Notícias

Grande expediente de hoje vai debater lombadas eletrônicas da BR-101

As lombadas eletrônicas na BR-101, instaladas no trecho do contorno do Recife, serão debatidas durante a reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira, 19, a partir das 15 horas, com representantes do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) em Pernambuco e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife. A iniciativa é do vereador Romildo Gomes (PSD), vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente Transporte e Trânsito. Ele alega que é “notória a dificuldade de tráfego nas rodovias federais que margeiam nossa cidade, sejam pelo estado de conservação das vias, sejam pelos óbices encontrados pelos motoristas que por lá trafegam”.

Leia mais…

Marcos Menezes saúda parlamentares

Fugindo do discurso previamente elaborado, o vereador Marcos Menezes (DEM) falou emocionado na tribuna de hoje (4) sobre a volta à Casa de José Mariano. Com a renúncia da vereadora Priscila Krause (DEM), que assumiu o mandato na Assembleia Legislativa, o parlamentar saudou os colegas da Câmara.

Leia mais…

Reunião Solene abre trabalhos legislativos

A reunião solene destinada à abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal do Recife, ocorreu nesta segunda-feira, 03, com a presença dos vereadores e vereadoras da cidade. O presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), fez a instalação da 3ª Sessão da 16ª Legislatura, conforme prevê o Artigo 12 da Lei Orgânica do Recife. A mesa dos trabalhos foi composta pelo vice presidente, Eduardo Marques (PTB), e pelos secretários municipais de Relações Institucionais, Fred Oliveira, e de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo.

Leia mais…

Rodízio ou restrição de veículos será tema de debate na Câmara

O vereador Raul Jungmann (PPS) disse nesta segunda-feira, 25, na Câmara do Recife que propôs o plebiscito sobre o rodízio de carros na cidade porque o assunto não foi objeto de promessas da campanha eleitoral do atual prefeito. “Para dar legitimidade à minha proposta sugeri a consulta pública, mas havia dito que se o Executivo encaminhasse projeto nesse sentido retiraria a minha”. Ele disse que antes de propor a consulta teve o cuidado de pesquisar as cidades onde se implantou a medida e verificou que não deu certo em nenhuma delas. Foi além e citou o caso de uma cidade que implantou a medida por meio de decreto e o mesmo foi juridicamente contestado.

Leia mais…

Vereador comemora 93 anos do Partido Comunista do Brasil

Os 93 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foi o tema do discurso do vereador Almir Fernando (PCdoB), na tarde desta quarta-feira, 25. “Esse partido tão importante completa mais um ano em defesa dos menos favorecidos do Brasil”. O parlamentar contou da história do partido. “Dois alfaiates (Joaquim Barbosa e Manuel Cendón), um advogado (Cristiano Cordeiro), um barbeiro (Abílio de Nequete), um eletricista (Hermogêneo Fernandes), um gráfico (João Pimenta), um jornalista (Astrojildo Pereira), um pedreiro (Elias da Silva) e um vassoureiro (Luís Pérez), estão em uma casa na Rua Visconde de Rio Branco, em Niterói. Em determinado momento levantam-se, sérios e solenes, e cantam baixinho o hino A Internacional. Está fundado o Partido Comunista do Brasil, em 25 de março de 1922”.

Leia mais…

Priscila Krause indica Miguel Arcanjo para nome de rua

A vereadora Priscila Krause (DEM) indicou o nome do engenheiro Miguel Arcanjo para ser nome da primeira rua que for criada no Recife. O projeto de lei aguarda pareceres nas comissões temáticas da Câmara do Recife. Na justificativa a vereadora argumenta que Miguel Arcanjo Cordeiro Amorim Silva, nascido em 1950, cursou engenharia civil na Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco e teve sua vida dedicada à causa da melhoria de vida da cidade.

Leia mais…

Servidores federais lançam campanha na Câmara do Recife

Representantes de sindicatos de trabalhadores e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) lotaram o plenarinho da Câmara Municipal do Recife para o lançamento da campanha dos servidores públicos federais em audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira, dia 26 de março. A reunião foi uma iniciativa do vereador Jurandir Liberal (PT), que tambéme é presidente da Câmara e teve como tema “O Pacote do Governo Federal”. O pacote fiscal, que prevê um corte no orçamento federal de R$ 55 milhões para este ano, foi adotado no embalo das decisões de outros países que estão enfrentando graves crises financeiras e sob o argumento de que se faz necessário ampliar o superávit primário. O corte, dizem os sindicalistas, prejudica a campanha salarial dos funcionários, cujas negociações estão estancadas.

