Dia da Bíblia é comemorado em reunião solene

Uma das mais expressivas datas para o povo evangélico, o Dia da Bíblia, que é celebrado no segundo domingo de dezembro, foi comemorado em reunião solene realizada nesta quinta-feira, 5, na Câmara Municipal do Recife. A iniciativa foi do vereador Luiz Eustáquio (PT), que levou para o plenário dezenas de religiosos e representantes de sete instituições homenageadas: a Segunda Igreja Batista de Casa Amarela; o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil; a Igreja Evangélica Bíblica Betel; a Escola Teológica das Assembleias de Deus no Brasil – Representação de Pernambuco, Esteadeb; Igreja Evangélica Verbo da Vida em Campo Grande; Sociedade Bíblica do Brasil e a professora Siméa de Souza Meldrum. O vereador justificou a homenagem dizendo que o livro sagrado, base da fé Cristã, é a palavra de Deus.

A reunião solene foi presidida pelo vereador André Régis (PSDB). A mesa foi composta pelo pastor Ney Ladeia, da Igreja Batista da Capunga; pastor Clóvis Morais, secretário Regional da Sociedade Bíblica do Brasil; pastor João Gomes, da segunda Igreja Batista de Casa Amarela; o representante da Esteadeb, Nadjackson Saraiva e a professora Maria Betânia, vice-diretora do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil.  O vereador Luiz Eustáquio disse que a Bíblia é o livro mais lido e mais vendido no mundo e já foi traduzida em mais de mil línguas e dialetos. “Em 2011, já tinham sido vendidos mais de seis bilhões de exemplares. Na atualidade,  já passamos com certeza da quantidade de habitantes no mundo”, disse. É da autoria de Luiz Eustáquio a Lei Municipal 17.597/2009, que institui no calendário municipal do Recife, a Semana da Cultura Evangélica, de 6 a 12 de dezembro.

De acordo com Luiz Eustáquio, o Dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã Bretanha, com a inclusão do livro de orações do Rei Eduardo VI. No Brasil, a data passou a ser celebrada em 1850, com a chegada dos primeiros missionários europeus e norte-americanos, “que vieram semear a Palavra de Deus”. Com o passar dos tempos, ressaltou o vereasor, as diversas denominações evangélicas adotaram a tradição do Dia da bíblia, que ganhou mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em junho de 1948. “Quando convidamos pastores e professores para se fazerem presentes nesta solenidade de hoje, queremos homenagear a Palavra de Deus que eles pregam. Esse é o nosso verdadeiro interesse, a Palavra de Jesus. É através dessa palavra que Deus fala conosco. E é por ela que fazemos essa solenidade”, disse.

Luiz Eustáquio também afirmou que a “Palavra de Jesus fala de amor, de justiça, e traz ensinamentos para o cristão caminhar na Terra. Ela também diz que vamos para o céu porque é assim que está prometido”. Em seguida, ele elogiou os diversos pastores presentes na solenidade e disse que esses profissionais “passam semanas inteiras trabalhando, dedicando-se às igrejas, alguns sem tirar férias há anos”. No final, leu trechos da Bíblia. Após o seu discurso, as crianças da Orquestra da Liberdade, pertencente à Associação Oásis da Liberdade, fizeram apresentação de três músicas. O cantor evangélico Silvino Silvestre cantou louvores.

O secretário Regional da Sociedade Bíblica do Brasil, pastor Clóvis Morais, questionou-se: “Quando chega o mês de dezembro eu sempre me perguntou de quem é a responsabilidade para as comemorações do Dia da Bíblia? E a resposta que obtenho é que é de todos nós”. Ele disse que a Palavra de Deus, presente na Bíblia, é ao mesmo tempo ponto de convergências das denomiações evangélicas; permite a unidade entre as pessoas em diversos lugares ao mesmo tempo e por fim, gera simplicidade.  “Quem opera as grandes mudanças nas pessoas e na sociedade é a Palavra de Deus”, garantiu.  A professora Maria Betânia, vice-diretora do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, disse que “quando a Câmara Municipal do Recifereconhece o trabalho do Seminário, deixamos feliz e nos atribui senso de desafio”. Ela parabenizou o vereador Luiz Eustáquio e a esposa, Adriana, pelo trabalho realizado na Associação Oásis da Liberdade.

O pastor da segunda Igreja Batista de Casa Amarela, João Gomes, considerou que a homenagem ao Dia da Bíblia foi um momento especial. “Esta casa tem como primeiro objetivo servir ao povo. Mas, ao prestar esta homenagem, está honrando a Palavra de Deus, que é a palavra santa e principal. Que Deus continue nos dando a oportunidade de pregar esta palavra”. O pastor Ney Ladeia, da Igreja Batista da Capunga, escerrou a solenidadedizendo que a palavra de Deus é a certeza da vida eterna e fez uma prece.  Esteve presente o vereador André Ferreira (PMDB).



Em 05.12.2013, às 13h05.