Comitê Ação da Cidadania recebe homenagem da Câmara

Criado em 1993 pelo sociólogo mineiro Herbert de Souza, o Betinho, e incentivado pelo então arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, o movimento Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida atua em Pernambuco há 12 anos com o mesmo objetivo: a luta contra a fome. Em reconhecimento às campanhas do Comitê, sempre incentivando a solidariedade, e ao trabalho do seu coordenador em Pernambuco, jornalista Anselmo Monteiro, a vereadora Aline Mariano (PSDB) realizou solenidade na manhã desta sexta, 11, no Plenário da Câmara.

Em seu discurso, a parlamentar lembrou o contexto social e político do início dos anos 90, quando, segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), fundação pública vinculada à Presidência da República, 32 milhões de brasileiros estavam abaixo da linha de pobreza. “A motivação fundamental da Ação da Cidadania era a certeza de que democracia e miséria eram incompatíveis”, ressaltou Aline, complementando que Betinho foi à TV e aos jornais estimular cada brasileiro a fazer o que estivesse ao seu alcance para resolver o problema da fome.

“Ele também escreveu uma carta denunciando a fome e a miséria e este documento deu origem ao movimento da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida”, disse a vereadora, enumerando as principais ações do movimento no Brasil e em Pernambuco, como o Natal sem Fome dos Sonhos, Brinque na Paz e Mulher que Alimenta o Mundo, além de ações como a arrecadação de roupas e donativos para as vítimas das chuvas de 2010 e 2011, que destruíram alguns municípios da mata sul do Estado.

“Tenho certeza de que a Ação da Cidadania de Pernambuco se orgulha de ter Anselmo como coordenador e cabe a nós, representantes do poder público e da sociedade civil, termos como exemplo movimentos como este e pessoas como Anselmo Monteiro como referência pela redução da desigualdade social”, encerrou Aline Mariano, entregando a seguir a Anselmo Monteiro uma placa em homenagem ao Comitê e seu coordenador.

Representantes de comunidades, entidades sociais e voluntários do Comitê participaram da solenidade que foi presidida pelo vereador Erivaldo da Silva (PTC) e teve como convidados da mesa a secretária estadual de Esportes, Ana Cavalcanti; deputado estadual José Maurício Cavalcanti (PP); presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Josenildo Evangelista de Souza; presidente do Instituto Bantu, Lourdinha Oliveira; e o superintendente da TV Nova Nordeste, Pedro Paulo.  

Ao agradecer a homenagem, o coordenador do Ação da Cidadania, Anselmo Monteiro, disse ser uma honra figurar nos registros da Casa de José Mariano, um líder que foi referência para a libertação dos escravos no país, afirmando que “a escravidão de hoje, sem correntes de ferro, aprisiona a muitos pela fome, pela droga, pela ignorância, afastando-os do exercício pleno da cidadania”. “É contra essa escravidão, que ainda nos envergonha em pleno século 21, que lutamos e encontramos aqui e agora muitos e valorosos aliados nesta linda e difícil jornada”.

Anselmo Monteiro também disse que o comitê já iniciou o trabalho de ajuda às comunidades do sertão e agreste que estão sofrendo com a seca nestas regiões, precisando de água e comida. “Agradecemos a honra e a alegria de estar aqui mas não podemos nos descuidar da luta. Este momento nos enche ainda mais de responsabilidade e de compromisso para seguirmos perseguindo o sonho de uma sociedade justa e fraterna, onde a miséria seja coisa do passado e todos tenham a garantia cotidiana da plena cidadania”, concluiu.

Em 11.05.2012, às 13h35