Leia mais…

Affini Júnior, do Instituto Vitaliza, é homenageado na Câmara do Recife

Como forma de reconhecimento ao trabalho de inclusão e cidadania para crianças carentes do Recife feito pelo Instituto Vitaliza, a vereadora Aline Mariano (PSDB) propôs, na manhã desta sexta-feira, 27, a entrega da Medalha do Mérito José Mariano para o empresário Antonio Carlos Affini Júnior, criador do instituto, pelos serviços prestados ao menos favorecidos. O Instituto Vitaliza, criado em 2008, foi pensado para fazer da prática do basquete uma oficina de cidadania e já atendeu centenas de crianças de 8 a 16 anos. Hoje a ONG atende 120 jovens de várias partes da cidade. As aulas acontecem em três colégios da capital pernambucana, mas o diretor presidente do Vitaliza anunciou que irá levar o projeto para Paratibe, em Paulista, e Petrolina, interior do estado.

Leia mais…

Jurandir Liberal anuncia candidatura de João Paulo ao Senado

A oficialização do deputado federal João Paulo como pré-candidato do Partido dos Trabalhadores ao Senado foi ressaltada pelo vereador Jurandir Liberal (PT), na Reunião Plenária de hoje, 7. “ O Partido dos Trabalhadores, através da diretoria estadual, por unanimidade,nomeou João Paulo para candidatura ao Senado, através da coligação com o PTB, cujo candidato a governador é Armando Monteiro Neto. Com muita satisfação damos essa notícia porque o PT, para tomar decisões, tem um processo de diálogos e discute dentro da democracia. E quando avançamos por unanimidade é porque o partido está unido e não temos nenhum dono”, disse.

Leia mais…

Vereadora cobra novamente explicações sobre verba devolvida

A vereadora Priscila Krause(DEM) subiu à tribuna de hoje (5) para cobrar, novamente, explicações sobre o convênio firmado entre os governos federal e estadual visando a construção de um anexo da Biblioteca Pública do Estado (BPE). De acordo com a matéria publicada no Jornal do Commercio, 800 mil reais que iriam ser utilizados para a reforma do imóvel poderão ser devolvidos ao governo federal.

Leia mais…

Vereadores apóiam PCCDV dos guardas municipais

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife exigirá do Poder Executivo o envio do relatório do impacto financeiro do plano de Cargos, Carreira, Desenvolvimento e Vencimentos (PCCDV) do Grupo Ocupacional Guarda Civil Municipal do Recife, previsto no projeto de lei do Executivo número 19/2012. E realizará uma reunião extraordinária em conjunto com a Comissão de Finanças e Orçamento, para a qual também serão convidados os secretários municipais de Administração; de Finanças e de Assuntos Jurídicos, dando oportunidade para que esclareçam pontos que estão em aberto no projeto de lei, antes da emissão dos pareceres.

Leia mais…

Priscila Krause avalia PPP para estacionamentos

A vereadora Priscila Krause (DEM) repercutiu a audiência pública realizada na terça-feira, 4, para discutir sobre o projeto de lei do Executivo que cria a Parceria Público Privada para aumentar o número de edifícios-garagem no Recife. Segundo a parlamentar, se a proposta for mantida, este tipo de concessão patrocinada será executada na cidade pela primeira vez.

Leia mais…

Eduardo Chera comemora entrega de viaturas da Polícia Amiga

O vereador Eduardo Chera (PTN) foi à tribuna de hoje (14) para parabenizar o governador Eduardo Campos e representantes da Polícia Militar, pelo programa Polícia Amiga que atuará no reforço da segurança em diversos locais. “É um projeto que foi criado para atender as comunidades com o maior índice de violência do Estado. Cada bairro terá uma viatura caracterizada e intitulada de Polícia Amiga. Estas viaturas estão equipadas com celulares, onde o número estará sendo disponibilizado, junto aos Conselheiros Eleitos, que são moradores da própria comunidade, tendo o total conhecimento de causa, como áreas de risco e situações vulneráveis”, disse.

Leia mais…

Legislação e Justiça emite pareceres a 17 projetos

Reunida na manhã desta quarta-feira, 20, a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara apresentou o resultado da análise feita por seus integrantes a 17 projetos de lei que haviam sido distribuídos no encontro anterior, realizado no dia seis deste mês. Na avaliação do presidente da comissão, Aerto Luna, isso demonstra a boa produtividade apresentada pela equipe. “Todos estão empenhados em zerar a pauta, o que já conseguimos em relação a distribuição dos vetos. Também estamos tendo um bom retorno dos pareceres aos projetos”.

