Notícias

Almir Fernando destaca ações da Prefeitura

A invasão de um ferro-velho no Campo do Caduco localizado no bairro da Mangueira foi alertada pelo vereador Estéfano Menudo (PSB) e ressaltada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), durante a Plenária desta terça, 29. “O que o vereador Estéfano Menudo falou é um fato e que acontece não só na Mustardinha, Bongi e adjacências. É uma problemática para toda a cidade e é assunto que debatemos desde 20005. O Brasil é o país do futebol, mas daqui a pouco não tem campo de várzea para jogar. Inclusive, o nosso país foi campeão várias vezes e muitos jogadores tiveram participações importantes por conta dos jogos nos campos de várzea. E agora com essa especulação imobiliária as áreas estão acabando. Temos que rever outras opções e preservar esses locais”, disse Almir Fernando.

Leia mais…

Maguari lamenta falta de água e luz nas comunidades

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSD) lamentou o desperdício de água potável provocado pela grande quantidade de canos estourados no Recife. Durante reunião ordinária desta segunda-feira, 10, ele disse que os constantes desperdícios contribuem para a escassez de água nas torneiras, principalmente nas comunidade da periferia e embora não tenha apresentado quantitativos, alertou que esse problema vem ganhando maior dimensão. “A Compesa precisa fiscalizar e implantar uma campanha educativa para amenizar esse problema”.

Leia mais…

Eurico Freire faz alerta para a dengue

A Dengue é uma doença causada por vírus e pode, até, apresentar complicações. De acordo com a Prefeitura, profissionais da Secretaria de Saúde do Recife vêm realizando um trabalho de combate ao mosquito da dengue e da chikungunya. Preocupado com o avanço da doença na capital pernambucana, o vereador Eurico Freire (PV), repercutiu o assunto na tarde de hoje,15.

Leia mais…

Marco Aurélio repercute acidente com menino eletrocutado

O vereador Marco Aurélio (SOLIDARIEDADE) repercutiu o acidente que ocorreu com Rodrigo Wanderley Nunes de Souza, 8 anos, eletrocutado após encostar em um poste, na rua Azeredo Coutinho, na Praça da Várzea. O assunto foi abordado na reunião plenária desta segunda-feira, 07. O parlamentar criticou a conduta da Companhia Energética de Pernambuco, Celpe, em relação a esse e outros fatos semelhantes. “Essa empresa faz muito mal aos Recifenses, ela tem que ter respeito e mostrar uma solução para que isso não aconteça mais”.

Leia mais…

Aderaldo Pinto homenageia Matriz da Torre

O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) realizou em pequeno expediente na Câmara Municipal do Recife homenagem aos 101 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, mais conhecida como a Matriz da Torre. “Como participante e cidadão do bairro da Torre tenho absoluta certeza e testemunho do poder e da missão desta paróquia na vida de todos que fazem aquela localidade e seus entornos”, falou.

Leia mais…

Maguari defende punição de gestores omissos

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) defendeu na tribuna um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional de autoria do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). Segundo o parlamentar, as cidades cujos gestores não fiscalizarem a ocupação irregular de áreas de risco e ribeirinhas, não receberiam auxílio da União em casos de alagamento.

Leia mais…

Eurico Freire fala da expectativa para o Programa Mais Médicos

A vinda de médicos brasileiros e estrangeiros para o Recife e outros Municípios pernambucanos foi tema do pronunciamento do vereador Eurico Freire (PV), na tarde desta terça-feira, 03. O vereador mostrou sua alegria e expectativa em relação ao Programa Mais Médicos do Governo Federal. “Talvez nós não tenhamos a dimensão da importância desse programa agora, mas quando tomarmos conhecimento das primeiras famílias atendidas, vamos perceber as mudanças”.

Leia mais…

Câmara do Recife terá Frente Parlamentar em Defesa da Vida

Depois de receber parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça, o projeto de resolução número 26/2013, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que cria a Frente Parlamentar em Defesa da Vida, será votado na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira, 24. A finalidade da Frente, de acordo com a matéria, é propor, discutir, incentivar, implementar, acompanhar e fiscalizar políticas públicas em defesa da vida, nas suas diversas formas, abrangendo aspectos sociais, educacionais, entre outros.

Leia mais…

Estudantes ocupam Câmara do Recife

Estudantes que participavam de uma audiência sobre transporte público no Recife, ocuparam as dependências da Câmara Municipal. Eles ficaram no interior do prédio até as 2 horas da madrugada desta sexta-feira. A audiência pública, na tarde da quinta, foi convocada pelo vereador Raul Jungmann (PPS), que durante a audiência disse que vai encaminhar pedido para outra audiência para discutir o passe livre. Ele disse ainda que também vai encaminhar o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquerito (CPI) sobre o transporte público da cidade. O presidente da Casa José Mariano, vereador Vicente André Gomes (PSB), presente à audiência informou que a abertura de uma CPI depende de 13 assinaturas de vereadores para ser instalada. Disse ainda que a CPI poderá enfrentar dificuldades jurídicas, porque o transporte em questão é metropolitano, envolvendo outros municípios. “A discussão só do Recife seria inócua”.

