Câmara homenageia desembargadores

Políticos, empresários e representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário – vários desembargadores, juízes e advogados – estiveram presentes na sessão solene realizada pela Câmara Municipal para entrega do título de Cidadão do Recife ao desembargador Jovaldo Nunes Gomes; e a Medalha do Mérito José Mariano ao também desembargador, Gustavo José Paes de Andrade. A solenidade, que lotou o plenário e as galerias, ocorreu nesta sexta-feira, 9, a partir das 10h e foi presidida pelo vereador Gilvan Cavalcanti (PMN). A entrega das comendas foi feita pelo primeiro secretário da casa, vereador Augusto Carreras (PV).

A sessão solene começou com o Hino Nacional, executado pela banda da Polícia Militar. Em seguida, os dois homenageados foram trazidos para o plenário da Câmara Municipal acompanhados dos vereadores Inácio Neto (PT), Almir Fernandes (PCdoB), Alfredo Mariano (PSDB) e Carlos Gueiros (PTB), além do ex-vereador e atual deputado Gustavo Negromonte.

“Esta casa tem o privilégio de reunir os seus pares e a sociedade recifense visando conceder duas das maiores altas honrarias do Poder Legislativo da Cidade do Recife aos desembargadores Jovaldo Nunes Gomes e Gustavo José Paes de Andrade”, ressaltou Augusto Carreras, em seu discurso.

Ele destacou algumas passagens do currículo dos homenageados, citando os cargos ocupados, atuação na área do Direito e os serviços prestados à sociedade. “Todos são testemunhas de que a Casa de José Mariano soube muito bem escolher e acolher os ilustres desembargadores para conceder essas homenagens”, afirmou Carreras. Ele disse ainda que “o Recife tem orgulho de ter Jovaldo Nunes como filho” e de homenagear Gustavo Paes de Andrade “por toda sua história e militância”. Finalmente, citou uma frase do jurista alemão Rudolf Von Ihering que resume, em seu entender, a atuação dos dois desembargadores: “O direito é um trabalho incessante, mas não somente dos poderes públicos, mas ainda de uma nação inteira”.

Após o discurso, Augusto Carreras entregou o título de cidadão e a Medalha do Mérito aos desembargadores. A esposa do vereador, Ana Paula Medeiros Macedo, entregou ramalhetes à esposa de Jovaldo Nunes, Darci de Queiroz Nunes; e à filha de Gustavo Paes de Andrade, Maria Clara.  Gustavo Paes de Andrade fez um discurso no qual expressou sua gratidão pela homenagem. “Levado pela emoção, por estar sendo homenageado por esta Câmara Municipal de minha cidade Natal, derreto-me em sentimento de gratidão, no coração e na alma, para agradecer ao colegiado de seus vereadores e amigos, e gratidão especial ao vereador Almir Fernando, autor do projeto de decreto legislativo, aprovado por unanimidade por vossas excelências, a quem rendo-me a cada um os meus mais sinceros e profundos agradecimentos do fundo da minha alma”, afirmou.

O desembargador Jovaldo Nunes falou por último. Relembrou sua chegada ao Recife, em 1966, citou fatos de sua história pessoal, estudos, entrada no Poder Judiciário por meio de concurso público e sua atuação já como juiz, o reconhecimento das comarcas onde atuou e o trabalho como desembargador. Foi um discurso entrecortado  pela emoção e aplausos. “Agradeço, de coração,a todos os senhores vereadores que me honraram, outorgando-me esse título, e, em especial, ao querido amigo e vereador Augusto Carreras, autor da proposta, inclusive pelas palavras bondosas a mim dirigidas nesta solenidade. Asseguro que, onde quer que esteja, e em qualquer circunstância, procurarei honrar o gesto desta Casa, materializado nesse título que ora recebo”, finalizou. Os vereadores Estéfano Menudo (PHS), Sérgio Magalhães (PTC) e Alexandre Lacerda (PTC) também prestigiaram a solenidade.

Atuando como vice-presidente, Jovaldo Nunes Gomes é desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco desde 2001, quando foi promovido por merecimento. Natural de Emas, na Paraíba, nasceu em 1947. Aos 16 anos, migrou para o Pernambuco. Fixou residência em Olinda.  Antes de se tornar magistrado, foi serventuário da Justiça; formou-se em direito em 1975; em 1982, ingressou na magistratura;  em 1985, foi promovido a juiz substituto de 2ª entrância; em 1989, passou a juiz substituto de 3ª entrância; coordenou a propaganda eleitoral em 1995; foi juiz-corregedor auxiliar e assessor da presidência do TJ-PE, juiz do Tribunal Regional Eleitoral e em 2008 foi empossado como presidente do TRE. No ano passado, passou a vice-presidente do Tribunal de Justiça.

O desembargador Gustavo Paes de Andrade nasceu no Recife, em 4 de fevereiro de 1960. Formou-se em direito em 1987; depois estudou na Inglaterra. Exerceu vários cargos como assistente do extinto Bandepe (Banco do Estado de Pernambuco); assessor da vice-governadoria do estado entre 1987/1988;  assessor da presidência da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC, 1988/1989); desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco; membro efetivo da Comissão Permanente de Normas e Regimento Interno do TRE/PE; secretário geral da Comissão Permanente da Medalha Frei Caneca do TRE. Hoje, exerce a profissão de advogado militante, sendo sócio da sociedade “Paes de Andrade – Advogados e Consultores Associados”.

Em 09.04.2011, às 12h45