Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias

Notícias

Legislação e Justiça aprova distribuição de tablets para os estudantes

Legislação e Justiça aprova distribuição de tablets para os estudantes

A Comissão de Legislação e Justiça emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei de autoria do Executivo (PLE 46/2013), que institui o Programa Rede de Aprendizagens. A reunião realizada na tarde desta segunda, 11, contou com a presença dos vereadores Romerinho Jatobá (PR),Raul Jungmann (PPS), Felipe Francismar (PSB), Henrique Leite(PT) e o presidente, Aerto Luna (PRP). Ao total, 6 matérias foram aprovadas e 10 distribuídas entre os membros da Comissão.

Legislação e Justiça aprova distribuição de tablets para os estudantes - Leia mais…

Vereadores aprovam Plano Municipal de Atenção Integrada ao Crack

Vereadores aprovam Plano Municipal de Atenção Integrada ao Crack

Os vereadores aprovaram, mesmo com as ressalvas da oposição, o Plano Municipal de Atenção Integrada ao Crack e outras drogas lançado semana passada pela Prefeitura do Recife. Aimée Carvalho (PSB) argumentou que o decreto assinado pelo prefeito é o primeiro do tipo lançado em uma gestão municipal. E Luiz Eustáquio (PT) lembrou a criação da Frente Parlamentar de Combate ao Crack criada desde a gestão passada, que produziu diversas sugestões enviadas ao executivo.

Vereadores aprovam Plano Municipal de Atenção Integrada ao Crack - Leia mais…

Projeto de lei das cinquentinhas volta ao plenário; o de remoção de carros será votado

Projeto de lei das cinquentinhas volta ao plenário; o de remoção de carros será votado

Dois projetos de lei que dizem respeito a veículos no trânsito do Recife – o que dispõe sobre os procedimentos para cadastro, registro e licenciamento das motos conhecidas como cinquentinha e o que prevê a remoção de veículos abandonados em logradouros públicos – serão votados nesta terça-feira, 12, no plenário da Câmara Municipal do Recife. Ambos são de autoria do Poder Executivo e estão tramitando em regime de urgência. O das motonetas é o de número 43/2013 e será analisado em segunda e última votação; já o dos carros abandonados é o projeto 38/2013, que será decidido em primeira votação.

Projeto de lei das cinquentinhas volta ao plenário; o de remoção de carros será votado - Leia mais…

Vereador fala de projeto de lei que estabelece a Responsabilidade Escolar

Vereador fala de projeto de lei que estabelece a Responsabilidade Escolar

O vereador André Régis (PSDB) subia à tribuna na tarde desta terça-feira, 12, para falar do projeto de lei 309/2013, que estabelece a Responsabilidade Escolar do Recife. A matéria regulamenta e orienta as condições de infraestrutura e de acessibilidade nas escolas da rede municipal de ensino “É com grande satisfação que venho a esta Casa dizer que dei entrada num projeto tão importante para as crianças do município, uma iniciativa suprapartidária, de interesse de toda a sociedade”.

Vereador fala de projeto de lei que estabelece a Responsabilidade Escolar - Leia mais…

Parlamentar repercute requalificação do canal do Arruda

Parlamentar repercute requalificação do canal do Arruda

A Requalificação do canal do Arruda foi tema do discurso em plenária do vereador Almir Fernando (PCdoB), na tarde desta terça-feira, 12. “Após 10 meses de espera a requalificação vai sair do papel”. O projeto elaborado pela Secretaria de Infraestrutura prevê melhorias em 3,8 quilômetros da beira do canal - trecho que vai da Avenida Norte até o Rio Beberibe - que ainda vai receber um projeto arborístico nos dois lados do fosso.

Parlamentar repercute requalificação do canal do Arruda - Leia mais…

Aimée Carvalho exalta profissional da educação

Aimée Carvalho exalta profissional da educação

Comemorado em 12 de novembro, o Dia do Diretor de Escola foi tema de pronunciamento da vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante a reunião plenária de hoje. Segundo a parlamentar, o diretor é acima de tudo um educador, porque está atento às consequências educativas de suas decisões e atos administrativos, já que estes repercutem de forma profunda na formação dos alunos. “Estes profissionais com capacidade, sabedoria e honestidade contribuem para a melhoria de nossa sociedade e dos indivíduos nela envolvidos”.

Aimée Carvalho exalta profissional da educação - Leia mais…

Câmara vota projeto de retirada de carcaça de carros

Câmara vota projeto de retirada de carcaça de carros

Projeto do Executivo que retira das ruas carcaças de carros foi aprovado em primeira discussão na Câmara do Recife. No entanto, as emendas ao projeto de lei sofreram mudanças. Elas foram propostas pelo vereador Raul Jungmann (PPS) e previam que a retirada das carcaças deveria ser informada através de jornais de grande circulação e na rede mundial de computadores, e que o dinheiro arrecadado pelo fundo deveria ser usado para melhorar vias públicas.

Câmara vota projeto de retirada de carcaça de carros - Leia mais…

Todos com a Nota pode ser destinado a doações

Todos com a Nota pode ser destinado a doações

A vereadora Michele Collins (PP) comemorou a possibilidade de notas fiscais do Programa Todos com a Nota do governo do Estado poderem ser doadas para instituições que trabalham na recuperação de usuários de drogas. Ela informou na Câmara do Recife que urnas serão espalhadas pela cidade e quem não for usar as notas poderão doá-las para essas instituições, que deverão ser cadastradas para participar e ter direito à verba. “Os recursos são da maior importância para as casas de acolhimento e comunidades terapéuticas, uma vez que dependentes químicos de crack precisam de acolhimento. Trata-se de uma doença que precisa ser combatida”.

Todos com a Nota pode ser destinado a doações - Leia mais…

Vereadora cobra obras de habitacionais parados

Vereadora cobra obras de habitacionais parados

A vereadora Aline Mariano (PSDB) cobrou a retomada das obras de habitacionais, segundo ela, paralisadas há dez meses. “O déficit habitacional gira em torno de 80 mil unidades e a meta estabelecida era a de entregar cerca de mil por ano. As obras estão paradas e contratos foram aditivados ou suspendidos”.

Vereadora cobra obras de habitacionais parados - Leia mais…

Direitos Humanos recebe secretária de Desenvolvimento Social

Direitos Humanos recebe secretária de Desenvolvimento Social

Os vereadores Aline Mariano (PSDB ), Michele Collins ( PP) e Jayme Asfora (PMDB), integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Casa, receberam na tarde desta terça-feira,13, a visita da Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, e da Promotora Municipal de Defesa da Cidadania do Idoso, Luciana Dantas. Em pauta, a situação das casas de acolhimento da cidade. A presidente da Comissão, Aline Mariano, exibiu slides - fruto de visitas aos espaços - e discutiu os problemas encontrados relativos a infraestrutura , funcionamento e funcionários. “Encontramos uma situação alarmante e é nosso papel discutir o assunto e buscar a resolução das questões”, afirmou.

