Excesso de requerimentos gera debate

Eles são um instrumento legal dos vereadores. É através dos requerimentos, encaminhados a vários órgãos do executivo municipal, que os parlamentares fazem solicitações como colocação de muro de arrimo, troca de lâmpadas, podação de árvores e pavimentação de ruas, entre outras benfeitorias públicas. Mas o vereador Jurandir Liberal (PT) questionou na tarde desta terça-feira, o excesso de requerimentos aprovados em plenário. Segundo ele, na maioria das vezes, as solicitações não são atendidas pelo Executivo.

“Levantei essa questão não como crítica aos colegas que tem trazido as reivindicações de setores e comunidades com muita lealdade e presença. Trago como discussão essa série de requerimentos que a Casa tem aprovado. Tem companheiros que apresentam 1.500 e a Emlurb atende 100”, destacou.

Já o vereador Raul Jungmann (PPS) lembrou que na Câmara Federal existe a emenda parlamentar, que permite aos deputados participar do orçamento anual e indicar alocação de verbas públicas. “Não temos isso aqui e nem a menor ideia do que é feito pela prefeitura, o que representa uma redução da legitimidade do legislativo. Cobro aqui do executivo algum compromisso, sem ser obrigatório e impositivo, mas algum tipo de resposta, alguma cota. Já tenho um projeto nesse sentido”.

Para Michele Collins (PP), autora de 25 requerimentos da pauta de hoje, os vereadores são representantes do povo.  “Estamos aqui por isso. A população quer que a rua seja asfaltada e temos a obrigação de pedir. Falo em nome das pessoas e se a prefeitura vai fazer ou não, é outra coisa, mas estarei fiscalizando”.

Almir Fernando (PCdoB), que apresentou 12 solicitações nesta tarde, também ressaltou a importância dos requerimentos e disse que já conseguiu várias conquistas para as comunidades. “Esse é um instrumento que temos e vou continuar usando. Sabemos que o Executivo não tem condições de atender a todos, mas não podemos deixar de pedir e encaminhar. O que posso fazer é cobrar dos secretários que atendam a população”.

Wanderson Florêncio (PSDB) destacou que a grande quantidade de requerimentos apresentada pelos vereadores é o reflexo da realidade da cidade. “Por onde a gente anda encontra buracos. As praças estão abandonadas e a cidade não vem sendo cuidada no seu dia a dia. Sou solidário aos colegas que levam as demandas das ruas para o executivo municipal”.

Em 17.09.2013 às 18h17.