Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias

Notícias

Jurandir Liberal cobra Plano de Mobilidade

Jurandir Liberal cobra Plano de Mobilidade

O vereador Jurandir Liberal (PT) fez uma cobrança ao líder do governo, Gilberto Alves (PTN), no que se refere ao envio, pelo Executivo, do Plano de Mobilidade, durante a Reunião Plenária desta segunda (16). “Em 2008 nós discutimos e aprovamos o Plano Diretor do Recife e, na ocasião, a vereadora Priscila Krause (DEM) destacou que dentro da matéria não havia o Plano de Mobilidade, uma exigência do estatuto da cidade. Fizemos um acordo, onde aprovaríamos o Plano Diretor e, em 2 anos, o Executivo enviaria o Plano de Mobilidade".

Jurandir Liberal cobra Plano de Mobilidade - Leia mais…

Eurico Freire repercute diminuição da taxa de mortalidade infantil

Eurico Freire repercute diminuição da taxa de mortalidade infantil

Da década de noventa até 2012, a taxa de mortalidade infantil no Brasil reduziu 77%, segundo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Na reunião plenária desta segunda-feira, 16, o vereador Eurico Freire (PV) falou sobre os números. “Os dados divulgados na última sexta-feira representam uma queda anual de 6,6%. A média mundial é de 2,9%”.

Eurico Freire repercute diminuição da taxa de mortalidade infantil - Leia mais…

Eurico Freire lembra audiência pública com a Celpe

Eurico Freire lembra audiência pública com a Celpe

A realização de uma audiência pública que tratará sobre as supostas mortes ocorridas no estado por conta de fiações de alta tensão expostas em via pública pela Celpe, foi tema do pronunciamento do vereador Eurico Freire (PV), hoje (16). “É um tema de interesse da Casa e que próxima 4ª feira será realizada uma audiência pública para tratar de um problema sério, que vitimou um jovem de 37 anos por causa de uma fiação exposta. Vamos analisar se houve falta de fiscalização ou manutenção. Meu pronunciamento tem o propósito de reforçar a importância dessa audiência para convocar a presença dos vereadores.”, disse.

Eurico Freire lembra audiência pública com a Celpe - Leia mais…

Wanderson Florencio pede melhorias no Jardim Botânico

Wanderson Florencio pede melhorias no Jardim Botânico

Criado em 1960, o Jardim Botânico do Recife ocupa mais de 10 hectares e faz parte da Unidade de Conservação Municipal denominada Matas do Curado. Mas o local, testemunho da biodiversidade da mata atlântica, está precisando de cuidados, segundo o vereador Wanderson Florencio (PSDB). Na reunião plenária desta segunda-feira, 16, o parlamentar cobrou da prefeitura do Recife a requalificação do Jardim, prometida pelo executivo para o último mês de agosto.

Wanderson Florencio pede melhorias no Jardim Botânico - Leia mais…

Vereadores debatem nova Comissão do Regimento Interno

Vereadores debatem nova Comissão do Regimento Interno

Um requerimento pedindo uma nova comissão para analisar o Regimento Interno da Câmara acabou gerando debate entre os parlamentares. O pedido feito pelo vereador André Ferreira (PMDB) deveria ter sido analisado na reunião plenária de ontem, mas a votação foi adiada por um pedido de vista dos vereadores Carlos Gueiros (PTB) e Raul Jungmann (PPS).

Vereadores debatem nova Comissão do Regimento Interno - Leia mais…

André Régis analisa escolas em áreas de risco

André Régis analisa escolas em áreas de risco

O vereador André Régis (PSDB) elogiou as iniciativas do jornal Folha de Pernambuco e Ministério Público e Pernambuco (MPPE) em relação aos riscos de deslizamentos de barreiras em localidades próximas às escolas, durante a Reunião Plenária de hoje (16). “Parabenizo a Folha de Pernambuco pelas matérias veiculadas motivadas através das nossas vistorias acerca das escolas. Apresentamos uma denúncia ao MPPE em relação à escola Mundo Esperança, com alto risco de deslizamento. Para a nossa surpresa, a equipe de engenharia do Ministério Público juntamente com a Secretaria de Defesa Civil constatou que havia, sim, o risco e interditou a instituição de ensino. Estávamos certos. Talvez impedimos uma tragédia mas que, infelizmente, essa não é a única situação.”, disse.

André Régis analisa escolas em áreas de risco - Leia mais…

Raul Jungmann fala sobre situação de ZEPA

Raul Jungmann fala sobre situação de ZEPA

O vereador Raul Jungmann (PPS), falou no Grande Expediente na tarde desta segunda, 16, sobre a situação da Zona de Preservação Ambiental, ZEPA. Segundo o parlamentar, o Parque do Jiquiá está servindo como estacionamento de carros. "São carros novos que seriam usados pela brigada ambiental. Não existe explicação para você simplesmente deixar aquele material que poderia estar sendo utilizado e está esquecido”, disse.

Raul Jungmann fala sobre situação de ZEPA - Leia mais…

 Michele Collins quer Plano de Combate ao Crack no Recife

Michele Collins quer Plano de Combate ao Crack no Recife

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, a vereadora Michele Collins (PP) pediu à Prefeitura do Recife, durante a reunião plenária desta segunda-feira, 16, agilidade na implantação de um plano para combater o crack no município. Segundo a parlamentar, muitas pessoas estão morrendo por causa da droga e pela carência de um centro de atendimento para dependentes. “A medida já foi anunciada pelo Executivo, mas ainda não foi apresentada. São necessárias medidas públicas emergenciais. Esta Casa também tem condições de participar da criação desse plano e deveria ser convidada pelo executivo”.

Michele Collins quer Plano de Combate ao Crack no Recife - Leia mais…

Câmara realiza debate sobre obesidade e sobrepeso

Câmara realiza debate sobre obesidade e sobrepeso

Com a realização de audiência pública para discutir o aumento da incidência de sobrepeso, na manhã desta terça-feira, 17, a Câmara Municipal do Recife uniu-se à Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e às universidades que desenvolvem projetos de combate à obesidade. A iniciativa foi do vereador Aerto Luna (PRP), que está consciente da necessidade de se implantar políticas públicas de educação visando a prevenção. “Por isso, eu acho que a escola é um ambiente ideal para dissiminação de ações e práticas preventivas no controle da obesidade. Crianças e adolescentes que estudam nas escolas da rede pública municipal precisam receber orientações e informações de forma a desenvolver hábitos alimentares corretos para serem adultos saudáveis. É mais fácil educar uma criança que reeducar um adulto”, defendeu o vereador na abertura da audiência.

Câmara realiza debate sobre obesidade e sobrepeso - Leia mais…

Almir Fernando repercute dois temas

Almir Fernando repercute dois temas

O vereador Almir Fernando (PCdoB) repercutiu, na tarde desta terça-feira, 17, as ações que a Prefeitura da cidade vem fazendo na comunidade do Coque e sobre o Projeto Sanar Recife.

Almir Fernando repercute dois temas - Leia mais…

Wanderson Florêncio cobra respostas de Pedidos de Informação

Wanderson Florêncio cobra respostas de Pedidos de Informação

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) relembrou, durante a Reunião Plenária de hoje (17), sobre dois Pedidos de Informação, de autoria do parlamentar, e que ainda não foram respondidos pela Prefeitura e CTTU. “O requerimento 4904 questiona a Prefeitura em relação ao Açude Apipucos. Gostaríamos de obter as seguintes informações: qual a data prevista para a retomada das obras no açude Apipucos; o porquê da paralisação das obras; a empresa responsável pela execução por essas obras; cópia do contrato e do projeto de reforma do açude Apipucos; valor total do investimento licitado e data prevista para conclusão do projeto da reforma do Açude Apipucos.”, disse.

Wanderson Florêncio cobra respostas de Pedidos de Informação - Leia mais…

Priscila Krause comenta decisão da justiça sobre o Reluz

Priscila Krause comenta decisão da justiça sobre o Reluz

A vereadora Priscila Krause (DEM) subiu à tribuna desta terça (16), para comentar a decisão da 5a Vara da Fazenda Pública do Recife, que acatou a denúncia da parlamentar em relação à suspensão do contrato da Ecoleds com a Prefeitura. A empresa é responsável pela troca de 45 mil luminárias e integra o Programa Reluz. “Desde o mês de junho, vínhamos fazendo, com a bancada de oposição, denúncias em relação ao contrato de empresa para fiscalização do programa Reluz, que tem como objetivo requalificar a iluminação pública no Recife. E após fazermos a denúncia completamente embasada, mostrando indícios de favorecimento à empresa ganhadora, encaminhamos o problema para duas frentes: uma para o Tribunal de Contas e a outra numa ação popular. A primeira Corte não deu o seguimento à medida cautelar e uma semana depois tivemos a manifestação do Poder Judiciário, que concedeu a liminar suspendendo o processo licitatório 002/2013”, disse.

