Criação de Frente Parlamentar para Enfrentamento à AIDS foi destaque em Audiência Pública

A criação na Câmara de uma Frente Parlamentar para o Enfrentamento à Epidemia da Aids foi destaque hoje (3), da Audiência Pública que marcou o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, lembrado na data de 1º de dezembro. A Audiência, promovida pelo Presidente Jurandir Liberal (PT) em parceria com a Secretaria Especial da Mulher do Recife e Movimento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, DST/AIDS de Pernambuco, contou com a presença de organizações feministas, entidades e militantes. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, em Pernambuco são 17.459 casos de AIDS, sendo 5.736 mulheres e 11.219 homens. Já no Recife, 7.244 pessoas estão infectadas com o vírus.

Liliana Barros, Secretária Especial da Mulher em exercício, destacou que o número de mulheres portadoras do vírus é crescente e preocupante.  Diante da discussão do problema, ela frisou que será criado pela Prefeitura o Comitê de Enfrentamento à Feminização da AIDS no próximo dia 13, na sede da PCR. Já Tânia Tenório, coordenadora do Centro de Referência Clarice Lispector, destacou a importância de se criar uma Frente Parlamentar na Casa. “Faz parte da construção das discussões a articulação com os vereadores para pensar o Recife”, disse.  Beth Amorim, da Articulação AIDS Pernambuco disse estar emocionada por participar de um momento simbólico numa Casa Legislativa. “Espero que a Casa consiga elaborar leis para o enfrentamento da epidemia de AIDS”.

José Cândido, da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS, leu uma carta aberta composta por nove estados do Nordeste lamentando a atual política de AIDS no Brasil e em Pernambuco. “Convivemos com muitas carências como o demorado acesso às consultas devido à sobrecarga de pacientes nos Hospitais de referência. Faltam UTI’s, profissionais e remédios”, ressaltou.

Vandilza França, da organização não governamental ASQV, Grupo de Amigos na Luta pela Qualidade de Vida, explicou o trabalho da instituição e ressaltou que a mulher é quem mais sofre com a AIDS. “ A ASQV trata especialmente o controle dos efeitos colaterais dos medicamentos. As mulheres são as mais afetadas e lá a condição da mulher é considerada, pois se trata de uma luta muito ferrenha”, ressaltou.   

Já o coordenador estadual de DST/AIDS em Pernambuco, François Figueirôa, frisou que o HIV veio para revolucionar a sociedade e que a epidemia de AIDS não está estabilizada. “É um grande desafio para enfrentarmos, pois nada está controlado. São 1.300 casos em 4 anos. É muito. E ao criarmos a Frente somaremos esforços para cada vez mais combater o problema”, disse.  

Durante a Audiência foi entregue ao presidente da Câmara uma carta de solicitação recomendando a criação de uma Frente Parlamentar de Enfrentamento à Epidemia da AIDS, Tuberculose e Hepatite Virais no Recife, em 2013. A Frente Parlamentar só existe na esfera federal. A carta, lida por Simone Ferreira, da Articulação AIDS em Pernambuco, apontou que as ações são consideradas poucas para o enfrentamento da epidemia da AIDS. O documento ainda enfatiza que a incorporação da luta contra a AIDS na agenda do Poder Legislativo será importante para a qualidade de vida da população pernambucana que luta cotidianamente para manter-se viva. “Solicitamos ao vereador Jurandir Liberal o compromisso de pautar a criação de uma Frente Parlamentar para o Enfrentamento à Epidemia da AIDS no Recife em 2013, com o movimento de luta contra a AIDS”, finalizou Simone Ferreira.   

O presidente elogiou a elaboração da Carta e disse que levará à tribuna a discussão para a criação da Frente. “Discutirei o assunto durante Reunião Plenária e colherei assinaturas dos vereadores que desejam apoiar a causa. É de extrema importância a participação da Câmara Municipal do Recife na Frente Parlamentar. A Casa não pode ficar ausente”, finalizou Jurandir.

Em 02.12.12, às 14h.