Especialista participa de debate sobre a incidência de hanseníase no Recife

Para aperfeiçoar o projeto de lei 151/2014, de sua autoria, que institui o Dia do Combate à Hanseníase em escolas municipais e creches do Recife, o vereador André Régis (PSDB) promoveu uma palestra com o dermatologista e professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Sérgio Paulo Gonçalves, na Comissão de Educação da Câmara Municipal, sobre a situação atual da doença no Recife. “É a segunda capital brasileira que tem o maior número de pessoas com idade abaixo de 15 anos diagnosticados com a hanseníase. Vivemos aqui uma epidemia oculta e o número é cada vez mais crescente”, disse o professor, que apresentou dados de uma pesquisa de sua autoria. Segundo ele, enquanto menor o nível de educação, maior o desconhecimento da moléstia e maiores os índices negativos da saúde pública.

A palestra foi realizada a partir das 10h., na Sala das Comissões, e no final o professor se comprometeu a acompanhar o vereador André Régis, que também é presidente da Comissão de Educação, numa visita a escolas da rede pública do Recife. Ele observará como as crianças estão expostas, nos locais insalubres , nos estabelecimentos de ensino, aos diversos tipos de doença, sobretudo à transmissão do bacilo da hanseníase. “As pessoas, com idade abaixo de 15 anos, são as principais vitimas dessa doença no Recife”, avaliou o professor, que é reconhecido como responsável intelectual pelo projeto de lei. O vereador irá encaminhar às secretarias de Saúde do Recife e do Estado os dados atuais da situação da doença para que possa embasar nova etapa da pesquisa do dermatologista.

O projeto de lei de André Régis está tramitando nas comissões de Legislação e Justiça; de Educação, Cultura, Turismo e Esportes; Finanças e Orçamento; Higiene, Saúde e Bem estar Social, para análise e emissão dos pareceres, aguardando emendas. Ele prevê que, durante o Dia do Combate à Hanseníase, as escolas e creches municipais organizarão e promoverão aulas, debates e palestras a respeito da doença, seus sintomas, seus efeitos e suas formas de prevenção e combate. As escolas e creches, através de seus gestores convidarão os pais ou responsáveis pelos alunos e irão encorajá-los a participar dos eventos realizados na data. A data alusiva ao “Dia do Combate à Hanseníase”, de que trata esta Lei, integrará o calendário de eventos do município.

“É alarmante a falta de conhecimento sobre a doença. O que impede o combate e as sequelas que podem advir com ela”, disse o médico e professor da Faculdade de Ciências Médicas da UPE, Sérgio Paulo Gonçalves. A incidência, disse ele, é grande em Pernambuco e no Recife. Nos dados que ele apresentou, não há prevalência de sexo na hanseníase, mas ela atinge com mais frequência, além das crianças, pessoas entre 20 e 29 anos; e entre os 40 e 49 anos. Dos 131 países atingidos, 122 já controloram os casos. O Brasil é um dos sete onde a doença ainda é endêmica. Pernambuco está no 9º lugar entre os Estados brasileiros com o maior número da doença (2561 pacientes), estando em 5º lugar quando se refere aos menores de 15 anos.

O Recife tem 559 pacientes e é a terceira capital com o maior número de doentes. Dos 94 bairros, 44,7% são hiperendêmicos em relação à hanseníase. De todos os casos, 80% estão entre menores de 15 anos. “Esses números, porém, estão mascarados. Observa-se que houve uma diminuição do número oficial de casos à medida que o governo diminuiu a busca de pacientes com hanseníase”, disse. Ele defendeu investimentos na educação como estratégias de combate á doença. Entre as estratégias, citou que os professores, alunos e pais da rede pública devam ser orientados para a identificação de novos casos, para o tratamentos o quanto antes.

 

Em 28.08.2014, às 13h10.