Priscila Krause comenta decisão da justiça sobre o Reluz - Leia mais…

Excesso de requerimentos gera debate

Excesso de requerimentos gera debate

Eles são um instrumento legal dos vereadores. É através dos requerimentos, encaminhados a vários órgãos do executivo municipal, que os parlamentares fazem solicitações como colocação de muro de arrimo, troca de lâmpadas, podação de árvores e pavimentação de ruas, entre outras benfeitorias públicas. Mas o vereador Jurandir Liberal (PT) questionou na tarde desta terça-feira, o excesso de requerimentos aprovados em plenário. Segundo ele, na maioria das vezes, as solicitações não são atendidas pelo Executivo.

Excesso de requerimentos gera debate - Leia mais…

Educação recebe secretário de Segurança Urbana

Educação recebe secretário de Segurança Urbana

A Comissão de Educação da Câmara recebeu na tarde desta terça-feira, 17, o secretário Municipal de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, para antecipar o projeto de Lei do Executivo, enviado à Casa, que pretende transferir as duas bibliotecas municipais - localizadas nos bairros de Afogados e Casa Amarela - da Secretaria de Cultura para a pasta de Segurança Urbana. O objetivo, segundo o secretário, é transformar os espaços em locais de convivência cidadã, de cultura e de fomento à educação. O presidente da Comissão, vereador André Régis (PSDB), avaliou positivamente o encontro, por "demonstrar atenção com o Legislativo e uma mudança no conceito que pretende interligar as bibliotecas a uma rede", afirmou.

Educação recebe secretário de Segurança Urbana - Leia mais…

Câmara aprova alteração na cobrança do ITBI

Câmara aprova alteração na cobrança do ITBI

Já seguiu para sanção do prefeito o projeto de lei do Executivo que altera o Código Tributário Municipal em relação à cobrança do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI. A matéria foi aprovada em duas votações na tarde desta terça-feira, 17, mas gerou debate entre os parlamentares. Priscila Krause (DEM) disse que na prática haverá aumenta de 50% do imposto, que passa de 2% para 3%. Mas o presidente Vicente André Gomes (PSB) lembrou que o artigo 82 da lei orgânica já define esse teto máximo de 3% e que cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza adotaram essa alíquota.

Câmara aprova alteração na cobrança do ITBI - Leia mais…

Comissão de Segurança aprova uso de câmeras de vídeo em creches

Comissão de Segurança aprova uso de câmeras de vídeo em creches

Reunida na manhã desta quarta-feira, 18, a Comissão de Segurança Pública e Defesa Social deu parecer favorável ao Projeto de Lei 181/2013, do vereador Wanderson Florêncio (PSDB), que obriga a instalação de sistema de gravação por câmeras de vídeo em creches, berçários e escolinhas da cidade. Para o presidente da Comissão, Estéfano Menudo (PSB), a iniciativa é importante porque protege as crianças. “Com as câmeras, acidentes em piscinas, por exemplo, poderão ser evitados”. O texto segue para análise de outras comissões da Casa.

Comissão de Segurança aprova uso de câmeras de vídeo em creches - Leia mais…

Câmara debate acidentes provocados pela fiação elétrica nas ruas

Câmara debate acidentes provocados pela fiação elétrica nas ruas

Diante do número de acidentes com mortes e de pessoas com sequelas irreversíveis por causa da fiação exposta na rede de energia elétrica do Recife, a Câmara Municipal realizou audiência pública que lotou o plenarinho, na manhã desta quarta-feira, 19. A iniciativa foi do vereador Marco Aurélio Medeiros (PTC), que apresentou um vídeo com fotos mostrando que o emaranhado de fios, além das tragédias, é responsável pela poluição visual da cidade. Foram imagens de fios entrecruzados no espaço aéreo, caído pelas calçadas, estendidos no asfalto, entre duas calçadas, despencando da rede, oferecendo risco de choque e perigo à população. Também postes quebrados, corroídos e envergados.

Câmara debate acidentes provocados pela fiação elétrica nas ruas - Leia mais…

Isabella ressalta a importância das bibliotecas

Isabella ressalta a importância das bibliotecas

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) repercutiu hoje, 18, a reunião da Comissão de Educação que ocorreu ontem e que teve a visita do secretário Municipal de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti. A reunião discutiu a importância da biblioteca na transformação da sociedade. O secretário trouxe a proposta da mudança de bibliotecas para a pasta da Secretaria de Segurança.

Isabella ressalta a importância das bibliotecas - Leia mais…

Táxi e bicicleta: uma proposta para melhoria do trânsito

Táxi e bicicleta: uma proposta para melhoria do trânsito

A criação de um serviço denominado “táxi amigo do ciclista”, para atendimento às pessoas que se utilizam da bicicleta como meio de transporte, é o que propõe o projeto de lei número 239/2013, de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT), que tramita na Câmara Municipal do Recife. Ele estabalece que os carros de aluguel que se incorporem à proposta tenham bagageiro ou condições internas para o acondicionamento do veículo de duas rodas. “O táxi, dentro da política de mobilidade nacional, tem o papel importante como meio de transporte na questão da mobilidade urbana. E as bicicletas carecem de maior funcionalidade e acessibilidade, especialmente no contexto dos grandes centros urbanos”, disse a parlamentar.

Táxi e bicicleta: uma proposta para melhoria do trânsito - Leia mais…

Câmara entrega Medalha do Mérito a Francisco Cunha

Câmara entrega Medalha do Mérito a Francisco Cunha

A mais alta comenda da Câmara Municipal do Recife, a Medalha do Mérito José Mariano, foi entregue na manhã desta sexta-feira, 20, ao consultor especializado em planejamento estratégico e gestão empresarial, Francisco Alberto Carneiro da Cunha Filho. A medalha é entregue a personalidades, locais ou não, que em certo momento realizaram ou realizam serviço de relevância para a sociedade. É a forma de o legislativo municipal ratificar a admiração do povo recifense. Cunha disse que já percorreu, a pé, cerca de 3 mil quilômetros pelas ruas da cidade, o que permitiu que ele escrevesse diversos livros sobre a situação das calçadas, espaço que teoriza como sendo o local onde começa a cidadania.

Câmara entrega Medalha do Mérito a Francisco Cunha - Leia mais…

Câmara homenageia Igreja Batista Central em Tabaiares

Câmara homenageia Igreja Batista Central em Tabaiares

Citações bíblicas e cantos religiosos marcaram a solenidade em homenagem aos 10 anos de fundação da Igreja Batista Central em Tabaiares. A iniciativa do vereador Eduardo Chera (PTN) reuniu pastores, apóstolos e fiéis no plenário da Câmara do Recife, na tarde desta sexta-feira, 20.

Câmara homenageia Igreja Batista Central em Tabaiares - Leia mais…

Projeto de lei propõe isenção de IPTU a imóveis com risco de desabamento

Projeto de lei propõe isenção de IPTU a imóveis com risco de desabamento

Os imóveis edificados que vierem a ser interditados por risco de desabamento estrutural, ocasionado em razão de vícios ocultos no projeto estrutural ou em sua execução, na forma de regulamento, ficarão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Limpeza Pública (TLP). É isso que prevê o projeto de lei número 37/2013, de autoria do Poder Executivo, que está tramitando na Câmara Municipal, propondo alterações na legislação tributária.

Projeto de lei propõe isenção de IPTU a imóveis com risco de desabamento - Leia mais…

Uma homenagem à Igreja Batista Central em Tabaiares

Uma homenagem à Igreja Batista Central em Tabaiares

Citações bíblicas e cantos religiosos marcaram a solenidade em homenagem aos 10 anos de fundação da Igreja Batista Central em Tabaiares. A iniciativa do vereador Eduardo Chera (PTN) reuniu pastores, apóstolos e fiéis no plenário da Câmara do Recife, na tarde desta sexta-feira, 20.

Uma homenagem à Igreja Batista Central em Tabaiares - Leia mais…

Isabella destaca projeto "Justiça para as Mulheres: Agora e Sempre"

Isabella destaca projeto "Justiça para as Mulheres: Agora e Sempre"

Para marcar os sete anos da Lei Maria da Penha e a redução no número de homicídios de mulheres em Pernambuco, o Governo do Estado lançou nesta segunda-feira, no Centro de Convenções, o programa Justiça para as Mulheres Agora e Sempre. O projeto é uma parceria entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. A vereadora Isabella de Roldão (PDT) participou do evento e, no plenário, falou sobre os avanços da Lei no Estado.