Direitos Humanos recebe secretária de Desenvolvimento Social - Leia mais…

Eleição de diretores das escolas municipais é debatida na Câmara do Recife

Eleição de diretores das escolas municipais é debatida na Câmara do Recife

Na construção de uma política de gestão para as escolas municipais do Recife, que passa pelas eleições de diretores e vices, a Câmara de Vereadores realizou reunião pública na manhã desta quarta-feira, 13. “Estamos dando sequência à discussão, na busca da qualidade das decisões e principalmente para contribuir com o aperfeiçoamento do projeto de lei 45/2013, do Poder Executivo, que está tramitando nesta casa”, disse o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, vereador André Régis (PSDB), que comandou o encontro. O plenarinho ficou lotado de gestores e professores.

Eleição de diretores das escolas municipais é debatida na Câmara do Recife - Leia mais…

Projeto obriga instalação de filtros em computadores das escolas municipais

Projeto obriga instalação de filtros em computadores das escolas municipais

Impossibilitar o acesso nos computadores das escolas públicas municipais a sites com conteúdo erótico, pornográfico ou impróprio para menores, além dos que fazem apologia ao consumo de drogas e substâncias ilícitas. Este é o objetivo do projeto de lei número 118/2013, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), aprovado em primeira discussão na tarde desta quarta-feira, 13. Para impossibilitar o acesso é proposta a instalação obrigatória de filtros virtuais. “Na maior parte dos casos o software é gratuito, sem acarretar aumento de despesas. Inclusive, existem aplicativos de acesso que registram atividades no computador”.

Projeto obriga instalação de filtros em computadores das escolas municipais - Leia mais…

Vereador ressalta início das obras do novo Centro Municipal de Educação Infantil

Vereador ressalta início das obras do novo Centro Municipal de Educação Infantil

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sérgio Loreto, que iniciou suas obras hoje no terreno ao lado do Conjunto Habitacional Sérgio Loreto, que está sendo construído pela Prefeitura do Recife no bairro de São José, foi tema do discurso do vereador Marco Aurélio (SOLIDARIEDADE), na tarde desta quarta-feira, 13. “Fico feliz em saber que o conjunto habitacional já está com 75% de obras concluídas e que agora os moradores além de morar bem, terão onde deixar seus filhos. O Cmei é creche de primeiro mundo”.

Vereador ressalta início das obras do novo Centro Municipal de Educação Infantil - Leia mais…

Vereador fala do 13° Congresso do Partido Comunista no país

Vereador fala do 13° Congresso do Partido Comunista no país

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna na tarde desta quarta-feira, 13, para falar do 13° Congresso do Partido Comunista do Brasil, que será realizado de 14 a 16 de novembro. “O congresso do partido é o ato mais elevado da vida orgânica, a máxima expressão da democracia, o exercício da unidade política e ideológica do comunismo”. Durante quatro meses as bases dos comitês intermediários, municipais e estaduais debateram os temas centrais do evento.

Vereador fala do 13° Congresso do Partido Comunista no país - Leia mais…

Recife participará de conferência da ONU

Recife participará de conferência da ONU

O prefeito Geraldo Júlio foi convidado pela Organização Nações Unidas, ONU, para participar da Conferência das Partes de Varsóvia, COP-19, na Polônia. Os membros da Convenção-Quadro da ONU sobre mudanças do clima estão reunidos com o objetivo de continuar o processo de negociação da segunda parte de vigência do Protocolo de Quioto, que deverá ser concluído até 2015 e entrará em vigor a partir de 2020. São realizados encontros anuais para decidir sobre a aplicação e funcionamento das diretrizes do tratado, que deverá entrar em vigor em todos os países. Durante a reunião plenária desta quarta-feira, 13, o vereador Eurico Freire (PV) fez questão de parabenizar a participação do Recife no encontro deste ano.

Recife participará de conferência da ONU - Leia mais…

Vereadora pede prazo para habitacionais

Vereadora pede prazo para habitacionais

A vereadora Aline Mariano (PSDB) cobrou da prefeitura prazos para conclusão dos habitacionais que, segundo ela, estão com as obras paradas. “Fiz extenso relatório com base nas visitas realizadas aos habitacionais, onde verificamos que as obras estão paralizadas. Por isso solicitei ao gestor que enviasse os prazos de conclusão. Só de aditamento de contratos são cerca de R$ 2 milhões por cada um”.

Vereadora pede prazo para habitacionais - Leia mais…

Programa concede redução de multas e juros de ICMS

Programa concede redução de multas e juros de ICMS

Devedores de ICM e ICMS poderão parcelar seus débitos em até doze vezes, bem como obter redução de até 85% no valor das multas, e 95% no valor dos juros. Trata-se do programa de Recuperação de Créditos Tributáveis do governo do Estado. O vereador Carlos Gueiros (PTB) comemorou o lançamento do programa que terá prazo de adesão até 30 de dezembro. “Ressalto a atitude do governo em recuperar créditos tributários, um verdadeiro presente de Natal para os contribuintes endividados, que nem sempre podem pagar seus débitos. Muitos até querem quitar as dívidas, mas não têm fôlego”.

Programa concede redução de multas e juros de ICMS - Leia mais…

Aderaldo Pinto entrega medalha a Waldemar Filho

Aderaldo Pinto entrega medalha a Waldemar Filho

Através do vereador Aderaldo Pinto (PRTB), a Câmara de Vereadores do Recife concedeu a mais alta comenda do legislativo municipal ao empresário Waldemar Luiz da Silva Filho em reunião solene realizada nesta quinta-feira, 14. A justificativa é de que ele realizou relevantes serviços à cidade. “Esta Casa Legislativa nada mais faz do demonstrar um justo reconhecimento quando destaca o ilustre recifense para outorga-lhe a mais Alta homenagem a quem se fez merecedor por todo o trabalho que vem realizando em todas as funções que exerceu e exerce na vida empresarial, possuindo um grande legado na área administrativa e empreendedora as novas gerações de comerciantes e empresários da nossa cidade”, disse.

Aderaldo Pinto entrega medalha a Waldemar Filho - Leia mais…

Entraves de funcionamento da Fameg são debatidos na Câmara

Entraves de funcionamento da Fameg são debatidos na Câmara

Para esclarecer as responsabilidades pelo não funcionamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), no Agreste Meridional, mas que tem numerosos alunos recifenses matriculados, a Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública nesta segunda-feira, 18, por iniciativa do presidente, vereador Vicente André Gomes (PSB). “Fui procurado por um grupo de alunos, que pediam reforço á luta pela reabertura da faculdade. Inicialmente achei que não havia coerência na solicitação, pois a Câmara não era parte no processo. Mas eles insistiram e compreendemos que, além dos recifenses prejudicados, é uma contradição o fechamento de uma faculdade de medicina e que isso é do interesse público e, por isso, resolvemos promover a audiência pública”, explicou o vereador.

