Câmara entrega medalha ao médico Paulo Roberto de Brito Marques

A mais alta comenda do legislativo municipal do Recife, a Medalha de Mérito José Mariano, foi entregue ao neurologista Paulo Roberto de Brito Marques, na manhã desta quinta-feira, 22, por iniciativa do vereador Múcio Magalhães (PT). A solenidade, no plenário da Câmara Municipal, contou com a presença de familiares do médico, amigos e profissionais de saúde. Paulo de Brito, cuja vida profissional é toda exercida no Hospital Oswaldo Cruz (HUOC), vem se dedicando ao Mal de Alzheirmer há 25 anos. Ele é consultor técnico e membro da Comissão de Dispensação de Medicação Excepcional da Farmácia do Estado de Pernambuco para doença de Alzheimer e doença de Parkinson.

“É com alegria que faço esta homenagem ao doutor Paulo Brito, pois trabalhos como o dele nem sempre são notados, tendo em vista que é um profissional muito discreto. E no entanto, merece divulgação, destaque e apoio. Ele é um exemplo de ética, competência, paciência de capacidade de ajuda às pessoas”, ressaltou o vereador. A reunião solene foi presidida pela vereadora Priscila Krause (DEM). A mesa contou com a presença do ex-vereador Manoel Gilberto. Antes de fazer a entrega do diploma e da medalha, que constituem a comenda, o vereador Múcio Magalhães leu um perfil profissional do médico Paulo Roberto de Brito Marques, pioneiro no Norte e Nordeste no estudo das doenças demenciais. Ele, inclusive, desenvolveu protocolo de avaliação e técnicas de reabilitação da cognição, principalmente da memória.

O médico Paulo de Brito fez um discurso simples, emocionado, no qual expressou sua gratidão a Deus, aos familiares, aos amigos, e sobretudo aos pacientes e seus familiares. Ele disse que tudo o que sabe deve aos pacientes. “Por isso, o meu mais profundo agradecimento a essas pessoas, inclusive aos seus familiares”, disse. Ele falou das causas, do tratamento, dos sintomas iniciais. “Nesses 25 anos que estudo a doença, esta é a primeira vez que uma autoridade se sensibilizou com o trabalho de ajuda aos pacientes de Alzheimer. É um tratamento que ofereço aos menos favorecidos, àqueles que têm mais dificuldade de receber tratamento e de informações. Por isso, esse convite do vereador Múcio Magalhães me tocou profundamente”.

O médico ressaltou que todo o Mal de Alzheimer “é sofrido, a medicação é difícil e as pessoas, principalmente os familiares, ficam muito sofridos e vulneráveis”. Ele também disse que durante o tratamento “é preciso ter muita fé em Deus e amor no coração”. E o trabalho do médico é de muita paciência, “para dar calma aos familiares”. Paulo Roberto de Brito Marques acrescentou que todo o seu trabalho foi exercido com o objetivo “de tirar as pessoas do sofrimento. Tudo o que fiz até hoje, continuarei fazendo”, finalizou. A vereadora Priscila Krause, que presidiu a reunião, disse que “se os vereadores não tiveram dúvida ao aprovar a homenagem, após as palavras proferidas nesta tribuna, só reforçamos nossas certezas. O senhor demonstra competência pela formação científica, mas sobretudo humanística. E isso é o que faz a diferença”.

Paulo Roberto de Brito Marques é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco, em 1980. Ele iniciou a carreira acadêmica como professor da disciplina de Fisiologia Médica. Sua formação médica e científica em Neurologia foi orientada, no Recife e em Barcelona, na Espanha. Em 1988, começou a estudar as doenças demenciais. Ele trabalha no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e ensina aos médicos residentes em Neurologia no HUOC. Como professor de Neurologia da UPE, criou naquele hospital, o Núcleo de Neurologia do Comportamento e, até hoje, continua desenvolvendo projetos de pesquisa com objetivo de melhorar a qualidade científica e do atendimento as pessoas portadoras de doenças neurodegenerativas demenciais.

Ele adaptou um estudo americano para ser utilizado com a realidade brasileira: Miniexame do Estado Mental em Função da Escolaridade. Diante de um rigor científico e tratamento humanístico, esse Serviço ganhou referência no Estado, Região e no cenário Nacional e Internacional. Paulo Roberto de Brito Marques tem dezenas de trabalhos científicos publicados. Há mais de cinco anos fundou o Instituto Paulo Brito, uma instituição privada sem fins lucrativos para ajudar pessoas doentes em situação de risco e vulnerabilidade social. É coordenador do Módulo de Atenção Global ao Doente 4 e faz parte da Câmara Técnica de Gestão de Módulos e do Pleno do Curso de Medicina da UPE.


Em 22.11.2012, às 12h30.