Isabella destaca projeto "Justiça para as Mulheres: Agora e Sempre" - Leia mais…

Eurico Freire repercute pesquisa sobre acidente de motos

Eurico Freire repercute pesquisa sobre acidente de motos

Pernambuco registrou 15 mil vítimas de acidente de moto nos primeiros cinco meses deste ano, segundo dados da pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Saúde. O vereador Eurico Freire (PV) repercurtiu o assunto na reunião plenária desta segunda-feira (23). “Os acidentes ocorrem mais frequentemente aos sábados e domingos. Algumas pessoas não temem a Lei Seca, ingerem álcool e acabam colocando a própria vida e a de outras pessoas em risco”.

Eurico Freire repercute pesquisa sobre acidente de motos - Leia mais…

Almir Fernando destaca Dia do Educador Social

Almir Fernando destaca Dia do Educador Social

O vereador Almir Fernando (PCdoB) destacou, na Tribuna de hoje (23), o dia do Educador Social, comemorado dia 19 de setembro. “Celebrada semana passada, a data não poderia deixar de ser registrada nessa Tribuna. Inclusive, o dia já faz parte do calendário municipal, através de uma lei sancionada de minha autoria. O dia do Educador Social também faz parte do calendário estadual, através da iniciativa do ex-deputado Nelson Pereira.”, disse.

Almir Fernando destaca Dia do Educador Social - Leia mais…

Eustáquio alerta para situação do crack no Recife

Eustáquio alerta para situação do crack no Recife

Durante a Reunião Plenária desta segunda (23), o vereador Luiz Eustáquio repercutiu duas matérias veiculadas nos jornais Diario de Pernambuco e Jornal do Commercio, sobre o crack no Recife, publicadas recentemente.

Eustáquio alerta para situação do crack no Recife - Leia mais…

Jurandir Liberal ressalta 30 anos da CUT

Jurandir Liberal ressalta 30 anos da CUT

O vereador Jurandir Liberal discutiu o Requerimento, de sua autoria, que concede votos de aplausos aos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A matéria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, no Plenário, hoje(23).

Jurandir Liberal ressalta 30 anos da CUT - Leia mais…

Presidente da Câmara anuncia Corregedor e Ouvidor

Presidente da Câmara anuncia Corregedor e Ouvidor

Os vereadores Eurico Freire (PV) e Eriberto Rafael (PTC) assumem agora um novo desafio na Câmara do Recife. Eles foram nomeados Corregedor e Ouvidor do legislativo municipal. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), durante a reunião plenária desta segunda-feira, 23. “Queremos fazer desta Casa o melhor parlamento do Brasil e essa escolha foi feita por todos os membros da Comissão Executiva e obedeceu a um consenso de uma casa política”, destacou Gomes.

Presidente da Câmara anuncia Corregedor e Ouvidor - Leia mais…

Vereadores repercutem pesquisa nacional sobre o crack

Vereadores repercutem pesquisa nacional sobre o crack

Nas capitais do país, 370 mil pessoas são dependentes do crack e 40% delas estão no Nordeste. O tempo médio de uso é de oito anos, com um consumo de 16 pedras por dia. Os dados alarmantes foram trazidos ao plenário da Câmara, na tarde desta segunda-feira, 23, pelos vereadores Luiz Eustáquio (PT) e Michele Collins (PP). Eles repercutiram uma pesquisa sobre o perfil dos usuários feita pela Fundação Oswaldo Cruz, ligada ao Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre drogas, do Ministério da Justiça.

Vereadores repercutem pesquisa nacional sobre o crack - Leia mais…

Legislação e Justiça proíbe tração animal no Recife

Legislação e Justiça proíbe tração animal no Recife

A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na tarde desta segunda (23), para discutir 15 matérias, dentre elas 9 Projetos de Lei Ordinária de autoria de vários parlamentares, 4 Projetos de Decreto Legislativo e 2 de autoria do Executivo. Estavam presentes os vereadores Aerto Luna (PRP), Felipe Francismar (PSB), Henrique Leite (PT), Raul Jungmann (PPS), Eriberto Rafael (PTC) e Romerinho Jatobá (PR).

Legislação e Justiça proíbe tração animal no Recife - Leia mais…

Câmara vota hoje dez projetos de lei

Câmara vota hoje dez projetos de lei

Dez projetos de lei serão votados na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira, 24, prevista para começar às 15 horas. Dois deles são em discussão única: o de número 104/2012, de autoria do vereador Carlos Gueiros (PTB), que disciplina a permissão do estacionamento de veículos nas vias arterial principal, secundária e coletora do Sistema Viário do Recife; e o 34/2013, do vereador Romerinho Jatobá (PR), que denomina Fernando José Melo Correia a próxima avenida ou praça a ser aberta no Recife.

Câmara vota hoje dez projetos de lei - Leia mais…

Aimée fala sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Aimée fala sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no último dia 21 de setembro, foi lembrado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB). Em comemoração a essa data, várias ações promovidas pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com o Governo do Estado e a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, foram realizadas. Na ocasião, aconteceu a divulgação da Campanha Municipal Respeite a Pessoa com Deficiência – Ela é Cidadã como você.

Aimée fala sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência - Leia mais…

Vereador cobra resposta do Executivo

Vereador cobra resposta do Executivo

A falta de resposta a dois requerimentos encaminhados à Prefeitura do Recife pedindo informações sobre os pardais, que são as câmeras registradoras de multas, e sobre o Parque de Apipucos foi tema de pronunciamento do vereador Wanderson Florencio (PSDB) na tarde desta terça-feira, 24. “Esta é a quarta vez que subo à tribuna para falar sobre isso. Espero que a prefeitura continue respeitando essa Casa e possa responder de forma cabível e dando satisfação à população porque nossos pedidos têm fundamento e importância”, cobrou o parlamentar.

Vereador cobra resposta do Executivo - Leia mais…

Alfredo Santana ressalta Audiência sobre áreas de risco

Alfredo Santana ressalta Audiência sobre áreas de risco

O vereador Alfredo Santana (PRB) foi à tribuna na tarde desta terça (24) para abordar dois assuntos. O primeiro foi sobre o projeto RAABE, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). “Um belíssimo trabalho da IURD, idealizado pelo bispo Edir Macedo, que visa combater a violência contra a mulher. Aqui em Pernambuco, as RAABEs têm realizado trabalho magnífico com o Ministério Público de Pernambuco, fazendo com que a mulher seja respeitada e tida não como objeto. Mas, de fato, como ela é em sua essência: de suma importância para a sociedade.”, disse.

Alfredo Santana ressalta Audiência sobre áreas de risco - Leia mais…

Maguari repercute visita à comunidade

Maguari repercute visita à comunidade

O vereador Maguari (PSB) repercutiu, na Tribuna desta terça (24), a visita que realizou na Vila dos Remédios. “Fui averiguar um fato que vem ocorrendo na Vila dos Remédios, em frente ao antigo Clube de Amadores. Lá me deparei com um problema que, na verdade, precisa ser corrigido. Todas as ruas estão obstruídas e as pessoas que residem na Vila estão perdendo seus móveis, desvalorizando o valor de suas casas, perdendo acessibilidade, enfim, todos estão em grande prejuízo com as águas que não tem o devido escoamento.”, disse.

Maguari repercute visita à comunidade - Leia mais…

Vereadores repercutem despedida de Inocêncio Oliveira

Vereadores repercutem despedida de Inocêncio Oliveira

O deputado federal Inocêncio Oliveira, no décimo mandato parlamentar, não vai mais disputar cargos na política. A aposentadoria foi anunciada esta semana e repercutiu na Câmara do Recife. Correligionário de legenda, o vereador Romerinho Jatobá (PR)leu na reunião plenária desta terça-feira, 24, matérias publicadas na imprensa e destacou a trajetória de deputado, formado pela Universidade Federal de Pernambuco em Medicina, profissão que exerceu até 1974.

Vereadores repercutem despedida de Inocêncio Oliveira - Leia mais…

Comissão ouve especialistas sobre Passe Livre

Comissão ouve especialistas sobre Passe Livre

Para dar encaminhamento às análises de viabilidade do Sistema de Passe Livre, reivindicado pelos estudantes nas manifestações populares, a Comissão Especial de Transporte Público e Passe Livre da Câmara Municipal do Recife realizou reunião na manhã desta quarta-feira, 25, com dois especialistas. “Nosso propósito é colher informações para dar uma contribuição ao Poder Executivo e à cidade, concluindo se a proposta é viável ou não; se ela é ou não exequível. O propósito é obter informações sobre o passe livre antes que de fazermos sugestões”, justificou o presidente da comissão, vereador Jayme Asfora (PMDB).

