Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

O vereador Jayme Asfora (PMDB) destacou nesta segunda-feira, 29, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. O parlamentar ocupou a tribuna da Câmara do Recife e recordou que a data completa 20 anos, pois foi criada em 1996 quando ocorreu o 1º Seminário Nacional de Mulheres Lésbicas, no Rio de Janeiro. “As mulheres lésbicas sofrem uma série de discriminação e preconceito. Sofrem quando são mal atendidas nos postos de saúde ou quando dizem que elas não têm vida sexual ativa. Quando acreditam que vida sexual ativa se dá apenas em um casal heterossexual”.

Para o  parlamentar, a data deve ser comemorada, objetivando reforçar o trabalho das entidades públicas que atuam no combate à discriminação.”A ideia é ter uma data especial, em que  se possa discutir que as mulheres têm  direito de viver o seu amor e formar uma família”. Ele destacou ainda, a necessidade do combate a lesbofobia. “Para para quem não sabe, entidades que lutam por mulheres lésbicas registram que há casos do chamado estupro corretivo – quando as mulheres são estupradas para deixarem de ser lésbica”.

Tamanha violência, associada a não aceitação e falta de respeito de várias pessoas pode resultar até em suicídio ou mutilação. No entanto, considerou o vereador, “nada vai mudar a consciência da mulher em sua essência”. Jayme Asfora aproveitou para parabenizar o lançamento da  cartilha  intitulada "Se você é lésbica o profissional de saúde precisa saber". De acordo com ele a cartilha é destinada aos profissionais da área, para que tenham  uma capacitação especifica para  no trato com as lésbicas.

Em 29.08.2016, às 12h29