Doulas podem ganhar dia no calendário municipal

Assistir e orientar as mães antes, durante e após o parto e nos cuidados com o bebê. Essas são algumas das atribuições das doulas – palavra derivada do grego que significa ‘mulher que serve’ –, profissão que vem ganhando espaço com a expansão do parto humanizado. Para valorizar a categoria no Recife, a vereadora Michele Collins (PP) lançou o projeto de lei nº 119/2016, que cria do Dia Municipal da Doula na capital. Caso seja aprovada, a data comemorada vai acontecer anualmente no dia 18 de dezembro.

“Essas profissionais desempenham diversas atribuições, como a preparação física e emocional da mulher para o parto; a ‘ligação’ entre a equipe de atendimento e o casal; o acompanhamento da família, oferecendo dicas com relação à amamentação. De acordo com pesquisas, o trabalho das doulas traz inúmeros benefícios, sobretudo à parturiente, tais como a diminuição em 50% das taxas de cesárea, em 20% a duração do trabalho de parto e em 60% os pedidos de anestesia”, explica a vereadora no texto de justificativa do projeto.

A matéria ainda prevê uma Campanha Permanente de Apoio às Doulas que poderá ser executada caso haja disponibilidade orçamentária. A campanha terá como objetivos conscientizar a população do Recife para a importância da profissão e comemorar suas conquistas.

O projeto de lei nº 119/2016 se encontra atualmente em tramitação na Câmara do Recife. Antes de ir a plenário para ser votada, a matéria precisa receber pareceres das comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura e Turismo.

Em 19.01.2017, às 10h04