Entraves de funcionamento da Fameg são debatidos na Câmara - Leia mais…

Maguari parabeniza Dia do Radialista

Maguari parabeniza Dia do Radialista

7 de novembro foi comemorado o Dia do Radialista e o vereador Maguari (PSB) subiu à Tribuna, nesta segunda (18), para lembrar a data. “Parabenizo os radialistas do Brasil e de Pernambuco pela comemoração no dia 7 de novembro. O rádio é muito importante é um veículo que atende a maioria do mundo e se destaca pela eficiência de seus profissionais, que tanto ajudam a população.”, disse. Maguari detalhou a história do rádio, citando que a primeira transmissão brasileira ocorreu no Recife, em 1919. “Para muitos, a história do rádio no Brasil começa com Roquette Pinto, no Rio de Janeiro, em 1922. No entanto, para os grandes estudiosos da radiodifusão brasileira os louros da primeira transmissão radiofônica devem ser atribuídos ao pernambucano Augusto Joaquim Pereira, fundador da Rádio Clube de Pernambuco, no dia 6 de abril de 1919. Segundo os especialistas, estudos atestam que foi em Pernambuco a primeira experiência radiofônica oficial no Brasil.”, disse.

Maguari parabeniza Dia do Radialista - Leia mais…

Aderaldo Pinto lembra Dia Mundial do Diabetes

Aderaldo Pinto lembra Dia Mundial do Diabetes

Durante a Reunião Plenária de hoje, 18, o vereador Aderaldo Pinto (PRTB) repercutiu a passagem do Dia Mundial do Diabetes, lembrado em todo mundo, no último dia 14.

Aderaldo Pinto lembra Dia Mundial do Diabetes - Leia mais…

Michele Collins parabeniza doação de 30 toneladas de materiais recicláveis

Michele Collins parabeniza doação de 30 toneladas de materiais recicláveis

A reforma do Ginásio Geraldo Magalhães, Geraldão, está prevista para ser concluída em dois anos. Nesse período estima-se que serão produzidas cerca de 30 toneladas de materiais recicláveis. Preocupada em dar um destino ambientalmente correta para esses materiais, a Prefeitura do Recife vai doá-los para catadores ligados à Central de Cooperativas de Recicláveis de Pernambuco, Decorre. A vereadora Michele Collins (PP) comentou sobre a iniciativa na reunião plenária desta segunda-feira, 18. “Beneficiará muito essas pessoas. Elas poderão transformar o material em renda, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, já que muitos desses entulhos podem levar anos para se decompor na natureza”.

Michele Collins parabeniza doação de 30 toneladas de materiais recicláveis - Leia mais…

Vereador ressalta prisão dos onze réus do mensalão

Vereador ressalta prisão dos onze réus do mensalão

O vereador Raul Jungmann (PPS) subia à tribuna, na tarde desta segunda-feira 18, para falar que o dia 15 de novembro, dia da Proclamação da República Brasileira, foi marcado pela prisão dos onze réus condenados pelo esquema do mensalão. “Ninguém está acima da lei e da justiça. Quero dizer que não falo exclusivamente desse acontecimento, mas de todo e qualquer processo, seja do mensalão do PSDB, ou de qualquer um. A república foi fortalecida no momento das prisões dos acusados”.

Vereador ressalta prisão dos onze réus do mensalão - Leia mais…

Vereadora repercute anúncio contra pedofilia

Vereadora repercute anúncio contra pedofilia

O anúncio do Google, sobre uma nova tecnologia que permitirá o bloqueio de grande número de buscas de pornografia pedófila na internet, incentivou à vereadora Michele Collins (PP) a sugerir que o projeto 23/2013, de autoria dela, coibindo a exposição pública de material erótico, pornográfico e conteúdo impróprio para menores em revistas, jornais, CDs DVDs, cartazes e outros, em bancas e estabelecimentos afins, seja colocado em votação o quanto antes, no plenário da Câmara do Recife.

Vereadora repercute anúncio contra pedofilia - Leia mais…

Legislação e Justiça aprova Táxi Amigo do Ciclista

Legislação e Justiça aprova Táxi Amigo do Ciclista

Durante a reunião da Comissão de Legislação e Justiça realizada hoje à tarde (18), na Câmara, quatro matérias foram aprovadas e 12 distribuídas. Estiveram presentes no encontro, os vereadores Felipe Francismar (PSB), Henrique Leite (PT), Romerinho Jatobá (PR), Raul Jungmann (PHS) e o presidente da Comissão, Aerto Luna (PRP).

Legislação e Justiça aprova Táxi Amigo do Ciclista - Leia mais…

Vereador lembra Dia do Radialista

Vereador lembra Dia do Radialista

Comemorado dia 7 de novembro, o Dia do Radialista foi lembrado pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), ontem na Câmara do Recife. Ele listou inúmeros nomes de radialistas que atuam nas emissoras do Recife.

Vereador lembra Dia do Radialista - Leia mais…

Criação do Conselho da Cidade do Recife é tema de projeto de lei

Criação do Conselho da Cidade do Recife é tema de projeto de lei

A criação de um órgão colegiado, de natureza permanente, deliberativa, consultiva e propositiva, com representantes do Poder Público e da sociedade civil, que receberá o nome de Conselho da Cidade do Recife, é a proposta do projeto de lei 66/2013, de autoria do Poder Executivo, que está tramitando na Câmara Municipal do Recife. A proposta, de acordo com o texto que está em analise, tem como objetivo beneficiar a cidade com a consolidação dos mecanismos de gestão democrática e participação popular conforme previsto na Lei Orgânica e no Plano Diretor.

Criação do Conselho da Cidade do Recife é tema de projeto de lei - Leia mais…

Aimée Carvalho ressalta Projeto EcoRecife

Aimée Carvalho ressalta Projeto EcoRecife

Durante o Pequeno Expediente desta segunda, 19, a vereadora Aimée Carvalho detalhou o EcoRecife, um projeto que busca incentivar a população a contribuir com a coleta do lixo do Recife. “Sete estações com custo mensal de 54 mil serão construídas na cidade, até março de 2014, para serem pontos de recebimento de materiais recicláveis levados espontaneamente pela população. A coleta seletiva vai passar por 54 áreas do município, atendendo sete bairros. As ações fazem parte do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos da Capital.”, disse.

Aimée Carvalho ressalta Projeto EcoRecife - Leia mais…

Vereadora propõe comissão para tratar dos mercados públicos

Vereadora propõe comissão para tratar dos mercados públicos

A vereadora Aline Mariano (PSDB) subiu à tribuna na tarde desta terça,19, para lembrar o acordo firmado na audiência pública realizada no mês de maio sobre a situação dos mercados públicos do Recife. “Na ocasião, foi mencionada a intenção de formação de um grupo de trabalho, com todos os poderes representados, com o objetivo de elaborar um planejamento de curto, médio e longo prazos para os nossos mercados públicos. Afinal de contas, todos os mercados da nossa cidade fazem parte da nossa identidade. No Recife, são 17, com mais de 2 mil boxes. É muito importante que os vereadores possam dar suas contribuições.”, disse.