Comissão ouve especialistas sobre Passe Livre - Leia mais…

Aderaldo Pinto propõe regular cobrança nos estacionamentos

Aderaldo Pinto propõe regular cobrança nos estacionamentos

O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) comunicou ao Plenário hoje (25), que deu entrada a um Projeto de Lei que dispõe sobre a cobrança proporcional ao tempo de serviço prestado para a guarda de veículos em estacionamentos privados no Recife.

Aderaldo Pinto propõe regular cobrança nos estacionamentos - Leia mais…

Michele Collins parabeniza Departamento da Mulher da Polícia Civil

Michele Collins parabeniza Departamento da Mulher da Polícia Civil

A vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna da Casa na tarde desta quarta (25), para parabenizar o Departamento da Mulher (DPMU), da Polícia Civil de Pernambuco. O órgão, segundo a vereadora, realizou um mutirão para apurar inquéritos de violência doméstica e o resultado foi entregue ao Ministério Público.

Michele Collins parabeniza Departamento da Mulher da Polícia Civil - Leia mais…

Almir Fernando fala da eleição dos delegados de base

Almir Fernando fala da eleição dos delegados de base

O vereador Almir Fernando (PCdoB), subiu à tribuna nesta quarta-feira, 25, para falar sobre a Conferência Municipal do PCdoB onde acontecerá a eleição da nova diretoria e dos delegados de base municipais, que serão representantes estaduais e nacionais do partido. Ele aproveitou para convidar os os filiados a participarem da reunião que acontece no sábado, 28, na Faculdade Católica de Pernambuco.

Almir Fernando fala da eleição dos delegados de base - Leia mais…

Oposição anuncia saída da Comissão Especial de Transporte Público

Oposição anuncia saída da Comissão Especial de Transporte Público

O vereador Raul Jungmann (PPS), líder da Oposição na Câmara, anunciou na reunião plenária desta quarta-feira, 25, que a bancada não fará mais parte da Comissão Especial de Transporte Público criada na Casa no último mês de agosto. Segundo ele, a decisão foi baseada em princípios de proporcionalidade e pluralidade. “Não é juízo de valor pelo trabalho que será desenvolvido por esta comissão. Desejamos amplo sucesso, mas achamos que o direito de representatividade da minoria nos foi negado”.

Oposição anuncia saída da Comissão Especial de Transporte Público - Leia mais…

Vereadores lembram Dia Nacional do Trânsito

Vereadores lembram Dia Nacional do Trânsito

Mudar o conceito do transporte individual e priorizar o coletivo. Para o vereador Wanderson Florencio (PSDB), a questão da mobilidade urbana passa por esse debate. O assunto trazido ao plenário na tarde desta quarta-feira, 25, quando se comemora o Dia Nacional do Trânsito, mobilizou vários parlamentares.

Vereadores lembram Dia Nacional do Trânsito - Leia mais…

 Aimée Carvalho comemora Dia do Educador Social

Aimée Carvalho comemora Dia do Educador Social

Celebrado no último dia 19, o Dia do Educador Social foi lembrado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante a reunião plenária desta quarta, 25. “Esses profissionais possuem grande relevância e trabalham coletando dados e dialogando com meninos e meninas de rua, dependentes químicos, atividades sócio-educativas para terceira idade, apoio a portadores de necessidades especiais e as mais variadas pessoas que precisam de assistência social”.

Aimée Carvalho comemora Dia do Educador Social - Leia mais…

Comissão Especial de Transporte recebe representantes de movimentos estudantis

Comissão Especial de Transporte recebe representantes de movimentos estudantis

Representantes de movimentos estudantis reuniram-se hoje (25) com a Comissão Especial de Transporte Público e Passe Livre da Câmara Municipal do Recife. Durante o encontro, ficou acertado que um cronograma será criado pela Comissão com o intuito de discutir as questões do transporte público e Passe Livre, em conjunto com os estudantes.

Comissão Especial de Transporte recebe representantes de movimentos estudantis - Leia mais…

Comitê será criado para diminuir transtornos causados pelas obras públicas

Comitê será criado para diminuir transtornos causados pelas obras públicas

A criação de um comitê gestor permanente para interferência em obras públicas que resultam em fiações soltas dos postes de energia elétrica e em buracos nas ruas foi a decisão tomada na primeira reunião de trabalho da Comissão dos Impactos das Obras das Concessionárias de Serviços Públicos no Recife, da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira, 26. Os representantes de empresas privadas e públicas voltarão a se encontrar no próximo mês para estabelecer a formatação desse comitê, eleger um coordenador e começar a funcionar. Antes disso, será discutida a forma jurídica de criação do grupo, que poderá ser através de decreto lei municipal.

Comitê será criado para diminuir transtornos causados pelas obras públicas - Leia mais…

Lei Maria da Penha é lembrada com homenagem na Câmara

Lei Maria da Penha é lembrada com homenagem na Câmara

No 21 de setembro de 2006 entrou em vigor no Brasil a Lei Maria da Penha, que pune os crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, permitindo a prisão, fixando penas para os agressores e determinando a criação de juizados especiais para lidar com os processos. Para lembrar a data, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 26, uma reunião solene, por iniciativa da vereadora Isabella de Roldão (PDT).

Lei Maria da Penha é lembrada com homenagem na Câmara - Leia mais…

Clube Desbravadores conhece a Câmara do Recife

Clube Desbravadores conhece a Câmara do Recife

O Clube Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Ibura de Baixo visitou a Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quinta, 26. O grupo, formado por jovens com idades entre 9 e 15 aos, foi recebido pelo vereador Davi Muniz (PHS). Os jovens aprenderam como funciona a Casa de José Mariano e também receberam explicações do Diretor do Departamento Legislativo, Paulo Rogério, e da Assessora de Relações Públicas, Ana Torti.

Clube Desbravadores conhece a Câmara do Recife - Leia mais…

Capitão-de-mar-e-guerra recebe Medalha do Mérito

Capitão-de-mar-e-guerra recebe Medalha do Mérito

O capitão-de-mar-e-guerra Anderson Luís Garcia de Castro recebeu a Medalha do Mérito José Mariano na manhã desta sexta-feira, 27. É a maior comenda entregue pela Câmara Municipal do Recife. “Esta casa orgulha-se em conceder a homenagem, reconhecendo suas ações em defesa das nossas crianças e na formação do caráter dos nossos jovens, futuros marinheiros, que conhecerão os segredos dos nossos mares, através dos ensinamentos daqueles que, como nosso homenageado, glorificam e envaidecem a Marinha do Brasil”, disse o vereador Eduardo Marques (PTB), que teve a iniciativa de entregar a medalha.

Capitão-de-mar-e-guerra recebe Medalha do Mérito - Leia mais…

Comissão analisa segundo quadrimestre financeiro da PCR

Comissão analisa segundo quadrimestre financeiro da PCR

No segundo quadrimestre deste ano, que corresponde aos meses de maio a agosto, o prefeito Geraldo Júlio cumpriu as metas estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e as contas públicas estão equilibradas. Isso ficou demonstrado em audiência pública na manhã desta segunda-feira, 30, na Câmara Municipal do Recife, para avaliar os números da execução orçamentária do Poder Executivo. A reunião, realizada por iniciativa da Comissão de Legislação e Finanças, é uma praxe que tem como objetivo permitir à população um conhecimento da situação financeira do município e dar aos vereadores a oportunidade de fiscalizar receitas e despesas.

Comissão analisa segundo quadrimestre financeiro da PCR - Leia mais…

Almir Fernando fala de ações da Prefeitura do Recife

Almir Fernando fala de ações da Prefeitura do Recife

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira, 30, para destacar duas ações da Prefeitura do Recife. A primeira foi um projeto de lei encaminhado ao Poder Executivo, para a retirada de carros abandonados nas ruas da cidade. “Esses veículos só servem para dificultar a mobilidade e como lugar de consumo de drogas”.

Almir Fernando fala de ações da Prefeitura do Recife - Leia mais…

Comissão de Direitos Humanos recebe  Abrasel e Fecomércio

Comissão de Direitos Humanos recebe Abrasel e Fecomércio

Representantes dos setores de bares, restaurantes e comércio compareceram à reunião da Comissão de Direitos Humanos, na tarde desta segunda-feira, 30. O objetivo foi discutir dois projetos de Lei que estão em tramitação: o que determina a concessão de desconto em restaurantes para pessoas que realizaram cirurgia bariátrica e o que trata da proibição de cobrança em consequência da perda de comandas de consumo. Para a presidente da Comissão, Michele Collins (PP) o encontro foi muito importante para Casa. “O nosso papel é fazermos leis justas e ouvirmos o posicionamento da sociedade em relação às iniciativas”, afirmou .

