Comissão Especial de Transporte recebe representantes de movimentos estudantis

Representantes de movimentos estudantis reuniram-se hoje (25) com a Comissão Especial de Transporte Público e Passe Livre da Câmara Municipal do Recife. Durante o encontro, ficou acertado que um cronograma será criado pela Comissão com o intuito de discutir as questões do transporte público e Passe Livre, em conjunto com os estudantes.

Estiveram presentes no encontro, os vereadores Eurico Freire (PV), Jurandir Liberal (PT), Eriberto Rafael (PTC) e Jayme Asfora (PMDB). “Já fizemos encontros com a Comissão de Mobilidade Urbana da OAB, estamos debruçados sobre essa pauta. Queremos ouvir outros setores e entidades que tem nos procurado. O que for acordado será cumprido, com diálogo democrático. Nós concordamos que vocês participem desses encontros os quais serão marcados sempre com a devida transparência. Até o próximo dia 2, a Comissão estará com o cronograma pronto e os representantes poderão enviar sugestões de assuntos e nomes de especialistas para os e-mails dos parlamentares.”, frisou Jayme Asfora (PMDB), presidente do grupo.

Jurandir Liberal (PT) concordou com Jayme Asfora em relação ao ciclo de debates com especialistas da área de transporte urbano. “Vamos convidar profissionais da área que entendam a composição dos custos do transporte. Ouviremos o Grande Recife Consórcio de Transportes para termos elementos suficientes. Tenho certeza de que os debates serão muito produtivos. É importante vocês saberem sobre os detalhes das planilhas de custo. Se tiverem alguma dúvida, é conferir os dados para saber como é feita a operação no Grande Recife. Vamos chamando convidados para nos aprofundarmos na discussão. Se sugerirem o nome de alguém, não tem problema. O Passe Livre precisa ser definido sobre o nível de escolaridade a ser contemplado e qual será o universo que andará de ônibus. Se vai ser estudante do 1º grau, secundário, escola pública, enfim, todos esses elementos têm que ser colocados e explicitados.”, disse Jurandir.

Eurico Freire (PV) ressaltou a questão dos avanços nos encontros da Comissão. “Temos avançado na questão da composição da planilha de custos e o impacto que isso trará com a passagem de graça para todos os estudantes e que já está sendo feita por um especialista. Há um movimento bem representado aqui por vocês e nacionalmente também. E existe, sim, uma preocupação nossa e temos interesse na questão do Passe livre. Essa Comissão está para responder vocês.”, disse.

Cristiano Vasconcelos, representante do movimento Resistência Pernambucana, achou o encontro com os vereadores válido. “Vamos iniciar uma construção de ideias e troca de informações.”,disse. Raíssa Bezerra, da Frente de Luta pelo Transporte Público, considerou importante a construção de um diálogo com a Casa de José Mariano. “Travamos um diálogo com a Comissão e apontamos a construção de uma agenda de trabalho. Além disso, houve um crescimento em relação à disponibilidade política em viabilizar a questão do Passe Livre.”, disse.

Em 25.09.2013 às 20h09.