Vereadora propõe comissão para tratar dos mercados públicos - Leia mais…

Almir Fernando repercute ações promovidas pela Prefeitura

Almir Fernando repercute ações promovidas pela Prefeitura

Durante a Reunião Plenária de hoje, 19, o vereador Almir Fernando (PCdoB) repercutiu as ações promovidas pela Prefeitura do Recife em relação ao Dia Mundial do Diabetes. “Pensando no bem-estar do servidor, a Secretaria de Saúde promoveu hoje, das 8h às 11h30, no hall do edifício- sede da prefeitura, uma ação em combate à doença, que contou com exames para medir glicose e circunferência abdominal, além de receberem orientações nutricionais”. A iniciativa faz parte do Programa Servidor de Valor, lançado no mês passado.

Almir Fernando repercute ações promovidas pela Prefeitura - Leia mais…

 Maguari fala do Programa Reluz

Maguari fala do Programa Reluz

O programa Reluz, promovido pela Prefeitura do Recife, realiza a troca de pontos de luz por equipamentos mais econômicos e de melhor potencial de luminosidade, buscando melhorar a iluminação da cidade. O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) comentou sobre a iniciativa na reunião plenária desta terça-feira, 19. Ele ressaltou que o Projeto favorece as camadas mais pobres da cidade. “Claro que Programa contempla todo o Recife, mas o foco tem que ser direcionado às comunidades mais carentes”.

Maguari fala do Programa Reluz - Leia mais…

Michele Collins elogia Jornada Estadual dos Direitos Humanos

Michele Collins elogia Jornada Estadual dos Direitos Humanos

Quarenta e oito municípios de Pernambuco, a partir de hoje, 19, vão participar da III Jornada Estadual de Direitos Humanos. O evento foi ressaltado pela vereadora Michele Collins (PP), durante pronunciamento no Plenário. “A abertura da jornada será às 19h, na galeria Janete Costa, no parque Dona Lindu, em Boa Viagem, com a exposição Ausências, que mostra em 17 pares de fotografias o passado e o presente de famílias de militantes políticos mortos e desaparecidos pela ação das ditaduras do Brasil e Argentina. Como vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos desta Casa, não poderia deixar de destacar a importância desse evento que trará temas que fazem parte do debate diário da sociedade ao tratar da cidadania e da defesa dos direitos humanos de toda a população.”, disse.

Michele Collins elogia Jornada Estadual dos Direitos Humanos - Leia mais…

Comissão de Segurança discute projetos

Comissão de Segurança discute projetos

A Comissão de Segurança Pública da Câmara se reuniu na tarde desta terça-feira, 19. Além de distribuir dez projetos de lei entre os membros, foram analisados pontos de diversos projetos elaborados pelos vereadores do Recife. O presidente da Comissão, vereador Estefano Menudo (PSB), ressaltou o projeto de lei de número 279/ 2013, de sua autoria, que institui as diretrizes e a política de responsabilidade urbana e defesa social. “A medida pretende fazer um monitoramento do que está acontecendo no Executivo no que diz respeito à segurança. O projeto estabelece a apresentação semestral de um relatório pelo secretário de Segurança urbana, durante audiência pública na Casa”, enfatizou.

Comissão de Segurança discute projetos - Leia mais…

Vereadores debatem estrutura de turismo no Recife

Vereadores debatem estrutura de turismo no Recife

Para o vereador André Régis (PSDB) não adianta construir equipamentos de turismo para a Copa do Mundo sem ter a perspectiva e a preocupação de se construir com vistas ao longo prazo, com metas estabelecidas, para que o Recife volte a ser destino turístico. “Podemos perder a oportunidade de ganhar com uma indústria limpa”. Ele fez considerações perguntando o que pode tornar uma cidade destino. Indagou se seriam as belezas naturais, a arte, a cultura, hospitalidade, a segurança. Ele vai além e questiona se sem essa perspectiva de futuro o Recife estaria habilitada a atrair e segurar turistas.

Vereadores debatem estrutura de turismo no Recife - Leia mais…

Comissão de Finanças e Orçamento faz reunião

Comissão de Finanças e Orçamento faz reunião

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife realizou reunião na manhã desta quarta-feira, 20, para avaliar projetos de lei que estão em tramitação. O resultado foi a aprovação de 12 e a distribuição de outras 24 matérias. Estiveram presentes o vereador Jairo Brito (PT), presidente da comissão; Estéfano Menudo (PSB) e Priscila Krause (DEM).

Comissão de Finanças e Orçamento faz reunião - Leia mais…

Menudo parabeniza Prefeito por obras na Mustardinha

Menudo parabeniza Prefeito por obras na Mustardinha

Durante a Reunião Plenária de hoje, 20, o vereador Estéfano Menudo (PSB) parabenizou o prefeito Geraldo Júlio (PSB) pela condução da gestão municipal, mais especificamente pelos serviços que serão realizados na Rua Célia, bairro da Mustardinha.

Menudo parabeniza Prefeito por obras na Mustardinha - Leia mais…

Almir Fernando lembra Audiência sobre títulos de posse

Almir Fernando lembra Audiência sobre títulos de posse

O vereador Almir Fernando (PCdoB) usou a Tribuna na tarde hoje, 20, para ressaltar a realização de uma Audiência Pública, de sua iniciativa, sobre o tema: “Títulos de Posse: legalização para o direito à moradia”, que será realizada no próximo dia 22, às 9h, no Plenarinho. “Por questões de terra, muitas famílias ficaram conhecidas como latifundiárias. E, com o crescimento urbano, várias se deslocaram do interior para capital. Com o passar dos tempos, começou a guerra dos latifundiários e muitos movimentos surgiram, como Terras de Ninguém, capitaneado por João do Cigarro. O ex-governador Miguel Arraes desapropriou terras para os que moravam nas localidades, porém nem todas as famílias receberam os documentos de posse, nem conseguiram registrar no cartório.”, disse.

Almir Fernando lembra Audiência sobre títulos de posse - Leia mais…

Aline Mariano lamenta violência em abrigo

Aline Mariano lamenta violência em abrigo

A vereadora Aline Mariano (PSDB) subiu à Tribuna na tarde desta quarta, 20, para lamentar uma notícia veiculada no Jornal do Commercio (JC), sobre uma agressão ocorrida num abrigo da Prefeitura. “Lamentável. É trágico e algo que não nos surpreende. Na semana passada, tivemos uma reunião na comissão de Direitos Humanos onde mostramos o que tem havido nos abrigos. As notícias são policiais e não de reintegração social. De acordo com a matéria do JC, quatro adolescentes, sendo duas de 17 anos, uma de 16 e uma de 15, vinculadas a um abrigo da Prefeitura do Recife, foram encaminhadas ontem, 19, à Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), suspeitas de agredir uma garota de 13 anos que também reside no espaço. A vítima informou que, além da agressão, as jovens introduziram o cabo de uma pá em sua vagina.”, disse.

