer a defesa dele com garra. Tive a juda dos companheiros da base aliada nos momentos mais difíceis. Agradeço ao prefeito por ter me indicado, e me dado a oportunidade de debater com essa Casa”.

A fila de apartes para se despedir do ex-líder e desejar sucesso ao novo líder foi longa e concorrida. O decano da Câmara, vereador Liberato Costa Júnior (PMDB) frisou que a Casa conviveu com um líder que teve competência. Priscila Krause (DEM), líder da Oposição, cumprimentou o líder e disse que o prefeito tinha muita sorte com os líderes escolhidos e saudou o novo líder, enaltecendo seu comportamento conciliador.

Jairo Britto (PT) disse que Luiz Eustáquio foi um líder de muita competência e que soube conduzir o processo, ao mesmo tempo em que ressaltou as qualidades de Aerto Luna. Aline Mariano (PSDB) frisou que o ex-líder conseguiu se comunicar bem com a oposição e que o novo certamente também saberá, até pelo temperamento tranquilo que sempre demonstrou. Almir Fernando (PCdoB) frisou a lealdade de Luiz Eustáquio com os colegas e com o prefeito durante todo o mandato dele como líder e saudou o Aerto Luna como novo líder na certeza de que fará uma boa gestão, sempre no interesse do cidadão.

Edmar de Oliveira (PHS) disse que Luiz Eustáquio além de grande companheiro tinha demonstrado muito caráter e parabenizou Aerto Luna pela nova tarefa que terá pela frente. Inácio Neto (PSB) disse que o ex-líder foi ético e democrático ao defender a gestão e pediu ao novo líder que defenda a causa dos clubes devedores de IPTU. O presidente da Casa, Jurandir Liberal (PT) lembrou que conhece Luiz Eustáquio do movimento sindical e que ele tinha sido extremamente competente e deu as boas vindas ao novo líder.

Estefáno Menudo (PSB) lembrou as qualidades de articulador do ex-líder afirmando que ele havia estado presente em todas as discussões fundamentais e disse ao novo líder que ele terá muita tranquilidade para exercer a missão de líder.  Já Maré Malta (PDS) agradeceu a compreensão e ressaltou a humildade com que ele se conduziu. Aproveitou para desejar boa sorte ao novo líder. Alfredo Mariano (PSDC) lembrou o equilíbrio com que o ex-líder havia se conduzido no cargo e na defesa da gestão.

Erivaldo Eri da Silva (PTC) enfatizou que Luiz Eustáquio foi líder por competência e orgulhava a todos. O ex-líder do governo deu as boas vindas ao novo líder e desejou a ele boa sorte na condução dessa tarefa.

 

Em 10.04.2012, às 19h12