Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana distribui projetos

Seis projetos de lei foram distribuídos aos membros da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana durante a reunião realizada na tarde de hoje,28. Na ocasião estiveram presentes os vereadores Jayme Asfora (PMDB), Gilberto Alves (PSD), Rodrigo Coutinho (SD) e Davi Muniz (PEN). Entre as matérias distribuídas está o PLO 5/2017, de autoria do vereador Romerinho Jatobá (PROS), que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas que operam o serviço de transporte público convencional do Recife a cumprir a capacidade máxima de lotação.

De acordo com o projeto, a capacidade total de lotação que especifica será de acordo com o número de assentos mais 50% desse número para os usuários que ficam em pé. “E a superlotação dos ônibus pode levar os usuários a sofrerem graves lesões e, em alguns casos, levar à morte. E o projeto visa coibir esse tipo de situação, garantindo ao cidadão recifense mais segurança, qualidade, conforto e bem estar em seus trajetos nos transporte coletivos de ônibus”, ressaltou o vereador Romerinho Jatobá.

E a notícia de que a pesquisa de origem e destino, documento que irá embasar o Plano de Mobilidade, foi concluída pela Secretaria de Planejamento e o Instituto Pelópidas Silveira também foi objeto de discussão do colegiado. O presidente da Comissão, vereador Gilberto Alves, ressaltou que a capital pernambucana necessita desta pesquisa. “Faz tempo que o Recife precisa da pesquisa de origem e destino porque o documento traz elementos fundamentais no que se refere à mobilidade urbana. Fizemos contato com a gestão para tomarmos conhecimento daquilo que foi objeto deste estudo e marcaremos um encontro no Instituto Pelópidas Silveira. O Plano de Mobilidade será enviado à Casa e é preciso uma preparação prévia por parte dos vereadores e vereadoras”.

 

Em 28.03.17 às 17h55.