Aline Mariano lamenta violência em abrigo - Leia mais…

Vereadora celebra o Dia Nacional da Alfabetização

Vereadora celebra o Dia Nacional da Alfabetização

A celebração do Dia Nacional da Alfabetização, que aconteceu na quinta-feira, 14 de novembro, trouxe a vereadora Aimée Carvalho (PSB) à tribuna, na tarde desta quarta-feira, 20. Ela ressaltou que a educação básica é o primeiro nível do ensino escolar no país e que, ao longo deste percurso, crianças e adolescentes devem receber a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, como aponta a Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB).

Vereadora celebra o Dia Nacional da Alfabetização - Leia mais…

Jayme Asfora repercute reforma do Regimento Interno

Jayme Asfora repercute reforma do Regimento Interno

Para o vereador Jayme Asfora (PMDB) é importante a participação da sociedade sobre o Legislativo Municipal. “Esse é o principal objetivo sobre as emendas ao Regimento Interno da Câmara do Recife introduzidas por mim”, explicou o parlamentar na Tribuna da Casa, na tarde de hoje, 20. Ele falou que apresentou três projetos a serem incluídos no novo Regimento. O primeiro institui a Comissão de Legislação Participativa; o segundo, a instalação da Tribuna Popular e, o último, que extingue todo tipo de voto secreto nas decisões do Legislativo Municipal.

Jayme Asfora repercute reforma do Regimento Interno - Leia mais…

Câmara rende homenagem póstuma  a Moacyr André Gomes

Câmara rende homenagem póstuma a Moacyr André Gomes

Quatro mandatos como vereador e mais quatro como deputado estadual poderiam resumir a vida de Moacyr André Gomes, pai do presidente da Câmara do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB). Seria muito pouco para um homem que dedicou a vida à polítca e à medicina social. E que travou longas batalhas, antes mesmo de nascer. Facetas do destino, por ser negro e por ter enfrentado a ditadura. Lutou pela democracia, foi perseguido, viveu na clandestinidade. Enfrentou tudo com galhardia. Pudera. Era bisneto de escravos vindos da África em navios negreiros. Raul Jungmann (PPS), partilhou um pouco da vida do ex-vereador e ex-deputado. Não foi à toa que propôs a homenagem póstuma. Moacyr foi também um dos fundadores do antigo MDB, símbolo da resistência política à ditadura e luta pela democracia no país.

Câmara rende homenagem póstuma a Moacyr André Gomes - Leia mais…

Ônibus poderão reservar espaço para transporte de bicicletas

Ônibus poderão reservar espaço para transporte de bicicletas

Os ônibus e demais veículos com capacidade igual ou maior que 30 passageiros, e tenham a finalidade de explorar as linhas de transporte coletivo no Recife, deverão reservar espaço e instalar equipamentos adequados ao transporte de bicicletas. Isso é o que dispõe o projeto de lei número 373/2013, de autoria do vereador Raul Jungmann (PPS), que está tramitando na Câmara Municipal e encontra-se em fase de receber emendas. A presença dos equipamentos nos ônibus, no entendimento do vereador, facilitará a adoção da bicicleta como meio de transporte, possibilitando que um número muito maior de pessoas a utilize no seu dia a dia, e não somente como opção de lazer.

Ônibus poderão reservar espaço para transporte de bicicletas - Leia mais…

Paixão de Cristo de Casa Amarela recebe Placa

Paixão de Cristo de Casa Amarela recebe Placa

Requerimento do vereador Marco Aurélio (Solidariedade) possibilitou a realização de reunião solene para homenagear, com uma placa, os realizadores da Paixão de Cristo encenada há dez anos em Casa Amarela. A homenagem foi feita a José Helio de Souza Junior, Luis Carlos Lopes da Silva Junior (Lucas), Wellington Alexandre de Araujo, George Aciolly (representou Jesus na peça), Marcos Aurélio Santos de Castro (Dida) e José Muniz Da Silva (Mora) pelos trabalhos feitos no espetáculo.

Paixão de Cristo de Casa Amarela recebe Placa - Leia mais…

Audiência Pública debate resíduos sólidos

Audiência Pública debate resíduos sólidos

O vereador Eurico Freire (PV), promoveu Audiência Pública, na tarde desta quinta,21, no Plenarinho da Câmara, para tratar do tema “Resíduos Sólidos”. A mesa de debates foi composta por João Henrique Cavalcanti, superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa-PE); Maria Carolina Azevedo, diretora de limpeza da Emlurb; Rogério Citônio,do Ministério Público do Trabalho (MPT); Ricardo Coelho, promotor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE-PE); Jacileide de Carvalho, da Secretaria de Saúde; Inamara Melo, Secretaria de Meio Ambiente; Emanuel Sampaio,da Universidade Universo; José Cardoso, representante do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável no Nordeste e Marcelo Guerra, da empresa FromPET.

Audiência Pública debate resíduos sólidos - Leia mais…

Legalização do título de posse de terra em debate na Câmara

Legalização do título de posse de terra em debate na Câmara

O sonho de conquistar a posse de terra em caráter definitivo, com fins de moradia, compartilhado por milhares de recifenses, foi debatido em audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira, 22, na Câmara Municipal. A iniciativa foi do vereador Almir Fernando (PCdoB), que reuniu dezenas de pessoas, que habitam em terrenos sem regularização na periferia do Recife, para debater o tema. “O objetivo é discutir a legalização no âmbito urbanístico e jurídico, esclarecer os principais pontos que dificultam a legitimação da posse e, dessa forma, democratizar o acesso à propriedade para que as famílias tenham qualidade de vida”, justificou.

Legalização do título de posse de terra em debate na Câmara - Leia mais…

Fim do voto secreto será votado hoje

Fim do voto secreto será votado hoje

As votações secretas passarão a ser proibidas na Câmara Municipal do Recife caso seja aprovado o projeto de emenda à Lei Orgânica, de autoria do vereador Jayme Asfora (PMDB), que será votado na reunião ordinária desta segunda-feira, prevista para começar às 15h. A proposta será analisada em primeira discussão e precisará da aprovação de três quintos dos vereadores que estiverem em plenário. Ela altera os parágrafos dos artigos 34 e 42 da lei e estabelece que as votações da Comissão Executiva e apreciações de vetos do Executivo sejam totalmente abertas.

Fim do voto secreto será votado hoje - Leia mais…

Audiência debate a violência contra a mulher

Audiência debate a violência contra a mulher

O Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher foi marcado pela realização de uma audiência pública no plenarinho da Câmara, na manhã desta segunda-feira, 25, convocada pela vereadora Isabella de Roldão (PDT). Fizeram parte da mesa de convidados, a vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia Barbosa; a médica Ana Carolina Azevedo e a Secretária da Mulher da Cidade do Recife, Silvia Cordeiro. A vereadora Michele Collins (PP) também esteve presente.

