Comissão de Segurança aprova uso de câmeras de vídeo em creches

Reunida na manhã desta quarta-feira, 18, a Comissão de Segurança Pública e Defesa Social deu parecer favorável ao Projeto de Lei 181/2013, do vereador Wanderson Florêncio (PSDB), que obriga a instalação de sistema de gravação por câmeras de vídeo em creches, berçários e escolinhas da cidade. Para o presidente da Comissão, Estéfano Menudo (PSB), a iniciativa é importante porque protege as crianças. “Com as câmeras, acidentes em piscinas, por exemplo, poderão ser evitados”. O texto segue para análise de outras comissões da Casa.

Outro projeto aprovado foi o 91/2013, do vereador Luiz Eustáquio (PT), que prevê a inserção de informações impressas sobre os malefícios do consumo de álcool e outras drogas, em todos os livros distribuídos na rede municipal de ensino. O relator, Amaro Cipriano Maguari (PSB), justificou seu parecer argumentando que “tudo o que for feito para impedir o consumo de álcool entre os adolescentes é importante porque a gente sabe que vai ser ruim”.

Ao todo foram discutidos 14 Projetos de Lei. Outros três foram distribuídos e serão analisados na próxima reunião do grupo legislativo, marcada para o dia dois de outubro. Um deles é o 229/2013, da vereadora Isabella de Roldão (PDT), que prevê a cassação da licença dos taxistas e transportadores de passageiros - autorizados pelo Município para o exercício regular de sua profissão - que forem flagrados em quaisquer atividades de favorecimento a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O presidente da Comissão, Estéfano Menudo, informou ainda que pretende convidar o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, para uma audiência pública sobre os programas “Eu amo meu Bairro” e “Trampolim”, desenvolvidos pela Prefeitura do Recife. O “Eu amo meu Bairro”, lançado no dia 15 de agosto, pretende incentivar a participação popular e premiar o bairro que mais se destacar na redução de homicídios, evasão escolar, depredação de ônibus, arrecadação de IPTU e ampliação de empreendedores individuais. Já o “Trampolim” irá trabalhar com 160 jovens egressos da Funase e capacitá-los para atuar como  artistas educadores no trânsito e nos Centros Comunitários da Paz (Compaz).

Em 18.09.2013, às 12h02