Comissão especial recebe ambulantes

A Câmara criou uma comissão especial para intermediar o diálogo entre ambulantes e a Prefeitura do Recife. O primeiro encontro do grupo aconteceu nesta quinta-feira, 16. O vereador Osmar Ricardo (PT) foi escolhido como presidente do grupo que é formado ainda pelos vereadores Vera Lopes (PPS), Marco Aurélio (SDD), Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Wanderson Florêncio (PSDB). Na ocasião, representantes do sindicato dos ambulantes foram recebidos pelos parlamentares e apresentaram as principais reivindicações.

Os ambulantes defenderam o reordenamento do comércio informal, mas querem participar do debate. Para o representante do Sindicato dos Ambulantes, Severino Couto Alves, a comissão é uma contemplação da luta e do esforço para tornar a existência dos ambulantes visível. “A nossa preocupação é fazer com que o comércio informal seja discutido na cidade com a nossa participação. Nós não conseguimos um diálogo com a Prefeitura. O mérito dos vereadores é destravar o entrave”.

O presidente da comissão, Osmar Ricardo, destacou a importância do grupo. “É a primeira vez que a Câmara cria uma comissão para discutir o confronto que é eminente. Precisamos ter cautela para amenizar o embate nas ruas. O diálogo e as visitas que vamos fazer têm papel fundamental na resolução do problema”. Wanderson Florêncio destacou que é preciso dar condições ao processo que quer deixar a cidade organizada. “Chegaremos a um consenso que vai ser bom para todos que estão ali ganhando o pão, para a Prefeitura e para todos que fazem a cidade”.

O vereador Amaro Cipriano Maguari lembrou que é preciso uma alternativa. “A comissão vai buscar um caminho mais aberto para chegar a um denominador comum”. Como primeiro passo da comissão, os integrantes e os ambulantes irão visitar pontos do Recife onde existe a presença do comércio informal para conhecer de perto a realidade dos trabalhadores. A sugestão foi do vereador Marco Aurélio. “Vamos convocar algumas pessoas da Prefeitura para junto com o secretário e os vendedores conhecermos a situação de perto. E, com certeza, vamos contribuir com a questão do comércio informal”.

No próximo encontro da comissão, que acontecerá no dia 22 de abril, a categoria vai apresentar um levantamento fotográfico e uma pauta com as principais reivindicações. “Os documentos que serão apresentados são frutos de quase dois anos e meio de trabalho do sindicato. Eles mostram alternativas e trazem um diagnóstico com relatos de outras cidades que encontraram solução para o comércio informal”, afirmou Severino Couto Alves.

 

Em 16.04.2015, às 15h25