Audiência debate a violência contra a mulher - Leia mais…

Isabella de Roldão repercute Audiência

Isabella de Roldão repercute Audiência

Uma Audiência Pública realizada na manhã de hoje, 25, que tratou sobre o combate à violência contra a mulher, foi repercutida pela vereadora Isabella de Roldão (PDT). “O evento contou com a participação da vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia Barbosa; a médica Ana Carolina Azevedo e a Secretária da Mulher da Cidade do Recife, Silvia Cordeiro. Nós podemos dar visibilidade maior à questão do enfrentamento à violência contra a mulher. Precisamos pensar, todos juntos, Políticas Públicas que deem condições para as mulheres saírem da situação em que se encontram.”, disse.

Isabella de Roldão repercute Audiência - Leia mais…

Osmar Ricardo lembra evento sobre Conselhos Tutelares

Osmar Ricardo lembra evento sobre Conselhos Tutelares

O vereador Osmar Ricardo (PT) convocou todos os vereadores da Câmara para participarem amanhã, às 9h, de uma Audiência Pública, no Plenarinho, sobre a regulamentação da eleição para o Conselho Tutelar. “O Conselho Tutelar no Recife já extrapolou o mandato de todos os conselheiros. A eleição já foi adiada ano passado e nessa gestão atual. Nas 6 Regiões Político- Administrativas do Recife, cada uma tem em torno de 5 representantes eleitos para defender o Estatuto da Criança e Adolescente em nosso município.”, disse.

Osmar Ricardo lembra evento sobre Conselhos Tutelares - Leia mais…

Vereadora repercute Dia de Eliminação da Violência contra a Mulher

Vereadora repercute Dia de Eliminação da Violência contra a Mulher

Hoje, 25 de novembro, é o Dia de Eliminação da Violência Contra a Mulher. E a vereadora Michelle Collins (PP) usou a Tribuna para parabenizar a iniciativa do Governo Federal em incentivar a inserção do sexo feminino no mercado de trabalho. “Refiro-me a essa parte da população brasileira que se dedica às carreiras de ciências exatas, engenharia e computação no Brasil”. Esse é um dos objetivos da Chamada Pública “meninas e jovens fazendo ciências exatas, engenharias e computação”, e que conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Petrobras e da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Vereadora repercute Dia de Eliminação da Violência contra a Mulher - Leia mais…

Câmara recebe comissão de carroceiros

Câmara recebe comissão de carroceiros

Motivados pelo discurso da vereadora Aline Mariano (PSDB), um grupo de carroceiros participou de reunião com o presidente da Câmara do Recife, vereador Vicente André Gomes, e com os vereadores Raul Jungamnn (PPS) e Priscila Krause (DEM), para discutir o cadastramento proposto pela lei que retira das ruas as carroças movidas à tração animal. A lei foi aprovada em outubro pelo plenário da Casa depois de passar pelas comissões temáticas. A lei deve entrar em vigor em março de 2014. Até lá, os carroceiros estão sendo cadastrados pela Secretaria Executiva de Direitos dos Animais. Uma comissão suprapartidária será formada hoje e deverá participar de uma reunião amanhã na Seda.

Câmara recebe comissão de carroceiros - Leia mais…

Vereadora fala do Dia Nacional de combate ao Câncer Infantojuvenil

Vereadora fala do Dia Nacional de combate ao Câncer Infantojuvenil

O Dia Nacional de combate ao Câncer Infantojuvenil foi tema do discurso em Plenária da vereadora Aimée Carvalho (PSB) na tarde desta segunda-feira, 25. A data foi celebrada no último sábado. A parlamentar falou que dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que, no Brasil, o câncer é uma das doenças que mais mata crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, e salientou também que o diagnóstico precoce, aliado ao tratamento, resultam na cura em cerca de 70% dos casos. “Ninguém espera que uma doença como essa possa atingir alguém com tão pouco tempo de vida, mas é preciso que os pais fiquem atentos”.

Vereadora fala do Dia Nacional de combate ao Câncer Infantojuvenil - Leia mais…

Legislação e Justiça aprova projeto para alunos portadores de TDAH

Legislação e Justiça aprova projeto para alunos portadores de TDAH

Cinco Projetos de Lei Ordinária, 1 Projeto de Lei do Executivo e um Projeto de Decreto Legislativo foram aprovados na pauta da Comissão de Legislação e Justiça, reunida na tarde de hoje, 25. O Projeto de Executivo, (PLE 47/2014), aprovado na Comissão, autorizará o Poder Executivo a transferir as bibliotecas de Afogados e Casa Amarela para a Administração Direta. “Sabemos que as bibliotecas são ambientes sadios e, com a proposta de passar para a Administração Direta, serão muito mais aproveitadas.”, enfatizou o vereador Felipe Francismar (PSB).

Legislação e Justiça aprova projeto para alunos portadores de TDAH - Leia mais…

Câmara realiza audiência pública com conselheiros tutelares

Câmara realiza audiência pública com conselheiros tutelares

Uma semana depois que o Poder Executivo encaminhou o projeto de lei número 59/2013, que dispõe sobre os conselhos tutelares do Recife e estabelece direitos e deveres dos seus membros, a Câmara Municipal realizou audiência pública na manhã desta terça-feira, 26, para debater a vigência da lei federal 12.696/2012, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente no que diz respeito ao mesmo tema. “Nosso objetivo é realizar um encontro propositivo para escutar os participantes e retirar alguns encaminhamentos, para fazermos um adendo ao projeto de lei em tramitação nesta casa”, disse o vereador Osmar Ricardo (PT), que coordenou a reunião.

Câmara realiza audiência pública com conselheiros tutelares - Leia mais…

Jungmann cobra Plano de Mobilidade do Recife

Jungmann cobra Plano de Mobilidade do Recife

O vereador Raul Jungmann (PPS) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 26, para cobrar da Prefeitura da Cidade o envio do Plano de Mobilidade do Recife para a Câmara Municipal. Ele lembrou que desde a atualização do Plano Diretor no ano 2008 já estava previsto o envio ao legislativo do documento. “Se não tivermos respeito à Casa, ao nosso trabalho e às leis, quem vai nos respeitar? O Plano foi retirado daqui e já não ouvimos mais falar nele”, ressaltou.

Jungmann cobra Plano de Mobilidade do Recife - Leia mais…

Osmar Ricardo repercute Audiência

Osmar Ricardo repercute Audiência

Durante a Reunião Plenária de hoje, 26, o vereador Osmar Ricardo (PT) ressaltou a Audiência Pública, realizada pela manhã, que tratou das eleições dos conselhos tutelares do Recife. “Na manhã de hoje fizemos uma audiência e tratamos da lei federal 12.696, aprovada no Congresso, que unifica as eleições dos conselhos no âmbito do país. Foi um debate importante, onde mais de 10 presentes inscreveram-se, além de ONG’s, conselheiros e ex-conselheiros.”, disse.

