Desrespeito aos idosos nos ônibus

O vereador Múcio Magalhães (PT) fez um discurso durante o pequeno expediente desta terça-feira, 21, no plenário da Câmara Municipal do Recife, em protesto contra os casos de desrespeito aos idosos no transporte público. Ele afirmou que recebeu várias denúncias sobre passageiros que ocupam indevidamente os lugares reservados aos idosos e também se queixou da cobrança da passagem até os 65 anos. “As autoridades que lidam com isso, a Prefeitura do Recife, o Grande Recife Consórcio de Transportes, precisam dar atenção a esse tema para que os idosos tenham seus direitos respeitados. Eles não podem ser tratados assim só porque são idosos. Venho protestar e cobrar do poder público que não pode ser omisso, que tome uma decisão que cumpra seu dever, porque é obrigação cuidar dessas pessoas que já deram sua parcela de contribuição à sociedade”, concluiu Múcio Magalhães.

O vereador Carlos Gueiros lembrou que a reunião da Comissão de Meio  Ambiente, Transporte e Trânsito, no próximo dia 30, contará com a presença de representantes do Grande Recife Consórcio de Transportes para tratar da reformulação do binário de Casa Amarela e que os casos de desrespeito aos idosos também poderá ser abordado no encontro.

O vereador é o autor de um projeto de lei, baseado no Estatuto do Idoso, que dava gratuidade no transporte coletivo aos maiores de 60 anos bastando apenas apresentar qualquer documento original, pessoal, oficial, com foto que comprove a idade do passageiro. Mas o projeto aprovado na Câmara foi vetado pelo prefeito. “As pessoas idosas ainda pagam passagem até os 65 anos o que é um absurdo. Eu aprovei um projeto nessa casa mas que infelizmente foi vetado pelo prefeito”, lamentou o parlamentar.


Em 21.08.2012, às 10h25.