Escolas e creches habilitadas a prestar primeiros socorros

A escola é um espaço propício a acidentes. Crianças cheias de energia se movimentando em tempo integral também correm riscos em tempo integral. Pensando nisso, os vereadores aprovaram por unanimidade, nesta segunda-feira (14), o projeto de lei nº 142/09, que torna obrigatória nas escolas e creches do Recife a presença de profissionais habilitados a prestar os primeiros socorros. A proposta é de autoria da vereadora Aline Mariano (PSDB).

Ela acredita que grande parte dos acidentes no ambiente escolar pode ter complicações mais leves se houver um atendimento imediato. “Alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas. Os primeiros socorros protegem a vítima contra maiores danos, até a chegada de um profissional de saúde especializado”.

De acordo com o texto do projeto, os profissionais das unidades escolares receberiam cursos gratuitos ministrados pela polícia militar, através do Corpo de Bombeiros. Os estabelecimentos terão um ano para se adaptar à nova lei, assim que ela for sancionada pela prefeitura.

Para Aline, os profissionais já procuram fazer o atendimento à criança logo após o acidente. Mas se o socorro acontecer de forma inadequada, a boa intenção pode causar até uma piora na lesão. “Nestes trágicos momentos, após os acidentes, muitas vezes entre a vida e a morte, as vítimas são totalmente dependentes do auxílio de terceiros. Contudo, somente o espírito de solidariedade não basta. Para que se possa prestar um serviço de socorro correto e eficiente é necessário o domínio de técnicas de primeiros socorros”.

LDO 2011

Na mesma tarde os parlamentares aprovaram em duas discussões o projeto de lei nº 04/09, de autoria do Poder Executivo, que indica as diretrizes para a Lei Orçamentária Anual de 2011. As duas propostas seguem agora para a apreciação do prefeito João da Costa. 

Em 14.06.10, às 16h.