Osmar Ricardo repercute Audiência - Leia mais…

Aimée Carvalho destaca mutirão do Pacto pela Vida do Recife

Aimée Carvalho destaca mutirão do Pacto pela Vida do Recife

O primeiro dia de mutirão do Pacto pela Vida do Recife, na comunidade de Roda de Fogo foi tema do discurso em plenária da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta terça-feira, 26. A data foi celebrada ontem. A parlamentar falou que o objetivo desse evento foi oferecer cidadania à população e reduzir a violência. A Roda de Fogo recebeu cuidados especiais devido ao número acentuado de homicídios.

Aimée Carvalho destaca mutirão do Pacto pela Vida do Recife - Leia mais…

Michelle Collins  parabeniza o prefeito da cidade

Michelle Collins parabeniza o prefeito da cidade

A vereadora Michelle Collins (PP) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 26, para parabenizar o prefeito da cidade pelo lançamento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência de Gênero Contra Mulher. A iniciativa foi lançada hoje, durante o 10° Fórum Metropolitano de Gestoras. “O objetivo do Plano é traçar metas, para reduzir os índices de violência contra essa classe”.

Michelle Collins parabeniza o prefeito da cidade - Leia mais…

Comissão de Direitos Humanos distribui projetos

Comissão de Direitos Humanos distribui projetos

A Comissão de Direitos Humanos reuniu-se na tarde de hoje, 26, para distribuir 12 projetos entre os membros do grupo. Estiveram presentes as vereadoras Michele Collins (PP) e Aline Mariano (PSDB), além das assessorias dos parlamentares. A presidente, Aline Mariano, destacou o volume de matérias recebidas para análise do grupo. “Muitos projetos dos colegas parlamentares estão chegando para darmos os pareceres. Hoje tivemos 12 distribuídos e, na próxima reunião, vamos discutir os méritos desses projetos”, disse.

Comissão de Direitos Humanos distribui projetos - Leia mais…

Almir Fernando lembra Dia Nacional do Doador de Sangue

Almir Fernando lembra Dia Nacional do Doador de Sangue

O dia 25 de novembro foi escolhido para reunir ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue. Na tarde desta terça-feira, 26, o vereador Almir Fernando (PCdoB) falou sobre o Dia Nacional do Doador de Sangue. “O sangue humano é insubstituível e a doação pode ser feita de um ser humano a outro. Doar sangue é um ato de amor ao próximo e a vida. É uma demonstração de solidariedade e valorização da pessoa”.

Almir Fernando lembra Dia Nacional do Doador de Sangue - Leia mais…

Vereadora comemora dia do evangélico

Vereadora comemora dia do evangélico

Celebrado em 30 de novembro, o Dia Nacional do Evangélico foi comemorado pela vereadora Michele Collins (PP), e pela bancada evangélica da Câmara do Recife, por se tratar, de um momento de felicitação, de reconhecimento, sobretudo às ações evangelizadoras e aos trabalhos sociais dos evangélicos. Segundo ela, o termo evangélico resulta da palavra evangelho, que significa boas novas. “Durante toda a história, o termo evangélico foi usado para referir-se a tudo o que concerne ao evangelho de Jesus. Após a Reforma Protestante, esse termo começou a ser utilizado de uma maneira crescente, pelas denominações que surgiram posteriormente, até chegar ao ponto de identificar os membros de tais denominações como evangélicos".

Vereadora comemora dia do evangélico - Leia mais…

 LOA e PPA deverão ser votadas amanhã

LOA e PPA deverão ser votadas amanhã

Raul Jungmann (PPS) solicitou ao presidente da Câmara do Recife a dilatação do prazo para votar a LOA e o PPA por considerar que há pouco tempo para analisar os pareceres ao relatório final sobre as emendas. O prazo máximo de votação é até dia 30 de novembro, no entanto, a previsão é a de que sejam votadas amanhã. A queixa de alguns vereadores é a de que o relatório não está disponível e eles teriam de votar sem ter tido tempo hábil para aprofundar a leitura das emendas aprovadas e das rejeitadas.

LOA e PPA deverão ser votadas amanhã - Leia mais…

Presidente da Força Sindical recebe Medalha José Mariano

Presidente da Força Sindical recebe Medalha José Mariano

O presidente da Força Sindical de Pernambuco, Aldo Amaral de Araújo, recebeu na manhã desta quarta-feira, 27, a maior comenda do legislativo municipal, a Medalha do Mérito José Mariano. A Força é formada por 89 sindicatos e 27 colônias de pescadores, que representam cerca de 600 mil trabalhadores em 105 municípios do Estado. A homenagem foi proposta pelo vereador Alfredo Santana (PRB). A mesa da solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB) e composta ainda pelo Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura de Pernambuco, Marcos Antônio Câncio Barbosa; Superintendente Regional do Trabalho e Emprego, André Luiz Negromonte; e pelo presidente estadual do PRB, Carlos Geraldo de Oliveira.

Presidente da Força Sindical recebe Medalha José Mariano - Leia mais…

Câmara debate situação de moradores de rua do Recife

Câmara debate situação de moradores de rua do Recife

Espelho da exclusão social e da violação dos direitos humanos, a população em situação de rua no Recife foi tema de audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 27, na Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Isabella de Roldão (PDT). “É necessário promover uma discussão acurada sobre este segmento da sociedade, cujos vínculos familiares estão fragilizados ou foram interrompidos e se encontram em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social”, afirmou a vereadora. Ela decidiu realizar os debates depois de ter participado do Fórum Metropolitano de População em Situação de Rua, no mês passado.

Câmara debate situação de moradores de rua do Recife - Leia mais…

Isabella de Roldão comenta Audiência

Isabella de Roldão comenta Audiência

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) comentou na Tribuna de hoje, 27, sobre a realização de audiência pública de sua iniciativa, que tratou sobre a população em situação de rua. O evento foi realizado na manhã de hoje, no Plenarinho.

Isabella de Roldão comenta Audiência - Leia mais…

Aimée Carvalho ressalta campanha contra o sarampo

Aimée Carvalho ressalta campanha contra o sarampo

O sarampo, causado por vírus cuja transmissão ocorre de pessoa a pessoa, terá uma campanha promovida pela Secretaria de Saúde do Recife, visando frear o avanço da doença. Esse foi o tema do pronunciamento da vereadora Aimée Carvalho (PSB), hoje, 27.

Aimée Carvalho ressalta campanha contra o sarampo - Leia mais…

Vereador lembra aprovação do fim do voto secreto no Senado

Vereador lembra aprovação do fim do voto secreto no Senado

O vereador Jayme Asfora (PMDB) subiu à tribuna na tarde de hoje, 27, para comemorar a aprovação no Senado, na noite de ontem (26), sobre o fim do voto secreto para cassações de mandatos e para análises de vetos presidenciais, mas os senadores ainda terão direito a sigilo em apenas duas ocasiões - voto para indicação de autoridades e eleição da mesa diretora do Parlamento.