Leia mais…

Participantes de audiência sobre Ilha do Zeca propõem CPI

Para discutir o destino da Ilha do Zeca, área de preservação ambiental com 31,8 hectares, o vereador Raul Jungmann (MD) reuniu na Câmara do Recife na tarde desta quinta-feira, 02, pescadores, representantes de associações de moradores, da justiça, da prefeitura, e proprietário de terrenos. Um público plural em torno do mesmo tema, o destino de uma área por onde passa um rio, o Capibaribe, que pertence ao Estado, e manguezais protegidos pela Constituição Federal e pela União. Por essa lógica, os decretos das gestões de 2008 e de 2012 poderiam estar nulos, pois a Prefeitura do Recife não teria jurisdição sobre a área. Uma discussão jurídica que promete muitas audiências públicas e até quem sabe, uma CPI da Ilha do Zeca.

Leia mais…

Jungmann questiona remanejamento de recursos

O vereador Raul Jungmann (MD) questionou na Câmara hoje (13) sobre um remanejamento de recursos, publicado no Diario Oficial que reduziria recursos de diversas secretarias para a pasta de turismo. Ele detalhou os valores e quais órgãos envolvidos. “Foram 9 milhões de reais destinados à Secretaria de Turismo. E o problema é de onde vieram esses recursos. Da Câmara Municipal do Recife, vieram 228 mil retirados do apoio administrativo da Casa.Isso é grave, mas temos outras mudanças gravíssimas como na Secretaria do Saneamento onde foram relocados 700 mil reais, numa capital que só tem 40% saneada. Retirar do Saneamento para promover a publicidade do Recife? São100 mil reais da Secretaria de Tecnologia na qualificação de profissionais para geração de trabalho e renda . 600 mil reais de Controle Urbano, como se a nossa cidade nãoes tivesse precisando. Da Secretaria de Habitação 199 mil; já Finanças, 371 mil. A Emlurb com 460 mil e 2 milhões e meio de reais do IASC”, disse.

Leia mais…

Jurandir Liberal alerta para atualização de leis

O vereador Jurandir Liberal (PT) repercutiu hoje, na Tribuna (11), a reunião da Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, presidida pelo parlamentar, que teve como pauta a necessidade da atualização de leis, como a de Edificações. “Durante a reunião da Comissão essa semana, que também contou com a participação dos vereadores Aerto Luna (PRP) e Priscila Krause (DEM), fizemos um levantamento sobre as leis que estão desatualizadas. Temos a Lei do Uso e Ocupação do Solo, ainda não modernizada e, o mais grave, a Lei de Edificações, já com 40 anos de existência. Ou seja, a cidade é analisada por uma lei antiga, cheia de emendas e que a gente não renova. Fico muito preocupado com essa situação”, disse.

Leia mais…

Luiz Eustáquio critica peça teatral Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

O vereador Luiz Eustáquio criticou na tarde desta terça-feira, 31, cenas do bacanal de Herodes encenado durante a peça teatral Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. “Esse espetáculo deveria celebrar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, mas ultimamente ele está atacando a família e as crianças, colocando mulheres seminuas em um momento religioso e sacro”. A peça é celebrada todos os anos durante a Semana Santa, em Brejo da Madre de Deus, ao ar livre e celebra os últimos passos de Jesus na Terra.

Leia mais…

Audiência analisa criação do Sistema de Táxi Acessível

Tendo como objetivo garantir o acesso das pessoas com deficiência a todos os bens, produtos e serviços, a Audiência Pública promovida pelo vereador Aerto Luna (PRP) discutiu hoje (5), no Plenarinho da Câmara, a criação do serviço denominado Táxi Acessível que permitirá o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida ou portadoras de deficiência.

Leia mais…

Projeto de lei obriga empresas públicas a fechar buracos nas ruas

Sempre que se faz necessário resolver problemas em vias públicas, que exigem a perfuração do calçamento ou do asfalto, o recifense termina num grande dilema. Ao término, mesmo resolvido o problema inicial, as escavações ficam abertas no pavimento retirado, cuja consequência mais imediata é dificultar o trânsito. Os moradores daquela rua são obrigados a conviver longos períodos com os buracos, pois os órgãos públicos não se sentem obrigados a fazer o recapeamento. Para resolver essa questão é que o vereador Osmar Ricardo (PT) apresentou na Câmara Municipal do Recife o projeto de lei que recebeu o número 50/2013.

Leia mais…