Comissão de Direitos Humanos recebe Abrasel e Fecomércio - Leia mais…

Título para senador mineiro gera debate

Título para senador mineiro gera debate

A entrega do título de cidadão do Recife ao senador mineiro Aécio Neves provocou debate no plenário, durante a reunião desta segunda-feira. Antes da votação, o projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador André Régis (PSDB), foi questionado por Carlos Gueiros (PTB) que alegou descumprimento do Regimento Interno da Casa, uma vez que o artigo 414 proíbe a entrega de cidadania recifense e medalha a pessoas em exercício de cargos eletivos.

Título para senador mineiro gera debate - Leia mais…

Demolição do Edifício Caiçara repercute no plenário

Demolição do Edifício Caiçara repercute no plenário

Resquício da arquitetura neocolonial da década de 1940, o Edifício Caiçara, localizado na Avenida Boa Viagem, poderá desaparecer completamente da paisagem do Recife. A demolição parcial do prédio, que começou no último final de semana, repercutiu entre a população, as entidades de direitos urbanos e os parlamentares. Na reunião plenária desta segunda-feira, 30, o vereador Raul Jungmann lamentou o que chamou de violência contra a cidade.

Demolição do Edifício Caiçara repercute no plenário - Leia mais…

Vereadores comentam declarações sobre Via Mangue

Vereadores comentam declarações sobre Via Mangue

Uma entrevista concedida a uma rádio local pelo secretário de Mobilidade Urbana do Recife, João Braga, repercutiu no plenário da Casa, durante a reunião desta segunda-feira, 30. “Ao dizer que a Via Mangue é uma presepada e que quem vier não vai voltar, ele se aproxima do ponto de vista da Oposição ao reiterar que aquela obra não tem como resolver de forma estrutural o problema do fluxo que temos naqueles bairros de Boa Viagem, Piedade e Candeias. Mas 600 milhões de reais, para ser uma presepada, é um custo muito alto para a cidade do Recife”, ressaltou Raul Jungmann (PPS), líder da Oposição na Câmara.

Vereadores comentam declarações sobre Via Mangue - Leia mais…

Eurico Freire fala sobre criação de comitê gestor

Eurico Freire fala sobre criação de comitê gestor

Na primeira reunião da Comissão dos Impactos das Obras das Concessionárias de Serviços Públicos no Recife, da Câmara Municipal, realizada na última semana, ficou definida a criação de um comitê gestor permanente para interferência em obras públicas. A decisão foi trazida ao plenário na tarde desta segunda-feira, 30, pelo vereador Eurico Freire (PV), que faz parte do grupo. “Dessa forma, a Compesa, Celpe, Emlurb, GVT e Copergás, por exemplo, poderão discutir e implementar formas de realizar seu trabalhos sem causar grandes danos e transtornos aos recifenses, evitando buracos nas ruas e fios expostos por muito tempo, que é uma demanda na nossa cidade”.

Eurico Freire fala sobre criação de comitê gestor - Leia mais…

Secretário Rodrigo Vidal esclarece projeto sobre tração animal

Secretário Rodrigo Vidal esclarece projeto sobre tração animal

A reunião da Comissão de Legislação e Justiça recebeu na tarde desta segunda, 30, o Secretário Executivo dos Direitos dos Animais, Rodrigo Vidal. O objetivo do encontro foi sugerir ideias e esclarecer as dúvidas do grupo em relação ao Projeto de Lei do Executivo número 30/2013, que proíbe a circulação de veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado no Recife. “O projeto é muito importante para a população, por isso precisamos discutir e participar com sugestões”, disse o vice-presidente da comissão, Felipe Francismar (PSB).

Secretário Rodrigo Vidal esclarece projeto sobre tração animal - Leia mais…

Eurico Freire destaca riscos do câncer de pele

Eurico Freire destaca riscos do câncer de pele

O câncer de pele, doença que corresponde a mais da metade dos diagnósticos no Brasil, foi tema repercutido pelo vereador Eurico Freire (PV) na tarde desta terça-feira, 01. Ele ressaltou que esse tipo de câncer é o mais comum no país, são mais de 120 mil casos novos por ano e, na maioria das vezes, ocorre devido à exposição aos raios ultravioletas do sol. “Meu pai foi acometido por essa doença, tive a condição de cuidar dele, mas sei que muitos recifenses são restritos a esse tratamento, muitas vezes por falta de informação”.

Eurico Freire destaca riscos do câncer de pele - Leia mais…

Wanderson Florêncio elogia 5ª Caminhada Olhe Pelo Recife

Wanderson Florêncio elogia 5ª Caminhada Olhe Pelo Recife

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) repercutiu na Tribuna desta terça (1) sobre a 5ª Caminhada Olhe Pelo Recife, organizada pelo Observatório do Recife. “Foi uma grande caminhada que fizemos no último sábado. Inclusive, formulei um Voto de Aplauso para aquela organização que tenta trazer um novo olhar para a cidade, especialmente no que se refere ao pedestre. O roteiro iniciou da Praça de Casa Forte e foi até a Praça Dois Irmãos. E, durante o trajeto, observamos que o pedestre sofre muito.”, disse.

Wanderson Florêncio elogia 5ª Caminhada Olhe Pelo Recife - Leia mais…

Alfredo Santana celebra os 60 anos da TV Record

Alfredo Santana celebra os 60 anos da TV Record

Os 60 anos da TV Record foram comemorados pelo vereador Alfredo Santana (PRB), durante Reunião Plenária desta terça, (1). “Minhas palavras, hoje, são em homenagem à rede de televisão que mais cresceu nas últimas décadas, em nosso país, a TV Record que, na última semana comemorou 60 anos de existência. Sendo a mais antiga emissora de TV e, atividade no país, a Recordo deu início às transmissões em 27 de setembro de 1953 com um programa musical. A emissora que, na década de 60, foi a primeira em audiência no Brasil, começou a regredir financeiramente a partir de 1970, o que se refletiu na qualidade de programação.”, disse.

Alfredo Santana celebra os 60 anos da TV Record - Leia mais…

Jurandir Liberal comemora 10 anos do Estatuto do Idoso

Jurandir Liberal comemora 10 anos do Estatuto do Idoso

Os 10 anos do Estatuto do Idoso foram lembrados pelo vereador Jurandir Liberal (PT), durante Reunião Plenária desta terça, 1. Promulgada em 1º de outubro de 2003, a lei nº 10.741 estabeleceu a criação do Estatuto que, segundo o parlamentar, trouxe avanços para a população. “No ano de 2003, no governo Lula, podemos destacar o passe livre, melhorias na mobilidade, o senso de acolhida e de Instituições de Longa Permanência. Ou seja, são vários itens que ajudam a vida dos idosos. Na realidade, o Estatuto é um marco jurídico na legislação brasileira e sempre busca a proteção necessária.”, disse.

Jurandir Liberal comemora 10 anos do Estatuto do Idoso - Leia mais…

Isabella de Roldão reforça campanha de filiação para mulheres

Isabella de Roldão reforça campanha de filiação para mulheres

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) subiu à Tribuna nesta terça, 1, para reforçar a campanha “Mulher, tome partido. Filie-se”. Lançada nessa semana pela Coordenadoria de Direitos da Mulher e pelas Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado, a campanha conta com o apoio da Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República e da ONU Mulheres. “O objetivo é aumentar em 20% o número de mulheres filiadas a partidos políticos até o dia 4 de outubro, prazo final de filiação para quem deseja concorrer a um cargo político nas eleições gerais de 2014. É importante dizer que fica difícil defender os interesses femininos quando as mulheres não tem espaço no meio político.

Isabella de Roldão reforça campanha de filiação para mulheres - Leia mais…

Vereadores debatem revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo

Vereadores debatem revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo

Relator da revisão do Plano Diretor do Recife, aprovado em 2008, o vereador Jurandir Liberal (PT) cobrou na tarde desta terça-feira, 01, o cumprimento de uma emenda de sua autoria proibindo novos prédios com mais de 14 andares ou 42 metros na Avenida Boa Viagem e na Avenida Navegantes. Segundo o parlamentar, em Alagoas e na Paraíba, por exemplo, as construções à beira mar não podem passar dos seis andares. “A ideia era prevenir o futuro e evitar que a situação ficasse pior. Quem já tinha projeto aprovado, tudo bem, mas o que tenho visto são prédios pequenos serem derrubados, a exemplo do Caiçara, para construção de espigões. Aconteceu na gestão de João da Costa e na atual gestão. Não podemos ser irresponsáveis e não fazer esta cobrança”.

