Daniel Coelho homenageia médico Paulo Sérgio

Criador do Hospital Residência, a primeira empresa no segmento Home care do Nordeste e dono do Hospital Santa Teresinha, o médico Paulo Sérgio Moreira Muniz, 56 anos, recebeu nesta sexta-feira, 17, a Medalha de Honra ao Mérito concedida pela Câmara Municipal do Recife. A entrega foi feita no Salão Nobre pelo vereador Daniel Coelho (PV), autor do Projeto de Decreto Legislativo que concedeu a comenda. Ela é mais importante exaltação do legislativo municipal, entregue somente às pessoas que se distinguem pelos serviços prestados à sociedade e ao Recife.

A sessão, iniciada às 10h40 com o Hino Nacional, foi presidida pelo vereador Gilberto Alves (PTN). Além dos parlamentares e do homenageado, compôs a mesa da solenidade o filho do médico, também Paulo. Daniel Coelho entregou a medalha e o diploma e leu um breve histórico do médico. “Fazemos questão de ressaltar a história de doutor Paulo para mostrar os serviços prestados por ele ao nosso povo e às famílias que puderam ter a saúde restabelecida pelas suas mãos”, disse Daniel Coelho.

O médico Paulo Sérgio Moreira Muniz é recifense. Em 1972, entrou na Faculdade de Medicina de Ciências Médicas de Pernambuco (atual UPE), onde se formou em 1978. Em março do ano seguinte assumiu o cargo de diretor médico do Hospital João XXIII. Também foi auditor regional da Bradesco Seguros. Em 1996, fundou o Hospital Residência, que iniciou no Recife um segmento que trouxe empregos para a cidade e desenvolveu um novo jeito de cuidar dos pacientes. “A ideia surgiu de uma mistura de empreendedorismo e senso da boa prática da medicina. Na época, além de aproveitar a oportunidade do novo negócio, Dr. Paulo vislumbrou também a chance de resgatar a figura do médico de família”, justificou o vereador.

A grande revolução da empresa, ressaltou Daniel Coelho, foi o modo de tratar os pacientes e familiares. Hoje, são mais de 2 mil empregos diretos e mais de 10 mil pacientes atendidos em casa. O mesmo conceito de humanização do Home care foi utilizado para criar o Hospital Santa Teresinha. “A ideia, mais uma vez, era bastante arrojada, de criar um hospital constituído somente de UTIs. Inaugurado em março de 2009, foi a segunda maior UTI privada do Estado, com 33 leitos, 12 enfermarias e sete apartamentos”, disse o vereador.

Em seu discurso, o médico Paulo Sérgio Moreira Muniz agradeceu a homenagem. “Sinto-me honrado não por esta medalha ser a mais alta comenda da Câmara Municipal do Recife, mas por ela levar o nome de José Mariano. Foi grande a sua contribuição para a história do Recife, a cidade onde nasci e que escolhi para viver”, afirmou. Ele também agradeceu aos familiares e aos colaboradores.

Em 17.09.2010, às 11h45.