Notícias

Governador e prefeito prestam última homenagem ao ex-vereador Gilberto Luna

O governador Eduardo Campos e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, compareceram no início da noite ao plenário da Câmara Municipal onde se realiza o velório do ex-vereador da cidade, Gilberto Luna, 78 anos, que faleceu nesta quinta-feira, 25. O corpo será conduzido amanhã, 26, às 7h da manhã, até o Memorial Guararapes onde está prevista uma missa às 9h30 e a cremação às 10h.

Leia mais…

Pastor da Universal recebe Título de Cidadão

O pastor da Igreja Universal de Deus, Carlos Geraldo Santana, recebeu o Título de Cidadão do Recife, proposto pelo vereador Alfredo Santana (PRB). O pastor, que é também presidente Estadual do PRB, nasceu na cidade de Conde, na Bahia e já residiu em Recife por muitos anos. Segundo o vereador, o homenageado é um grande administrador, para quem não há posições nem diferenças sociais. “Ele sabe ser grande e sabe ser pequeno”.

Leia mais…

Câmara do Recife analisa emendas do PPA e da LOA

A revisão do Plano Plurianual (PPA) 2010 – 2013 e a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) que serão executadas pelo prefeito eleito do Recife, Geraldo Júlio, foram avaliadas pela Câmara Municipal do Recife, em reunião realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento, na manhã desta terça-feira, 14. Estiveram presentes oito vereadores e dois secretários municipais. O objetivo da reunião foi analisar as emendas oferecidas aos dois projetos de lei do Poder Executivo, os quais têm até o final do mês para votação em plenário. O projeto de lei número 17/2012, que trata da revisão do PPA, recebeu duas emendas; e o projeto número 18/2012, que estabelece a LOA, 40.

Leia mais…

Câmara encerra Legislatura 2009-2012

Os vereadores do Recife estiveram presentes no encerramento da Legislatura 2009-20012, realizado no Plenário da Casa de José Mariano, hoje (21). Abrindo a Reunião, o presidente Jurandir Liberal (PT) convidou a vereadora Priscila Krause (DEM), líder da oposição, para iniciar a solenidade.

Leia mais…

Solene de reabertura dos trabalhos será às 9h

Os trabalhos legislativos da Câmara Municipal do Recife serão retomados, após o recesso parlamentar, nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, em reunião solene marcada para começar às 9h. O prefeito Geraldo Júlio confirmou presença e vai ler a mensagem do Executivo Municipal expondo a situação do município, além dos projetos e programas que ele pretende executar ao longo deste ano. A mensagem é prevista no artigo 54, inciso VII, da Lei Orgânica do Recife.

Leia mais…

Presidente do Hebron recebe título de cidadão recifense

A Câmara Municipal do Recife concedeu o título de cidadão recifense, em reunião solene, ao presidente do laboratório farmacêutico Hebron, Josimar Henrique da Silva, por iniciativa da vereadora Doutora Vera Lopes (PPS). A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira, 1º de junho, e foi presidida pelo vereador André Ferreira (PMDB). “Conferir o título de cidadão de um município significa o reconhecimento por toda uma vida de dedicação à cidade. Mas como ter certeza de que escolhemos a pessoa certa? Precisamos saber se essa pessoa tem características profissionais ou pessoais que lhe confiram os pré-requisitos necessários para merecer tal homenagem”, argumentou a vereadora.

Leia mais…

Luiz Eustáquio elogia criação de Centro Regional de Referência sobre Drogas

A implantação do Centro Regional de Referência sobre Drogas, como projeto da Universidade Federal de Pernambuco, foi elogiada pelo vereador Luiz Eustáquio (PT), na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife. Ele exibiu em plenário a matéria publicada nesta segunda-feira, 27, pelo jornal Folha de Pernambuco e disse que “é importante o fortalecimento da luta em combate à disseminação do uso de drogas na sociedade”. O vereador lembrou que os poderes públicos sempre “se mostraram frágeis nesse trabalho e por isso um centro de referência regional vem fortalecer esse trabalho”.

Leia mais…

Almir Fernando faz balanço da reunião da Comissão de Segurança

O presidente da Comissão de Segurança, vereador Almir Fernando (PCdoB), dirigiu-se à tribuna na tarde desta terça,7, para repercutir a reunião do grupo realizada no Alto José Bonifácio. A ação contou com a presença das secretárias Aline Mariano, da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, e Ana Rita Suassuna, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, além do Comandante do 11ºBatalhão, o Tenente-Coronel Ronaldo.

Leia mais…

Legislação e Justiça aprova projeto sobre Imóvel Especial de Preservação (IEP)

A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na tarde desta segunda,28, na Câmara. Estavam presentes os vereadores Aerto Luna (PRP), Romerinho Jatobá (PR), Eriberto Rafael (PTC), Henrique Leite (PT) e Erivaldo da Silva (PTC). Quatorze matérias foram discutidas e dentre as propostas que receberam parecer favorável está o PLO 64/2014, de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT). O projeto de lei classifica como Imóvel Especial de Preservação, IEP, duas casas na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, no bairro das Graças. O projeto ainda segue em tramitação na Casa.