Vereadores debatem revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo - Leia mais…

Aimée Carvalho destaca doação de órgãos

Aimée Carvalho destaca doação de órgãos

Nos últimos dez anos o Brasil dobrou o número de doadores. Os transplantes aumentaram de 7.500 para 15.141 cirurgias. Isso significa que mais de 50% das famílias brasileiras, ao perder um ente, são favoráveis à doação de órgãos. Os dados foram trazidos ao plenário na tarde desta terça-feira, 01, pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), para destacar a importância do Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado na última sexta-feira.

Aimée Carvalho destaca doação de órgãos - Leia mais…

Secretária Cida Pedrosa esclarece proposta do Sistema Municipal de Unidades Protegidas

Secretária Cida Pedrosa esclarece proposta do Sistema Municipal de Unidades Protegidas

O Sistema Municipal de Unidades Protegidas, que será uma espécie de Plano Diretor do Recife para o Meio Ambiente e está sendo elaborado com a intenção de funcionar como um dos legados do prefeito Geraldo Júlio para a cidade, foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 2, pela secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa, à Câmara Municipal. Acompanhada de três secretários executivos, ela compareceu à reunião da Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, para compartilhar com os vereadores as ideias do sistema que atualmente estão sendo discutidas internamente na Prefeitura do Recife, antes de a minuta ser enviada para o Poder Legislativo, na forma de projeto de lei.

Secretária Cida Pedrosa esclarece proposta do Sistema Municipal de Unidades Protegidas - Leia mais…

Amaro repercute dois assuntos no pequeno expediente

Amaro repercute dois assuntos no pequeno expediente

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna para repercutir dois assuntos. O primeiro foi a respeito da paralisação das obras do canal de Guarulhos, localizado no bairro de Jardim são Paulo. “Esse trabalho será retomado em breve, mas falta um pouco de compromisso da empresa contratada pela URB para que haja a conclusão. Estarei sempre vigilante a respeito disso”.

Amaro repercute dois assuntos no pequeno expediente - Leia mais…

Almir Fernando ressalta Audiência sobre quadrilheiros juninos

Almir Fernando ressalta Audiência sobre quadrilheiros juninos

Dois assuntos levaram o vereador Almir Fernando (PCdoB) subir à tribuna nesta quarta, 2. O primeiro foi comunicar a eleição de uma mulher na presidência do Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil. “Antonieta Trindade foi eleita no último sábado (28) para comandar o Comitê Municipal do PCdoB e, na verdade, todas as mulheres saíram vencedoras nesse processo. Ficamos felizes porque Antonieta comandará o nosso partido. Desejo muito sucesso e que o PCdoB cresça em nossa cidade, em Pernambuco e no Brasil também.”, disse.

Almir Fernando ressalta Audiência sobre quadrilheiros juninos - Leia mais…

Aimée Carvalho elogia programa Trampolim

Aimée Carvalho elogia programa Trampolim

O lançamento do programa Trampolim, pela Prefeitura do Recife, recebeu elogios da vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante a Reunião Plenária desta quarta, 2. O Trampolim oferecerá cursos e trabalho a 160 jovens maiores de 18 anos egressos da Funase e usuários em liberdade assistida.

Aimée Carvalho elogia programa Trampolim - Leia mais…

André Régis exalta 25 anos da Constituição Federal

André Régis exalta 25 anos da Constituição Federal

Voto direto, proibição de tortura e liberdade de expressão são algumas das conquistas da Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988. Para exaltar os 25 anos da lei suprema do País, o vereador André Régis (PSDB) fez um discurso no plenário, na tarde desta quarta-feira, 02, e lembrou a importância do documento que, segundo ele, une valores como liberdade e igualdade. “A alma dela é européia, mas o arcabouço normativo sofreu influência profunda dos Estados Unidos”

André Régis exalta 25 anos da Constituição Federal - Leia mais…

Aimée Carvalho exalta Campanha Outubro Rosa

Aimée Carvalho exalta Campanha Outubro Rosa

Estima-se que 52 mil casos de câncer de mama serão descobertos em 2014. É a neoplasia que mais mata mulheres. São 12 mil mortes por ano. Os números refletem a realidade brasileira e servem para ilustrar a importância do país participar da Campanha Outubro Rosa. Realizada em cidades dos cinco continentes, ela tem o objetivo de alertar para o aumento da doença e chamar a atenção das mulheres na prevenção. Na Câmara do Recife, a campanha mundial foi tema de pronunciamento da vereadora Aimée Carvalho (PSB), que destacou o trabalho do Hospital de Câncer de Pernambuco, que atende 45% dos pacientes de câncer de mama no Estado. “Durante todo esse mês, o prédio receberá iluminação especial na cor rosa, chamando a atenção para a campanha”.

Aimée Carvalho exalta Campanha Outubro Rosa - Leia mais…

Projetos do PPA e da LOA estão tramitando na Câmara

Projetos do PPA e da LOA estão tramitando na Câmara

Encerra-se no dia 21 deste mês o prazo para recebimento de emendas aos projetos de lei que dispõem sobre o Plano Plurianual para o período 2014 – 2017 (o PPA) e o que contém a Proposta do Orçamento Anual do Município do Recife para o exercício de 2014 (a LOA). Os projetos são de autoria do Poder Executivo e funcionam, ao mesmo tempo, como instrumentos de planejamento orçamentário e como declaração oficial das necessidades gerais da população do Recife. Ambos estão tramitando na Câmara, já tendo sido apresentados em reunião plenária e enviados para a Comissão de Finanças e Orçamento para análise e emissão do parecer. Os vereadores têm até o dia 30 de novembro para enviar os projetos ao Executivo.

Projetos do PPA e da LOA estão tramitando na Câmara - Leia mais…

Pastor da Igreja Adventista recebe cidadania recifense

Pastor da Igreja Adventista recebe cidadania recifense

Natural de Salvador, o pastor Carlos Ferreira dos Santos, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, é agora Cidadão do Recife, título entregue na Câmara na tarde desta quinta-feira, 03.No plenário, fiéis, amigos e familiares lotaram o plenário para prestigiar a solenidade proposta pelo vereador Davi Muniz (PHS). “Além de justa, oportuna e merecida, essa homenagem representa mais um sério compromisso diante da comunidade evangélica, em reconhecer o brilhante trabalho do pastor junto aos jovens, um trabalho de formação de caráter, de despertamento para uma vida cristã, saudável e temente a Deus”, destacou o parlamentar.

Pastor da Igreja Adventista recebe cidadania recifense - Leia mais…

Câmara do Recife cumpre exigências propostas pelos  Bombeiros

Câmara do Recife cumpre exigências propostas pelos Bombeiros

A diretoria Administrativa da Câmara do Recife apresentou nesta quinta-feira, 03, todas as modificações realizadas no prédio, que foram exigidas pelo relatório de vistoria técnica (nº36/13), elaborado pelo Centro de Atividades Técnicas (CAT) do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. “A vistoria foi realizada no dia 22 de abril deste ano, com o objetivo de verificar as condições de proteção contra incêndio e pânico. Tudo já foi resolvido, porque as alterações eram de natureza simples”, destacou o diretor Administrativo da Casa, Roberto Gonçalves.

Câmara do Recife cumpre exigências propostas pelos Bombeiros - Leia mais…

Câmara se ilumina com a cor da luta contra o câncer de mama

Câmara se ilumina com a cor da luta contra o câncer de mama

Até o final deste mês o prédio da Câmara está recebendo uma iluminação especial para marcar o movimento Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa, que surgiu em 1990, em Nova Iorque, vem recebendo adesões em várias cidades do mundo, que iluminam seus principais monumentos e prédios com a cor rosa, símbolo da campanha. Além das luzes especiais, um Projeto de Resolução de autoria da vereadora Michele Collins (PP) prevê também a realização de atividades na Casa, tais como palestras e seminários, para conscientizar os funcionários sobre a gravidade da doença e a importância dos exames preventivos.

Câmara se ilumina com a cor da luta contra o câncer de mama - Leia mais…

Almir Fernando realiza audiência pública em favor dos quadrilheiros

Almir Fernando realiza audiência pública em favor dos quadrilheiros

Depois de ter apresentado projeto, que virou lei, incluindo o Dia Municipal do Quadrilheiro Junino em 27 de junho, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou audiência pública na Câmara Municipal do Recife com o objetivo de aprofundar as discussões sobre um projeto de lei que cria um espaço com nome de “quadrilhódromo”, destinado à realização de festivais e apresentações, além de um requerimento que pede subvenção às quadrilhas matutas. “As pessoas que se dedicam a essa manifestação folclórica, fazem mais do que prestar um serviço cultural. Elas também realizam um trabalho social e educativo nas comunidades e precisam de apoio e reconhecimento”, afirmou o vereador.

