Câmara recebe palestra sobre doação e transplante de medula óssea

Quem passou pela Câmara Municipal do Recife, na tarde de hoje, 8, pôde tirar todas as dúvidas sobre a doação e transplante de medula óssea, numa tenda instalada no pátio externo da Casa. Uma palestra foi realizada com o objetivo de esclarecer como funciona a medula óssea, quem pode ser doador e os locais de coletas regulares. A vereadora Vera Lopes (PPS) promoveu a ação educativa na Câmara. “Podem ser doadores de medula óssea pessoas entre 18 e 55 anos, que não tiveram câncer e não sejam portadores do vírus HIV. Precisamos levar a mensagem de que doar a medula é um ato de cidadania e de amor”, ressaltou a parlamentar.

O médico Gilberto de Castro, da associação ATMO-Amigos do Transplante de Medula Óssea, respondeu diversas perguntas dos que estavam presentes. “Estamos aqui para participar desse evento e a vereadora Vera Lopes abraçou essa causa junto com o movimento da ATMO. A associação tem como objetivo realizar palestras, levando o conhecimento às pessoas sobre o transplante de medula óssea. E tiramos muitas dúvidas. Muitos fazem um terrorismo, mas não existe mistério algum em doar e o benefício para o paciente é fundamental”.

Gilberto de Castro, que é transplantado há 7 anos, também ressaltou a importância da associação para os familiares. “A associação nasceu de um sentimento de pacientes e familiares  para dar apoio a esses pacientes e, também, visando a questão da educação, com esclarecimentos. Durante os 10 anos da existência da ATMO realizamos também eventos nas escolas, empresas e realizamos campanhas em cidades do interior. E é incrível que em alguns locais mobilizamos praticamente a cidade inteira. E o nosso banco de medula, no Brasil,  é o terceiro maior do mundo . Mas precisamos de mais. Seja um doador”.

Os locais para coleta de medula óssea são os hemocentros nas cidades de Recife, localizados nas cidades de Recife, Limoeiro, Caruaru, Garanhuns, Arco Verde, Salgueiro,Petrolina, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada.

 

Serviço: ATMO- Amigos do Transplante de Medula Óssea

Rua Joaquim Alheiros, 289- Bairro: Cordeiro- Recife/PE

Fones: 3104.6250/98699.9510/98697.9508

 

Em 08.10.15 às 16h54.