Capitão-de-mar-e-guerra recebe Medalha do Mérito

O capitão-de-mar-e-guerra Anderson Luís Garcia de Castro recebeu a Medalha do Mérito José Mariano na manhã desta sexta-feira, 27. É a maior comenda entregue pela Câmara Municipal do Recife. “Esta casa orgulha-se em conceder a homenagem, reconhecendo suas ações em defesa das nossas crianças e na formação do caráter dos nossos jovens, futuros marinheiros, que conhecerão os segredos dos nossos mares, através dos ensinamentos daqueles que, como nosso homenageado, glorificam e envaidecem a Marinha do Brasil”, disse o vereador Eduardo Marques (PTB), que teve a iniciativa de entregar a medalha.

A entrega da comenda contou com a presença do embaixador chefe das regiões Norte e Nordeste do Minsitério das Relações Exteriores, Isnard Brasil; do presidente da Sociedade dos Amigos da Marianha (Soamar), Jorge Aragão, que fizeram parte da mesa da solenidade, presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC). Um grupo de marinheiros ocupou as cadeiras do plenário da Câmara Municipal do Recife, ao lado de amigos e familiares do homenageado. A banda do maestro Ademir Araújo abriu a reunião solene com o Hino Nacional; tocou o Cisne Branco, considerado o hino da Marinha Brasileiro e, no final, executou um frevo.

A homenagem ao capitão-de-mar-e-guerra Anderson Luís Garcia de Castro foi idealizada pelo ex-vereador Romildo Gomes, que também esteve presente na solenidade. Mas, com o final do mandato, ele não realizou a entrega da medalha, tarefa que foi assumida por Eduardo Marques. “Sinto-me feliz em realizar esta sessão solene, pois neste momento represento um grande amigo de todos nós e acima de tudo, um grande homem que ama o Recife”, justificou Marques. Em seguida ele passou a fazer referências ao capitão Garcia de Castro, carioca que trabalhou na Capitania dos Portos do Recife durante dois anos.

“É um homem que tem currículo invejável, voltado para a força naval brasileira. É um homem experiente, conheceu 26 países e mais de 30 cidades estrangeiras. Foi vice-diretor da Capitania dos Portos da Bahia; aportou no Recife em 2010 para dirigir a Escola de Aprendizes de Marinheiro, além de diversas outras atribuições. As numerosas atividades não impediram nosso homenageado de voltar seu olhar para as crianças das escolas públicas e privadas, que muitas vezes nem sequer sabiam o significado da palavra cidadania”, disse em discurso Eduardo Marques.

As ações desenvolvidas pelo capitão Garcia de Castro deram origem a quatro projetos sociais voltados para crianças e jovens: Música na Escola, Banho de Cultura, Forças no Esporte e Mar e Cidadania. “São projetos que jamais serão esquecidos pela sociedade recifense, não obstante a sede da Marinha encontrar-se nos limites de Olinda. As crianças do Recife foram as mais privilegiadas”, disse o vereador. Após receber a medalha, o capitão-de-mar-e-guerra fez agradecimentos, em especial a Romildo Gomes. “Ele teve a sensibilidade de observar o meu trabalho, realizado com muito amor, e ter proposto a homenagem. E também agradeço ao vereador Eduardo Marques por fazer a entrega da medalha”, disse.

Ele disse que, quando chegou ao Recife para dirigir a escola, buscou um diferencial. “Soube da existência do Prêmio Gestão Pernambuco, que era entregue pela Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). Um prêmio difícil de se conquistar, pois a tradição era ser entregue a empresas e indústrias. Mas, nos inscrevemos. No final, apenas nove foram agraciados com a premiação, incluindo a Escola de Aprendizes Marinheiro. Recebemos o prêmio porque fizemos mudanças. Aliás, a palavra que justifica eu estar recebendo a Medalha é exatam,ente mudança”, afirmou.

O capitão Garcia de Castro contou que, ao fazer a inscrição no prêmio, observou que ele exigia a comprovação de ações sociais. E a Escola de Aprendizes de Marinheiro oferecia uma formação “bastante quadrilátera, engessada”. Foi então que ele passou a adotar uma formação mais voltada para o social. “E os vários projetos foram desenvolvidos, ao mesmo tempo beneficiando os alunos e as crianças carentes que foram incluídas.  As mudanças foram fruto da necessidade de se oferecer algo mais”, explicou.

 

 

Em 27.09.2013, às 12h35.