Almir Fernando realiza audiência pública em favor dos quadrilheiros - Leia mais…

Morre um dos políticos históricos do Recife

Morre um dos políticos históricos do Recife

Um líder, um orientador, uma pessoa conciliadora. Essas eram as principais características que identificavam o médico Moacyr André Gomes, que morreu aos 88 anos, na noite de ontem, sexta-feira, 4 de outubro, e o velório está ocorrendo neste momento no plenário da Câmara Municipal do Recife. Ex-vereador do Recife e ex-deputado estadual, "O Príncipe Negro do Arraial de Casa Amarela”, como era conhecido, faleceu por complicações cardiorrespiratórias cerca de um mês depois de internado no hospital Albert Sabin, com infecção pulmonar. O corpo será sepultado neste sábado às 16h30, no Cemitério de Santo Amaro.

Morre um dos políticos históricos do Recife - Leia mais…

Familiares e amigos se despedem de Moacyr André Gomes

Familiares e amigos se despedem de Moacyr André Gomes

Emoção e reverência marcaram o velório do ex-deputado estadual e ex- vereador Moacyr André Gomes, no plenário da Câmara Municipal do Recife, neste sábado, com a presença de familiares, amigos e autoridades. O presidente da Casa, Vicente André Gomes, traduziu o sentimento pela partida do pai.“É um momento de muita dor, mas creio que Deus está com meu pai. Ele construiu muitas coisas boas e teve sempre amor ao próximo, tanto na vida social, como na política. Um exemplo de homem e um esposo incalculável. Uma grande figura humana”, ressalta. O corpo foi sepultado neste sábado, às 16h30, no Cemitério de Santo Amaro.

Familiares e amigos se despedem de Moacyr André Gomes - Leia mais…

Luto oficial na Câmara Municipal do Recife

Luto oficial na Câmara Municipal do Recife

A Mesa Diretora decretou luto oficial por três dias na Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira, 7, pela morte do ex-vereador e ex-deputado estadual Moacyr André Gomes, pai do presidente da Casa de José Mariano, Vicente André Gomes (PSB). Ele faleceu sexta-feira, aos 88 anos, por complicações cardiorrespiratórias e foi enterrado sábado. Há cerca de um mês estava internado no hospital Albert Sabin, com infecção pulmonar.

Luto oficial na Câmara Municipal do Recife - Leia mais…

Marco Aurélio repercute acidente com menino eletrocutado

Marco Aurélio repercute acidente com menino eletrocutado

O vereador Marco Aurélio (SOLIDARIEDADE) repercutiu o acidente que ocorreu com Rodrigo Wanderley Nunes de Souza, 8 anos, eletrocutado após encostar em um poste, na rua Azeredo Coutinho, na Praça da Várzea. O assunto foi abordado na reunião plenária desta segunda-feira, 07. O parlamentar criticou a conduta da Companhia Energética de Pernambuco, Celpe, em relação a esse e outros fatos semelhantes. “Essa empresa faz muito mal aos Recifenses, ela tem que ter respeito e mostrar uma solução para que isso não aconteça mais”.

Marco Aurélio repercute acidente com menino eletrocutado - Leia mais…

Michele Collins parabeniza marcha Sim à Vida e adesão ao Outubro Rosa

Michele Collins parabeniza marcha Sim à Vida e adesão ao Outubro Rosa

Durante a Reunião Plenária desta segunda,7, a vereadora Michele Collins (PP) parabenizou a realização da sétima edição da Marcha Sim à Vida, organizada pela Arquidiocese de Olinda e Recife, ontem, dia 6, na orla de Boa Viagem. O objetivo da ação foi protestar contra o aborto e reafirmar o direito sagrado e inalienável à vida, desde a concepção até a morte natural.

Michele Collins parabeniza marcha Sim à Vida e adesão ao Outubro Rosa - Leia mais…

Maguari faz apelo para mobilidade aos deficientes físicos

Maguari faz apelo para mobilidade aos deficientes físicos

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) fez uso da Tribuna nesta segunda, 6, para repercutir reclamações de deficientes físicos em relação à mobilidade no Recife.

Maguari faz apelo para mobilidade aos deficientes físicos - Leia mais…

Marco Aurelio elogia atuação de ex-ministro

Marco Aurelio elogia atuação de ex-ministro

A atuação do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, à frente do ministério da Integração nacional por dois anos e nove meses, recebeu elogios do vereador Marco Aurélio (Solidariedade), na Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira, 07. O vereador elencou os atos do ex-ministro, que saiu do cargo a pedido do PSB.

Marco Aurelio elogia atuação de ex-ministro - Leia mais…

Raul Jungmann debate números do quadrimestre

Raul Jungmann debate números do quadrimestre

O vereador Raul Jungmann (PPS) elogiou o projeto de lei aprovado, na tarde desta segunda-feira, 07, pela Câmara do Recife regulamentando o acesso à informação sem as restrições propostas por outro projeto, do Executivo, que catalogava informações como ultrasecretas, secretas e sigilosas. “A lei aprovada demonstra a transparência dessa Casa legislativa e sua resposta a um projeto que está sendo questionado pelo Supremo Tribunal Federal”. Foi mais além e criticou os números apresentados pela gestão municipal no segundo quadrimestre do ano. Segundo ele, apenas 41% do proposto foi realizado, ou seja, dos R$ 4,1 bilhões ainda faltam executar R$ 2,4 bilhões.

Raul Jungmann debate números do quadrimestre - Leia mais…

Legislação e Justiça aprova e distribui projetos

Legislação e Justiça aprova e distribui projetos

A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na tarde desta segunda, 7, na Câmara. Foram aprovadas 9 matérias, sendo duas do Executivo e o restante Projetos de Lei Ordinária, de autoria de vários parlamentares. Também foram distribuídos 10 projetos entre os membros do grupo.

Legislação e Justiça aprova e distribui projetos - Leia mais…

Projeto de Jayme Asfora protege Edifício Oceania

Projeto de Jayme Asfora protege Edifício Oceania

Diante da polêmica sobre a demolição do prédio Caiçara, há uma semana, o vereador Jayme Asfora (PMDB) apresentou projeto de lei na Câmara Municipal do Recife para preservar o vizinho, o Edifício Oceania, localizado na Avenida Boa Viagem, nº 560, bairro do Pina. Caso a matéria, que tramita nas comissões permanentes da casa seja aprovada, ele passará a ser considerado Imóvel Especial de Preservação, nos termos da Lei Municipal 16.284, de 22 de Janeiro de 1997. De imediato, ficará livre da especulação imboliária, que vem vem descaracterizando a cidade em favor das torres que os construtores chamam de modernas.

Projeto de Jayme Asfora protege Edifício Oceania - Leia mais…

Isabella de Roldão propõe divulgar músicas de artistas pernambucanos nas Academias da Cidade

Isabella de Roldão propõe divulgar músicas de artistas pernambucanos nas Academias da Cidade

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) comunicou na Tribuna desta terça, 8, que deu entrada no Projeto de Lei 273/2013, que dispõe sobre a exclusividade de execução para músicas de artistas pernambucanos nas Academias da cidade do Recife. “A Academia, por si só, já é um vitória. É um espaço destinado para exercícios e também para as pessoas se encontrarem. Mas entendemos que é um grande espaço onde podem ser divulgadas músicas de Pernambuco. E nosso projeto pretende instituir para que toquem músicas dos nosso compositores.”, disse.

Isabella de Roldão propõe divulgar músicas de artistas pernambucanos nas Academias da Cidade - Leia mais…

Almir Fernando repercute matéria do Diario de Pernambuco

Almir Fernando repercute matéria do Diario de Pernambuco

Foi para repercutir a matéria “Aqui jaz um rio”, publicada no Diário de Pernambuco de domingo, que o vereador Almir Fernando (PCdoB) falou no Plenário, na tarde desta terça-feira, 08. O parlamentar citou que o texto do jornal retrata que antigos rios da cidade do Recife hoje são canais. “Esses antigos rios estão, desse jeito, por falta de planejamento.”, disse.

Almir Fernando repercute matéria do Diario de Pernambuco - Leia mais…

Comissão aprova Fundo Municipal de Juventude

Comissão aprova Fundo Municipal de Juventude

A Comissão de Juventude da Câmara aprovou na tarde desta terça-feira, 08, durante reunião do grupo, a criação do Fundo Municipal de Juventude. A proposta do Executivo recebeu parecer favorável da relatora Isabella de Roldão (PDT) e também dos vereadores Davi Muniz (PHS) e Romerinho Jatobá (PR), mas ainda não tem data definida para ser votada em plenário.

