Familiares e amigos se despedem de Moacyr André Gomes

Emoção e reverência marcaram o velório do ex-deputado estadual e ex- vereador Moacyr André Gomes, no plenário da Câmara Municipal do Recife, neste sábado, com a presença de familiares, amigos e autoridades. O presidente da Casa, Vicente André Gomes, traduziu o sentimento pela partida do pai.“É um momento de muita dor, mas creio que Deus está com meu pai. Ele construiu muitas coisas boas e teve sempre amor ao próximo, tanto na vida social, como na política. Um exemplo de homem e um esposo incalculável. Uma grande figura humana”, ressalta. O corpo foi sepultado neste sábado, às 16h30, no Cemitério de Santo Amaro.

O vereador também fez questão de exaltar a pessoa de fé que foi  o seu pai. “O temor a Deus era o seu lema e ele cultivava sempre as palavras do Senhor. Para se ter uma ideia, a  imagem de Nossa Senhora da Conceição,  que se encontra na Casa,  foi afixada por ele. Os telefonemas que recebo são de muita tristeza. Temos um amigo, Wilson, que meu pai praticamente  adotou  e ele estava aos prantos. Fez revelações lindas do quanto o meu pai significou para a vida dele. Moacyr André Gomes foi um homem maravilhoso.”

Além de Vicente, Moacyr André Gomes teve outros três filhos: Renata André Gomes, Ana (em memória) e Ricardo André Gomes. “ Ele representava o humanismo, um político extremamente carinhoso, sentimental, amigo e de  fortes  princípios.  Meu pai foi perseguido pela ditadura, mas nem por isso deixou de ajudar. Pernambuco e Recife   perderam um grande homem”, lamentou  Ricardo.

O mais velhos dos seus 13 netos,  Daniel André Gomes,  destacou que o avô  tratava as pessoas com muito carinho. “Todas as vezes que eu paro e penso nele, sempre o tenho como referência em minha vida. É difícil sintetizar o que um avô representa na vida de um neto. Ele foi tudo o que aprendi de bom”.

O vereador Aerto Luna (PRP) mencionou os oito mandatos  que Moacyr exerceu no legislativo, sendo quatro como  deputado estadual e  quatro como  vereador  do Recife. “Ele tinha uma história na Assembleia e na Câmara. Em Casa Amarela construiu todo um trabalho social e político. Deixou um legado bonito como poucos fizeram no Recife”.  Para a  vereadora Aimée Carvalho (PSB) o momento é de solidariedade com a família.“Estou aqui para dar apoio e meu ombro amigo. Uma perda irreparável e estamos com Vicente na alegria e na tristeza.”

Carlos Gueiros ((PTB) contou que teve a oportunidade de ser vereador com Moacyr André Gomes  e lamentou a perda.” É feito uma pancada. Depois que esfria, dói mais. Conheci-o  há muito tempo, inclusive foi médico da minha tia.  Era um médico, na expressão da palavra. Fez realmente uma medicina em favor dos necessitados”.

O deputado federal,  Raul Henry,   afirmou que foi apresentado a Moacyr André Gomes  ainda criança. “ Trata-se de uma grande perda, de  uma grande figura humana. Ele enfrentou a ditadura, mas continuava a ser generoso”.

O funcionário da Câmara há 28 anos, Walter Euclides da Silva,  contou que guarda lembranças de longa data.” Conheci-o quando tinha cinco anos de idade e jogava bola num  campinho em Casa Amarela. Ele ajudava muito as  pessoas da comunidade.  Abria a casa para atender todo mundo,  a qualquer hora. Ele gostava de todos os funcionários da Casa, tratava todos por igual. Tinha uma simplicidade enorme. Deixa muita saudade. Casa Amarela perde um dos filhos mais queridos”.

Opinião partilhada pelo aposentado Nelson da Silva Ferreira, morador do Córrego do Jenipapo. “Conheço  Moacyr de longas datas. Ele  fez  muito pelo povo, não só de Casa Amarela, como de outros bairros. Tenho um sentimento  forte em  perder uma pessoa brilhante. Ele era um homem bom que prestou serviços à comunidade. Espero que esteja na paz do Senhor na eternidade. E que Deus o  ilumine, da mesma forma que à sua família.”

O  médico Moacyr André Gomes  morreu aos 88 anos, na noite desta sexta-feira, 4 de outubro,  por complicações cardiorrespiratórias cerca de um mês depois de internado no hospital Albert Sabin, com infecção pulmonar.

Ver mais detalhes na matéria do site:  Morre um dos políticos históricos do Recife

 

Em 05.10.2013, às 12h15.