Leia mais…

Vereadores votarão requerimentos com pleitos das comunidades

Além dos projetos de lei que serão analisados na reunião ordinária desta segunda-feira, a Câmara Municipal do Recife votará requerimentos dos vereadores solicitando obras emergenciais nas comunidades. Os requerimentos são a estratégia encontrada pelos moradores dos bairros da periferia para fazer chegar os seus pleitos, de forma mais rápida, aos gabinetes dos dirigentes municipais de empresas das administrações direta e indireta.

Leia mais…

Câmara homenageia Igreja Batista Central em Tabaiares

Citações bíblicas e cantos religiosos marcaram a solenidade em homenagem aos 10 anos de fundação da Igreja Batista Central em Tabaiares. A iniciativa do vereador Eduardo Chera (PTN) reuniu pastores, apóstolos e fiéis no plenário da Câmara do Recife, na tarde desta sexta-feira, 20.

Leia mais…

Rádio Folha vai incluir Momento do Frevo na programação

A partir de amanhã, 5, a Rádio Folha vai incluir na programação diária o Momento do Frevo. O ritmo que é patrimônio mundial vai ser tocado na rádio pelo menos duas vezes por dia em horário comercial, pela manhã e à tarde. A decisão foi tomada pelo presidente do grupo, Eduardo de Queiroz Monteiro, durante reunião com o vereador Marco Aurélio (PTC), antes mesmo de a lei ser aprovada na Câmara.

Leia mais…

Espetáculos podem ficar isentos de impostos

Um dos entraves para a produção de espetáculos culturais e folclóricos, o recolhimento de impostos, está prestes a ser corrigido no município do Recife, caso seja aprovado o projeto de lei 01/2012, do Poder Executivo, a ser votado hoje no plenário da Câmara Municipal. O texto prevê que as representações teatrais, os concertos de música clássica, as exibições de balé e os espetáculos folclóricos e circenses, cujo faturamento por evento seja inferior à importância de R$ 100 mil, estarão livres dos recolhimentos municipais.

Leia mais…

Homenagens e críticas no aniversário da cidade

Festa de aniversário, para a vereadora Aline Mariano (PSDB), é hora de lembrar mestres e poetas, sua gente, mas também fazer a crítica positiva, a fiscalização e a cobrança. Na tribuna do plenária nesta terça-feira, 12, a líder da oposição lembrou dos desafios a ser enfrentados. “Recife é uma das cidades mais belas do mundo, mas também de muitas mazelas e desigualdades. Nos últimos anos tivemos gestões incapazes de manter o desenvolvimento da economia. Perdemos o ritmo do crescimento e a cidade ficou muito aquém do que poderia ter alcançado”.

Leia mais…

Maré Malta homenageia Fernando Coelho

O coordenador da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder, ex-deputado federal Fernando de Vasconcelos Coelho, recebeu a mais alta comenda do Legislativo Municipal, a Medalha do Mérito José Mariano, que é entregue às autoridades em reconhecimento às suas qualidades, valores ou destacados serviços prestados à sociedade. A homenagem foi feita na manhã desta quinta-feira, 9, por força do Decreto Legislativo N° 30 /201, de autoria do vereador Maré Malta (PSB). “Com esta homenagem, jamais será esquecido quem foi e o que fez este homem vocacionado à vitória, esteio da família e paradigma para todos os homens da política”, disse o vereador.

Leia mais…

Eurico Freire repercute evento no Jardim Botânico

Brincadeiras e atividades lúdicas marcaram o lançamento dos ciclos verde urbano e resíduos sólidos do Programa “Educar Para uma Cidade Sustentável”, da Prefeitura do Recife. O evento foi realizado no último domingo, no Jardim Botânico do Recife, e recebeu elogios do vereador Eurico freire (PV), que repercutiu o evento no plenário, na tarde desta segunda-feira, 26. “Mais de 800 pessoas visitaram o local, a maioria delas crianças. Foram realizadas trilhas pela mata atlântica, além de apresentação de clip educativo e peça de teatro”.

Leia mais…

Solenidade de posse dos vereadores já começou

Começou pontualmente às 15h, no plenário da Câmara Municipal, a solenidade de posse dos 39 vereadores do Recife eleitos em outubro. Para cumprir os ritos regimentais, o vereador André Ferreira (PMDB), que foi o mais votado, presidiu a solenidade. Esta foi a segunda legislatura em que ele preside a solenidade de posse dos vereadores.

Leia mais…

Vicente dá a primeira entrevista como presidente

Minutos antes de tomar posse como novo presidente da Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife, agora há pouco, o vereador Vicente André Gomes (PSB) deu entrevista dizendo que o novo cargo é “um desafio”, mas que ele está “preparado para fazer o melhor”. Vicente sucederá a Jurandir Liberal (PT).

Leia mais…