Eurico Freire fala sobre criação de comitê gestor

Na primeira reunião da Comissão dos Impactos das Obras das Concessionárias de Serviços Públicos no Recife, da Câmara Municipal, realizada na última semana, ficou definida a criação de um comitê gestor permanente para interferência em obras públicas. A decisão foi trazida ao plenário na tarde desta segunda-feira, 30, pelo vereador Eurico Freire (PV), que faz parte do grupo. “Dessa forma, a Compesa, Celpe, Emlurb, GVT e Copergás, por exemplo, poderão discutir e implementar formas de realizar seu trabalhos sem causar grandes danos e transtornos aos recifenses, evitando buracos nas ruas e fios expostos por muito tempo, que é uma demanda na nossa cidade”.

Segundo o vereador, o Comitê deve ser coordenado pelo poder público e formado pelos representantes de cada empresa. “A ideia é que sejam realizadas reuniões bimestrais para apresentar o planejamento das intervenções e assim promover uma integração entre as empresas e o poder executivo”. Eurico Freire disse ainda que o Comitê deverá seguir o modelo já existente na Copergás, que visa a segurança, com a prevenção de acidentes, e o planejamento urbano. “Essa sugestão foi apresentada pelos representantes da Companhia durante o encontro”.

Henrique Leite (PT) disse que está orgulhoso em participar da Comissão. “Queremos acabar com esse desmando que ocorre quando empresas concessionárias fazem buracos na cidade e não concluem as obras, além dos penduricalhos de fios que vemos todos os dias nas nossas portas e que ninguém sabe de onde vem. Esse Comitê vem pra botar ordem nas coisas e evoluir para uma cidade ideal”.

Priscila Krause (DEM) também parabenizou a iniciativa do grupo. “Este é um assunto que tem tudo a ver com o futuro da cidade que queremos. Estou à disposição para emprestar a minha capacidade de trabalho e chegarmos ao melhor resultado possível para o Recife”.

Jurandir Liberal (PT) disse que a intenção é discutir e tentar regulamentar o subsolo e o espaço aéreo do Recife, preservando também as árvores da cidade. “Teremos regulamentações muito importantes para a cidade a exemplo de outras que já conseguiram este avanço”.

Em 30.09.13, às 20h35.