Eurico Freire comemora redução de desmatamento no Brasil

Na última quinta-feira (6), a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou que o Brasil está entre os países que conseguiram reduzir o desmatamento e as emissões de gases de efeito estufa. A notícia foi elogiada pelo vereador Eurico Freire (PV), durante a Reunião Plenária desta segunda, 9.

“É uma notícia muito boa, daquelas que nos deixam mais otimistas em relação ao nosso futuro e ao de nossos filhos. Na reunião solene sobre mudanças climáticas da ONU foi apresentado um relatório intitulado “Histórias de sucesso no âmbito do desmatamento: Nações tropicais onde as políticas de proteção e reflorestamento deram resultado” onde foi constatado que o Brasil fez as maiores reduções no desmatamento e nas emissões em todo o mundo”, disse.

Eurico Freire também pontuou que o documento divulgou as ações que favoreceram a redução do desmatamento e pediu o empenho de todos. “O texto cita que o país reduziu o desmatamento na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, com a criação de áreas de proteção ambiental desde a segunda metade da década de 1990, com intensificação neste século. A redução também contou com as moratórias acordadas com as empresas privadas sobre a compra de soja e carne de áreas desmatadas. Além disso, o relatório aborda o papel desempenhado pelas reservas indígenas na conservação da floresta amazônica, assim como as iniciativas estaduais e ações de promotores de justiça. Em relação ao futuro, foi informado que duas mudanças em 2013 levantaram dúvidas sobre a continuidade do sucesso do país na área climática: as emendas ao Código Florestal brasileiro que anistiam desmatamentos anteriores e o aumento de 28% na taxa de desmatamento entre 2012-2013 na comparação com o período 2011-2012.Então, é importante é que estejamos atentos a tudo o que já avançamos e também em relação ao que ainda temos que avançar. Isso, para pressionar o poder público e as empresas privadas, mas também para percebermos a importância de cada um de nós fazer a sua parte no que tange a preservação do meio ambiente”, disse.

Em 09.06.14 às 17h15.