Eurico Freire repercute pesquisa sobre acidente de motos

Pernambuco registrou 15 mil vítimas de acidente de moto nos primeiros cinco meses deste ano, segundo dados da pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Saúde. O vereador Eurico Freire (PV) repercurtiu o assunto na reunião plenária desta segunda-feira (23). “Os acidentes ocorrem mais frequentemente aos sábados e domingos. Algumas pessoas não temem a Lei Seca, ingerem álcool e acabam colocando a própria vida e a de outras pessoas em risco”.

O vereador citou uma matéria veícula em uma TV local, que mostrou que quase todo setor de ortopedia do hospital Miguel Arraes, em Paulista, está ocupado por acidentados de moto. “De janeiro até agosto foram atendidas novecentas e trinta e duas vítimas de acidentes em transporte terrestre. Dessas, seiscentas e quarenta e três estavam de moto”. Ainda segundo informações da reportagem, 83% das vítimas são homens e 65% possuem idade entre 20 e 39 anos”.

Eurico Freire é autor do projeto de Lei que pede a regulamentação das motos cinquentinhas, que obriga o registro de licenciamento de ciclomotores.  “A falta de identificação desses veículos permite a condução sem equipamentos de segurança e a impossibilidade de autuação por parte dos agentes de trânsito”.  

O excesso de motos e a falta de fiscalização foram lembrados por Jayme Asfora (PMDB). “O projeto das cinquentinhas é um dos mais importantes da atual legislatura, pois traz justiça aos motoristas, além de melhorar a mobilidade e trânsito do Recife”.

Henrique Leite (PT) falou que as motos podem ser consideradas como arma. “A maior parte dos acidentes acontece com pessoas que usam esses veículos como meio de transporte diário, os que usam como passeio são mais cuidadosos. O motivo é o tempo curto e as obrigações que essas pessoas possuem, o que acaba transformando os usuários também em vítimas”. 

O vereador Eriberto Rafael (PTC) lembrou que o sistema de saúde no Brasil é voltado para urgência e emergência. “Se investíssemos na prevenção poderíamos usar os custos, que hoje são destinados para recuperar danos, em equipamentos, mais profissionais, e a favor de toda a saúde”. Ele lembrou que algumas instituições já realizam pesquisas voltadas para medidas preventivas com aplicação no poder público.

 

Em 23.09.2013, às 18h15.