Direitos Humanos recebe secretária de Desenvolvimento Social

Os vereadores Aline Mariano (PSDB ), Michele Collins ( PP) e Jayme Asfora (PMDB), integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Casa, receberam na tarde desta terça-feira,13, a visita da Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, e da Promotora Municipal de Defesa da Cidadania do Idoso, Luciana Dantas. Em pauta, a situação das casas de acolhimento da cidade. A presidente da Comissão, Aline Mariano, exibiu slides - fruto de visitas aos espaços - e discutiu os problemas encontrados relativos a infraestrutura , funcionamento e funcionários. “Encontramos uma situação alarmante e é nosso papel discutir o assunto e buscar a resolução das questões”, afirmou.

A parlamentar detalhou ponto a ponto tudo o que verificou  nas  dez unidades de  abrigo e acolhida da Prefeitura: Iêda Lucena e Porto Seguro – direcionados ao atendimento de idosos; Recomeço, Centro de Integração Social, Casa de Passagem e Diagnóstico e República – direcionados a adultos; Novos Rumos e Raio de Luz – para adolescentes – e Acalanto – para crianças. “Faltam pessoal, equipamentos e cuidados com a infraestrura dos prédios. É lamentável”, disse Aline Mariano.

A Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna mostrou  os números da assistência social do Recife e afirmou que até 2015 a  rede de proteção será totalmente ampliada. “Encontramos os abrigos de forma bem precária. Hoje  temos um contrato de manutenção permanente”. Ela informou que alguns  dos locais citados já estão passando por reformas e  até o primeiro trimestre do ano que  vem será realizado um concurso público  destinado a contratação de assistentes sociais, psicólogos, advogados, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais. “Já convocamos, do concurso anterior,  120 educadores sociais e já tomaram posse 40 pessoas. Vamos continuar chamando, porque a vigência segue até 2014”.

Ainda de acordo com a secretária,  está sendo encomendada uma pesquisa  quantitativa e qualitativa para verificar  os  números atuais das pessoas que necessitam de acolhimento. “Os dados que encontramos dão conta de que  são 373 pessoas entre crianças, adolescentes, adultos e idosos”.

Ela citou que a proposta para a rede de acolhida para menores de idade,  prevê casa de passagem diagnóstica com capacidade para 20 crianças e adolescentes de ambos os sexos de 07 a 18 anos incompletos; nova casa de acolhimento temporário com capacidade para 20 crianças, de 0 a 12 anos,  ou duas casas lares para dez crianças cada. A capacidade atual de atendimento é para 80 pessoas. A  capacidade  prevista aumenta  para 130.

Atualmente a rede de acolhimento para adultos em situação de vulnerabilidade social e ou risco pessoal  é formada por quatro abrigos, que  determinam 145 vagas. A proposta é de aumentar  para 250  adultos. Já a rede de acolhimento para idosos  deverá ter aumento  de  64,  para 110 vagas.
 

Já a promotora Municipal de Defesa da Cidadania do Idoso, Luciana Dantas, lembrou que o momento atual do Recife atraiu muitas pessoas de outros locais. “O Recife vive agora um momento de bum econômico e isto se reflete na nossa promotoria e em toda a cidade. Hoje temos um maior número de pessoas vivendo aqui, que têm mais de 65 anos, sem renda e sem vínculos familiares. A nossa proposta é que a Prefeitura construa equipamentos que acolham esta população: Centros de Convivências nas RPA´s e Centros Dia – que seriam voltados mais para a saúde dos atendidos, que continuariam com a família”. A promotora também chamou a atenção para o fato de que 46% dos idosos acolhidos na rede municipal não sabem ler ou escrever.

Em 12.11.2013, às 18h48