Comissão aprova Fundo Municipal de Juventude - Leia mais…

Projeto obriga divulgação de animais apreendidos

Projeto obriga divulgação de animais apreendidos

A Prefeitura do Recife poderá ser obrigada a inserir e divulgar, no seu site oficial, fotos, características raciais e o local da apreensão dos animais abrigados na Seção de Controle de Zoonoses da cidade. O projeto de lei, de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSDB), foi aprovado por unanimidade na Casa e já seguiu para sanção do Executivo. Ele agradeceu o apoio dos colegas durante a reunião plenária desta terça-feira, 08. “Isso vai possibilitar que por meio da internet os animais desaparecidos sejam encontrados pelos seus donos, reduzindo o número de animais abandonados pelo município, bem como prevenindo agravos à saúde pública e ao meio ambiente”.

Projeto obriga divulgação de animais apreendidos - Leia mais…

Comissão do Regimento Interno define prazos

Comissão do Regimento Interno define prazos

A primeira reunião da nova Comissão de Reforma do Regimento Interno da Casa aconteceu na tarde desta terça-feira, 08, e reuniu o presidente do grupo André Ferreira (PMDB), o relator Augusto Carreras (PV), e os vereadores Osmar Ricardo (PT), André Régis (PSDB), Estéfano Menudo (PSB) e Gilberto Alves (PTN). A vereadora Priscila Krause (DEM) também faz parte da Comissão, mas não pode participar deste encontro. Eles criaram um cronograma para analisar e votar o projeto ainda este ano.

Comissão do Regimento Interno define prazos - Leia mais…

Câmara aprova projeto que proibe tração animal

Câmara aprova projeto que proibe tração animal

Em reunião extra, após a primeira votação, os vereadores aprovaram o projeto de lei do Executivo 30/2013, e os pareceres e emendas das comissões de Legislação e Justiça, Finanças e Orçamento e Meio Ambiente da Câmara do Recife, pela unanimidade dos presentes. O projeto, que agora segue para sanção do prefeito, proibe a circulação de veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado na cidade.

Câmara aprova projeto que proibe tração animal - Leia mais…

Michele Collins é contra Recife sediar encontro gay internacional

Michele Collins é contra Recife sediar encontro gay internacional

Preocupada com a possibilidade de Recife sediar a próxima Convenção Anual Global da Internacional Gay and Lesbian Travel Association (IGLTA), em 2016, a vereadora Michele Collins (PP) informou, na tarde desta terça-feira 8 na Câmara do Recife, que a capital pernambucana está na fase final de classificação, tendo vencido as cidades de Atenas, na Grécia, e Sydney, na Austrália. Segundo ela, a candidatura é uma ação conjunta da Empresa de Turismo de Pernambuco, Recife Convention Visitors Bureau, Prefeitura do Recife e Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes. “É preciso conhecer os argumentos para a realização desse evento aqui, uma vez que haverá investimentos públicos. Nós representamos o povo e devemos discutir por eles estas questões”.

Michele Collins é contra Recife sediar encontro gay internacional - Leia mais…

Exploração sexual e tráfico humano são temas de audiência pública

Exploração sexual e tráfico humano são temas de audiência pública

Na tentativa de convocar os poderes constituídos e a sociedade civil para o enfrentamento da exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) promoveu audiência pública na manhã desta quarta-feira, 9, na Câmara Municipal do Recife. A reunião lotou o plenarinho. “O meu principal objetivo é dialogar com o 23 de setembro, quando se comemorou o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. A audiência hoje dá visibilidade a esses dois problemas, que à princípio podem parecer ficção, mas que são reais. Além de questões morais, são temas que se configuram para mim como uma violação dos direitos humanos e atos criminosos”, disse a vereadora.

Exploração sexual e tráfico humano são temas de audiência pública - Leia mais…

Comissão de Finanças recebe conselheiros de Saúde

Comissão de Finanças recebe conselheiros de Saúde

Representantes do Conselho Municipal de Saúde participaram na manhã desta quarta, 9, da reunião da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara. A finalidade da visita foi relatar aos vereadores a redução da verba destinada ao Conselho, prevista pela Lei Orçamentária Anual (LOA) do município para 2014. Outra preocupação dos conselheiros foi a falta de tempo hábil para que a Lei fosse discutida por eles, o que seria fundamental para a elaboração da montagem das atividades do grupo para o próximo ano.

Comissão de Finanças recebe conselheiros de Saúde - Leia mais…

Dia do Nordestino é lembrado na Câmara

Dia do Nordestino é lembrado na Câmara

O Dia do Nordestino é comemorado em 8 de outubro, na cidade de São Paulo (SP), onde vive o maior número de nordestinos de todo o Brasil. O vereador Alfredo Santana (PRB) lembrou a data na tarde desta quarta-feira, 9. “É a demonstração do reconhecimento da nação brasileira sobre uma região que deve ser sempre valorizada pelo emprenho de seu povo para o crescimento do país. O nordestino sofre preconceito, e também com a seca, mas nunca desiste”.

Dia do Nordestino é lembrado na Câmara - Leia mais…

Vereador lembra polícia mais antiga do país

Vereador lembra polícia mais antiga do país

Para lembrar a situação de penúria em que se encontra a Polícia Ferroviária Federal, a mais antiga do país, criada em 1852 e regulamentada em 1857, ainda no Império, parte das discussões no plenário da Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira 9, foi dedicada a essa corporação. O vereador Marco Aurélio (PTC) tomou a iniciativa de trazer o assunto e convidou diversos integrantes da categoria para acompanhar os debates.

Vereador lembra polícia mais antiga do país - Leia mais…

Wanderson Florêncio pede esclarecimentos sobre derrubada de árvores

Wanderson Florêncio pede esclarecimentos sobre derrubada de árvores

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) repercutiu na Tribuna de hoje, 9, sobre a derrubada de árvores em uma área de conservação, em frente ao Jardim Botânico do Recife, na BR-232. A ação ocorreu ontem, 8. “Recebemos denúncias de que estava havendo um devastamento. Fomos ao local e, de fato, nos surpreendemos. Três hectares em frente ao Jardim Botânico estavam sendo derrubados por tratores e máquinas. Procuramos saber o motivo e disseram que era uma intervenção para um novo projeto. E ainda para a nossa surpresa, obtivemos a informação de que foram 40 árvores derrubadas, mas um servidor que não quis ser identificado confessou que foram muito mais árvores.”, disse.

Wanderson Florêncio pede esclarecimentos sobre derrubada de árvores - Leia mais…

André Régis questiona Projeto de Lei do Executivo

André Régis questiona Projeto de Lei do Executivo

Foi para questionar o Projeto de Lei do Executivo 29/2013, em tramitação na Câmara, que dispõe sobre o protesto de débito tributário e não tributário para quem não cumpre com o pagamento à Prefeitura, que o vereador André Régis (PSDB) subiu à Tribuna, na tarde desta quarta-feira, 09. “Apesar de a lei ter seus méritos, sofre de problemas graves. Ela estabelece a possibilidade da Prefeitura protestar o cidadão inadimplente. E qual a necessidade disso? Em se tratando de dívida pública, o poder público não pode protestar”, disse.

André Régis questiona Projeto de Lei do Executivo - Leia mais…

Isabella de Roldão repercute Audiência sobre exploração sexual e tráfico humano

Isabella de Roldão repercute Audiência sobre exploração sexual e tráfico humano

Durante a Reunião Plenária desta quarta, 9, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) repercutiu a Audiência Pública, de sua iniciativa, que tratou sobre a exploração sexual e tráfico humano. O evento foi realizado no Plenarinho. “Venho compartilhar essa Audiência realizada hoje pela manhã, onde tratamos da data de 23 de setembro: Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. Representantes da Sociedade Civil, das delegacias da mulher e da criança e adolescente, entre outras autoridades, estiveram presentes. Foi uma riqueza de discussão. O grande desejo é dar visibilidade a uma causa pouco conhecida. Não se tem, ao certo, números do quantitativo de pessoas traficadas em nossa cidade.”, disse.

Isabella de Roldão repercute Audiência sobre exploração sexual e tráfico humano - Leia mais…

Jadeval de Lima parabeniza ação para retirada de gelos-baianos

Jadeval de Lima parabeniza ação para retirada de gelos-baianos

A remoção de gelos-baianos por canteiros com vegetação, realizada pela Prefeitura, numa ação conjunta da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), foi elogiada pelo vereador Jadeval de Lima (PTN), hoje, 9. A notícia da remoção foi publicada no Jornal do Commercio e repercutida pelo parlamentar. “Com uma chamada de capa intitulada “Livres do gelo-baiano”, a matéria ressalta que a Prefeitura iniciou, hoje, a recomposição do canteiro central da Avenida Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul, para retirada dos blocos que ocupam 12 trechos de antigos retornos no local”, disse.

Jadeval de Lima parabeniza ação para retirada de gelos-baianos - Leia mais…

Ações do documento