Notícias

Vereadora ressalta ato heroico de Nelcy Campos

Para que ninguém esqueça o ato heroico praticado em 1985 pelo prático da barra Nelcy da Silva Campos, que ao rebocar um petroleiro em chamas para alto mar, livrou o Recife de grave acidente, a vereadora Vera Lopes (PPS) propôs sessão solene ontem na Câmara do Recife. A homenagem foi acompanhada por amigos, parentes e representantes da Marinha e do Porto do Recife. O filho dele, Nelcy Campos, recebeu as homenagens póstumas. O petroleiro continha cerca três mil toneladas de gás metano, uma substância inflamável que poderia ter causado verdadeira catástrofe nos idos de 12 de maio de 1985. Em setembro de 2003 o heroi pernambucano ganhou um busto esculpido por Demétrio Albuquerque, retirado para requalificação do porto. Dia 15 de maio próximo será recolocado.

Leia mais…

Famílias decidem permanecer na Câmara

O hall de entrada da Câmara Municipal está ocupado por moradores da comunidade Bom Jesus desde o início da tarde desta quarta-feira, 23. Eles vieram a Casa solicitar uma intermediação com a Prefeitura do Recife que os retirou da ocupação localizada no teto e na lateral do túnel Augusto Lucena, em Boa Viagem. Após receber e ouvir os moradores as vereadoras Marília Arraes (PSB) e Vera Lopes (PPS), se dirigiram à Prefeitura, onde se juntou ao grupo a vereadora Aline Mariano (PSDB), para se reunirem com o coordenador de Política do Governo, André Campos, e a diretora de Controle Urbano (Dircon) Maria José de Biase. O resultado da reunião – que durou mais de duas horas – foi comunicado por Aline Mariano aos moradores e eles decidiram permanecer na Câmara.

Leia mais…

Plano Plurianual estará na ordem do dia após eleição

O Plano Plurianual (PPA) que o futuro prefeito do Recife vai encontrar, quando assumir em primeiro de janeiro, está tramitando na Câmara Municipal do Recife e estará na ordem do dia logo após o resultado das eleições 2012. O documento encaminhado ao legislativo municipal pelo Poder Executivo apresenta um conjunto de programas, projetos e ações que expressam as medidas concretas com previsões para o próximo ano. A concepção dos programas e ações e sua estratégia de implementação, de acordo com o texto que está na Comissão de Finanças e Orçamento, está amparada em princípios que expressam o matiz político e os compromissos da atual gestão.

Leia mais…

André Régis repercute pesquisa

O vereador André Régis (PSDB) repercutiu nesta segunda-feira, 10, o resultado da pesquisa de aprovação da presidente Dilma Rousseff, onde ela aparece com oito pontos a menos, do que na pesquisa anterior. Segundo ele, o resultado é fruto da política econômica adotada pelo governo federal, que determinou a volta da inflação.

Leia mais…

Carlos Gueiros deixa vice-liderança do governo na Câmara

O vereador Carlos Gueiros (PTB) deixou ontem a vice-liderança do governo na Câmara do Recife, acompanhando decisãode do partido, PTB, que saiu do governo do Estado. Ele disse que embora tivesse e mantivesse posição de independência achava por bem entregar o cargo para qual o foi convidado.

Leia mais…

Aerto Luna debate circulação de taxistas no Recife

Centenas de taxistas lotaram o plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira, 22, para a audiência pública que discutiu o projeto de lei 50/2015, de autoria do vereador Aerto Luna (PRP), que dispõe sobre a circulação no território do Recife, de táxis de outros municípios, ao mesmo tempo que revoga a lei municipal 16.504, de 20 de agosto de 1999. “Esse é um tema bastante discutido nos últimos dias e precisamos enfrentá-lo com maturidade. Nosso desejo é solucionar um problema que vem angustiando os profissionais não só do Recife, mas de vários municípios do Estado”, disse o vereador. Ele promoveu o debate com o propósito de colher sugestões e críticas ao projeto que está em fase de acolhimento de emendas.

Leia mais…

Projeto de lei prevê obras em tempo integral no sistema viário

A realização de obras no sistema viário, por mais que seja necessária, termina por provocar transtornos num trânsito que já é caótico. A constatação desse problema levou o vereador Marcos di Bria (PTdoB) a apresentar o projeto de lei 63/2012, que se for aprovado exigirá que conste, nos processos licitatórios da Prefeitura do Recife, a necessidade de as empresas executarem em tempo integral as obras ou serviços em vias públicas do sistema viário do Recife.

Leia mais…

Presidente da Câmara recebe alta do hospital

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes (PSB), recebeu alta do Hospital Santa Joana, nesta quarta-feira (17), por volta das 16h. Ele ficará sob acompanhamento médico e fará exames complementares. Na próxima segunda-feira, 22, o vereador será submetido a uma nova tomografia, para reavaliação do quadro.

Leia mais…

Wanderson Florencio faz balanço de mandato

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB), suplente de Aline Mariano (PSDB), em licença maternidade, fez na tarde desta segunda-feira, 12, um balanço dos 55 dias de mandato na Câmara dos Vereadores do Recife. Ele disse que elaborou um projeto de lei para impedir que obras inacabadas sejam inauguradas na cidade.

