Eustáquio alerta para situação do crack no Recife

Durante a Reunião Plenária desta segunda (23), o vereador Luiz Eustáquio repercutiu duas matérias veiculadas nos jornais Diario de Pernambuco e Jornal do Commercio, sobre o crack no Recife, publicadas recentemente.

“O Diario de Pernambuco e o Jornal do Commercio publicaram matérias sobre a triste realidade do crack no Recife. Quando nós, vereadores, revezamos aqui nessa Tribuna sobre esse assunto, é porque significa se tratar de uma questão muito séria, grave e muitos não entendem o dilema em que a sociedade está enfrentando atualmente. São 370 mil pessoas nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. 147 mil desses usuários são da região Nordeste e a pesquisa aponta que 13 mil estão no Recife. E muitas pessoas ficam discutindo se interna ou não, mas não é garantida a possibilidade de que realmente essas pessoas sejam tratadas devidamente.”, disse.

Luis Eustáquio também detalhou como o governo municipal vem atendendo os usuários. “Na matéria do Jornal do Commercio, um jovem de 15 anos relata o desejo de ser internando, mas onde? Não existe lugar algum, pelo município, para ser internado. Nós temos 6 Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPSad), que podem internar 284 pessoas, de acordo com a secretaria responsável. Desses 6 CAPs, 275 vagas estão ocupadas, ou seja, praticamente não existe nenhuma vaga.  Estamos diante de uma calamidade pública, com 13 mil pessoas doentes, e como só temos condições de atender pouco menos de 300? Nós não temos atendimento suficiente para as pessoas, e estamos encaminhando um Pedido de Informação sobre o valor gasto no Recife para o combate às drogas, inclusive quais seriam os percentuais federais e municipais destinados. Queremos mesmo, de fato, é tratamento para essas pessoas que tanto precisam.”, disse.