Leia mais…

Priscila Krause critica projeto que prevê aumento no ITBI

A vereadora Priscila Krause (DEM) subiu à tribuna durante o Pequeno Expediente de hoje (7) para criticar o Projeto de Lei do Executivo nº 13/2013, em tramitação na Casa, que dispõe sobre alterações na legislação tributária do Recife. De acordo com a vereadora, a proposta do prefeito Geraldo Júlio (PSB) é aumentar o ITBI em 50%. “Trata-se de um aumento de alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis – ITBI. Em menos de 5 meses de gestão, o cidadão será onerado mais ainda. E com uma a justificativa falaciosa de modernização e atualização do código tributário. Essa justificativa é cortina de fumaça. Estamos em maio e trabalhando ainda para pagar impostos”, disse.

Leia mais…

Almir Fernando lembra Dia do Meio Ambiente

Na tarde desta segunda-feira, 4, o vereador Almir Fernando (PCdoB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife para destacar o dia e a semana do meio ambiente. “Amanhã, cinco de junho foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar as pessoas a fazerem o melhor pelo meio ambiente, criando assim um dia mundial para representar essa luta”, disse.

Leia mais…

Priscila Krause questiona reforma do Teatro do Parque

A vereadora Priscila Krause (DEM) subiu a tribuna da Câmara no pequeno expediente desta tarde, para repercutir mais uma vez, a situação da reforma do Teatro do Parque. Segundo ela, mesmo após ter realizado uma denúncia há um mês, o local ainda encontra-se em situação de abandono e isso se dá devido a um problema em relação a uma emenda parlamentar do deputado Maurício Rands.

Leia mais…

Almir Fernando propõe em projeto de lei manutenção constante nos canais do Recife

O vereador Almir Fernando (PCdoB) elaborou projeto de lei com o objetivo de criar um programa de manutenção nos canais do Recife para evitar alagamentos nos períodos de chuva. O texto prevê ainda ações educativas e fiscalização para conscientizar a população a não jogar lixo nos canais da cidade. De acordo com o projeto alguns convênios com empresas e órgãos poderão ser firmados para o programa ser executado.

Leia mais…

Legislação e Justiça aprova Espro como de utilidade pública

A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na tarde desta segunda, 22, para aprovar diversos projetos de lei, dentre eles o que declara de utilidade pública a Associação de Ensino Social Profissionalizante-ESPRO, localizada no bairro de Santo Antônio. A matéria seguirá, posteriormente, para votação no Plenário.

Leia mais…

Câmara celebra Dia de Ação de Graças

Um dia para refletir sobre a graça de ter vida, amor, paz e pão: um dia para agradecer por tudo que Deus concede a cada pessoa. Esta é a mensagem maior do Dia Nacional de Ação de Graças, comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, data homenageada no plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira, 28, numa inciativa do vereador Jadeval de Lima (PTN). Ele é autor da Lei Municipal 17.641/ 2010 que instituiu no calendário oficial de eventos do Recife, o Dia de Ação de Graças.

Leia mais…

Vereador repercute Dia Mundial da Saúde

O vereador Luiz Eustáquio (PT) destacou no seu discurso em plenária na tarde desta segunda-feira, 07, o dia mundial da saúde, comemorado hoje. O vereador ressaltou que o Sistema Único de Saúde (SUS) que é um dos maiores sistemas públicos do mundo, veio para melhorar a vida dos brasileiros. “Toda a população merece saúde de qualidade”.

Leia mais…

Eurico Freire reivindica ações para o bairro do Ipsep

O vereador Eurico Freire (PV) fez um apelo hoje (29), à Compesa e Emlurb em relação às obras no Ipsep. “ Venho aqui à tribuna atender os apelos dos moradores do Ipsep. Aquela comunidade encontra-se em meio aos esgotos a céu aberto. Até uma matéria da Folha de Pernambuco abordou o assunto. Visitei ontem o local, e não tive alternativa: fui, automaticamente, escutar os moradores. Todas a comunidades têm todo respeito e expectativa de serem atendidos pela Casa de José Mariano. E não trata-se de uma situação localizada, de 1 ou 2 ruas. Temos 2 conjuntos residenciais, além de várias residências prejudicadas. Procuramos a Compesa onde tivemos toda atenção e fizemos a solicitação para uma medida emergencial. Também nos dirigimos à Emlurb, através da assessoria, e estamos aguardando uma agenda com o presidente”, disse.

Leia mais…

Aerto Luna convida para Festa de Frei Damião

A 15ª Festa de Frei Damião acontece de 23 a 26 de maio no Convento São Félix de Cantalice, no Pina. Haverá comemoração também no dia 31, data da morte do frade. O vereador Aerto Luna (PRP) comentou sobre o evento na reunião plenária desta terça-feira, 21. “A expectativa é de um público de 70 mil pessoas durante os cinco dias. Os romeiros e fiéis participarão de várias atividades religiosas, como missas, vigílias, bênçãos e procissão”.

Leia mais…

Rogerio de Lucca contesta vinda de médicos cubanos

O médico e vereador Rogério de Lucca (PSL) contestou na tarde desta terça-feira, 27, na Câmara do Recife, o programa Mais Médicos do governo federal, que trouxe médicos cubanos para atuar no país. Ele mostrou diversos jornais e colunistas questionando a legalidade da medida, especialmente a dispensa do Revalida, exame que atesta a competência profissional dessas pessoas. “Esses médicos são espionados por colegas e são regidos pelas leis cubanas em flagrante desrespeito às nossas leis trabalhistas”.

Leia mais…