Leia mais…

Comissão de Finanças e Orçamento faz reunião

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife realizou reunião na manhã desta quarta-feira, 20, para avaliar projetos de lei que estão em tramitação. O resultado foi a aprovação de 12 e a distribuição de outras 24 matérias. Estiveram presentes o vereador Jairo Brito (PT), presidente da comissão; Estéfano Menudo (PSB) e Priscila Krause (DEM).

Leia mais…

Finanças e Orçamento aprova lei de diretrizes para 2013

A Comissão de Finanças e Orçamento aprovou o projeto de lei do Poder Executivo que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária que regerá as receitas e as despesas do exercício de 2013. Ou seja: são as prioridades do futuro prefeito do Recife. “Findo o prazo regimental, nenhuma emenda foi apresenta. O projeto em análise, do ponto de vista financeiro e orçamentário a que se atém esta comissão, não apresenta nenhum óbice quanto a sua recomendação para que seja objeto de votação em plenário”, disse o relator vereador Carlos Gueiros (PTB).

Leia mais…

Irmã Aimeé relata números da violência contra a mulher

Apesar das conquistas das mulheres nestes últimos cem anos, quando se começou a comemorar o Dia Internacional da Mulher, há muito por fazer. Irmã Aimeé (PSB) relatou, na reunião plenária desta quarta-feira, 06, que a cada 15 segundos uma mulher é espancada no Brasil e 15 mil estupros são registrados. No mundo, mais de 1 bilhão de mulheres foram vítimas de espancamento ou sofreram algum tipo de abuso sexual.

Leia mais…

Projeto de lei doa área no Pina

O vereador Carlos Gueiros informou durante a reunião plenária desta segunda-feira, 27, que vai apresentar um projeto de lei substitutivo ao projeto 24 /2011 do Poder Executivo que desafeta, com base na Lei Orgânica, parte da rua Elias Gomes no Loteamento Pina de Dentro, e ao mesmo tempo autoriza a alienação do domínio em favor da Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil. O parlamentar decidiu modificar o projeto para deixar claro o objetivo da proposta, que segundo Carlos Gueiros é doar a área à província mantenedora da Igreja Matriz do Pina. “Não é alienação, mas uma desapropriação onerosa. Estou preparando um substitutivo. Agente altera e esta casa toma a iniciativa de fazer a doação, propor a doação gratuita”, explicou Gueiros.

Leia mais…

Almir Fernando comenta lançamento da Operação Inverno

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna na tarde de hoje, 31, para repercutir a antecipação do lançamento da Operação Inverno 2014, feita pelo prefeito Geraldo Júlio. O evento aconteceu na ultima sexta-feira (28), na Escola Municipal Alto do Maracanã, na Rua Vilar Flor, 356, em Dois Unidos. “O prefeito trouxe esse ano uma novidade para as comunidades. A impermeabilização de áreas de encosta com a geomanta de PVC. Um produto mais seguro e que dura mais”, destacou.

Leia mais…

Alfredo Santana lembra passagem do Dia do Pedagogo

Hoje, 20 de maio, é o dia do pedagogo, e o vereador Alfredo Santana (PRB) fez uma homenagem a estes profissionais. “Sua atuação é muito relevante, principalmente para o desenvolvimento social e econômico do país, mas até hoje lutam pela valorização e reconhecimento do seu trabalho”.

Leia mais…

Múcio Magalhães propõe criação do Dia do Samba

O vereador Múcio Magalhães (PT) encaminhou projeto de lei que propõe a inclusão, no calendário municipal de eventos oficiais do Recife, do Dia do Samba. A matéria foi distribuída para as comissões temáticas e está em fase de emendas. A data, a ser instituída pela Lei, é dois de dezembro, quando serão promovidos eventos com o intuito de divulgar e promover o samba pernambucano, seus compositores e as escolas de samba do Recife.

Leia mais…

Vereadores repercutem visita a Alagoas

O acolhimento de dependentes químicos através de uma rede de comunidades e de trabalho integrado nas áreas de saúde, assistência social, educação e segurança pública foi criado há quatro anos em Maceió. Trata-se do Projeto “Acolhe Alagoas”, que chama a atenção por se contrapor à eficácia da internação compulsória para recuperação de usuários de crack e outras drogas.

Leia mais…

Esclarecimentos sobre tramitação do Projeto que altera ITBI

Em nosso site, publicamos erradamente a matéria cujo título foi “Vereadores aprovam aumento do ITBI”. A informação correta é: “Vereadores discutiram, mas ainda não aprovaram, o aumento do ITBI”. A matéria realmente esteve em debate no plenário, mas continua tramitando nesta Casa legislativa. Pedimos sinceras desculpas aos leitores e reafirmamos a disposição de informar a sociedade sobre os encaminhamentos dos projetos de lei na Câmara Municipal do Recife. Novos esclarecimentos sobre esta matéria serão dados posteriormente, quando ela estiver na ordem do dia de votações.

Leia mais…

Vereador repercute Audiência Pública

O vereador Luiz Eustáquio (PT) usou a tribuna na tarde de hoje, 26, para lembrar a Sessão Solene que acontecerá amanha às 10h, no plenário da Câmara. O encontro tem como objetivo comemorar o Dia Municipal de Combate ao uso de Drogas. “Esse evento visa homenagear os que contribuíram e contribuem para que pessoas sejam curadas desse mal que está acabando com várias famílias”.

Leia mais…