Vereador lembra aprovação do fim do voto secreto no Senado - Leia mais…

Câmara celebra Dia de Ação de Graças

Câmara celebra Dia de Ação de Graças

Um dia para refletir sobre a graça de ter vida, amor, paz e pão: um dia para agradecer por tudo que Deus concede a cada pessoa. Esta é a mensagem maior do Dia Nacional de Ação de Graças, comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, data homenageada no plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira, 28, numa inciativa do vereador Jadeval de Lima (PTN). Ele é autor da Lei Municipal 17.641/ 2010 que instituiu no calendário oficial de eventos do Recife, o Dia de Ação de Graças.

Câmara celebra Dia de Ação de Graças - Leia mais…

Câmara aprova PPA e LOA em segunda discussão

Câmara aprova PPA e LOA em segunda discussão

O Plano Plurianual (PPA), que contem o planejamento detalhado das ações para os próximos quatro anos de gestão e a Lei Orçamentária Anual (LOA), que detalha o orçamento para o próximo ano, foram aprovados ontem, em reunião extraordinária para segunda discussão, pela maioria dos vereadores presentes no plenário, 29 ao todo. Os quatro parlamentares da oposição se retiraram do recinto para não votar o PPA e LOA. A bancada alegou que não houve tempo suficiente para discutir os pareceres da Comissão de Finanças e Orçamento, disponibilizados, o do PPA na terça-feira à noite, e o da LOA, na manhã desta quarta.

Câmara aprova PPA e LOA em segunda discussão - Leia mais…

Audiência debate políticas públicas para a pessoa com deficiência

Audiência debate políticas públicas para a pessoa com deficiência

Com a finalidade de discutir as políticas públicas direcionadas à pessoa com deficiência, e colher subsídios, a Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública nesta quinta-feira, 28. “O objetivo desse encontro é ouvir reivindicações, fazendo referência ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data celebrada pelas Nações Unidas desde 1998, no dia 3 de dezembro”, disse a vereadora Michele Collins, que organizou a reunião. Ela apresentou dados da ONU informando que cerca de 10% da população mundial, aproximadamente 650 milhões, vivem com alguma deficiência. Dessas pessoas, 80% estão em países em desenvolvimento.

Audiência debate políticas públicas para a pessoa com deficiência - Leia mais…

Solene celebra 100 Anos do Campeonato Pernambucano de Futebol

Solene celebra 100 Anos do Campeonato Pernambucano de Futebol

O Plenário da Casa de José Mariano recebeu jornalistas, autoridades e grandes nomes do setor esportivo estadual para celebrar os 100 anos do Campeonato Pernambucano de Futebol, durante Reunião Solene promovida pelo vereador Romerinho Jatobá (PR). Eriberto Rafael (PTC) presidiu o evento e a Mesa da solenidade contou com a participação do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho; o deputado estadual José Maurício Cavalcanti; a Secretaria de Esportes de Pernambuco, Ana Cavalcanti e o presidente da Empetur, André Correia.

Solene celebra 100 Anos do Campeonato Pernambucano de Futebol - Leia mais…

Câmara do Recife homenageia Folha de Pernambuco

Câmara do Recife homenageia Folha de Pernambuco

São 26 mil exemplares e 300 mil leitores por dia. Para celebrar os 15 anos de fundação do jornal Folha de Pernambuco, a Câmara do Recife prestou uma homenagem na tarde desta quinta-feira, 28, com a entrega de uma placa comemorativa ao Diretor Executivo do jornal, Paulo Pugliesi. A reunião solene foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB) e reuniu no plenário da Casa profissionais da comunicação, jornalistas, políticos e autoridades de diversas áreas.

Câmara do Recife homenageia Folha de Pernambuco - Leia mais…

Vicente Moreno Filho é Cidadão do Recife

Vicente Moreno Filho é Cidadão do Recife

Natural de Várzea Alegre, no Ceará, o advogado Vicente Moreno Filho é o mais novo Cidadão do Recife. O título foi entregue em cerimônia realizada na Câmara hoje, 29. A homenagem, de autoria do vereador Jayme Asfora (PMDB), contou com a presença de vários nomes da área jurídica.

Vicente Moreno Filho é Cidadão do Recife - Leia mais…

Erradicação do trabalho infantil é tema de audiência pública

Erradicação do trabalho infantil é tema de audiência pública

A erradicação do trabalho infantil exige compromisso de políticas claramentre coordenadas e integradas além de ações de todos os setores, sejam de governos, empregadores, trabalhadores e da sociedade civil. Com essa opinião, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) deu início à audiência pública para debate do tema, na Câmara Municipal do Recfe, nesta segunda-feira, 2. Atualmente existem cerca de 168 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, no mundo, que estão no trabalho infantil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Dessas, 3 milhões e meio estão no Brasil. “É preciso refletir e ter uma visão clara do que será feito no futuro. Devemos a todas as crianças um futuro sem violência, sem medo e sem exploração”, disse a vereadora.

Erradicação do trabalho infantil é tema de audiência pública - Leia mais…

Vereador repercute ações de cidadania dos governos estadual e municipal

Vereador repercute ações de cidadania dos governos estadual e municipal

A ação de cidadania do Governo do Estado foi tema do discurso em plenária do vereador Almir Fernando (PCdoB), na tarde desta segunda-feira, 2. Ele lembrou que na manhã do ultimo sábado (30), a comunidade do Alto José Bonifácio foi contemplada com o Programa Governo Presente. No local, os moradores contaram com a emissão de documentos, certidões, atendimentos jurídicos e orientações sobre cidadania.

Vereador repercute ações de cidadania dos governos estadual e municipal - Leia mais…

Michele Collins lembra Dia Mundial de Luta Contra AIDS

Michele Collins lembra Dia Mundial de Luta Contra AIDS

Por decisão da Assembleia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987 e com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), o 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. E a vereadora Michele Collins (PP) repercutiu a data durante a Reunião Plenária desta segunda, 2.

Michele Collins lembra Dia Mundial de Luta Contra AIDS - Leia mais…

Aline Mariano realiza audiência para debater a CTTU

Aline Mariano realiza audiência para debater a CTTU

Para discutir questões referentes ao trânsito e ao papel da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), como estruturação e projetos em andamento, a vereadora Aline Mariano (PSDB) realizou audiência pública nesta terça-feira, 3, no plenarinho da Câmara Municipal. “O Recife historicamente apresenta dificuldades para lidar com esse problema. Desde 2003, o controle de trânsito foi municipalizado, passou a ser de responsabilidade da Prefeitura. De lá para cá, a situação só se agravou”, disse. Com duração de duas horas, começando às 10h, a audiência foi considerada “participativa e produtiva” e, diante de promessas feitas pela presidente da CTTU, Taciana Maria Ferreira, a vereadora afirmou que vai esperar que as ações sejam efetivadas e que pretende realizar nova audiência sobre o assunto. Essa foi a primeira de sua atual legislatura sobre os serviços de mobilidade urbana.

Aline Mariano realiza audiência para debater a CTTU - Leia mais…

Maguari celebra o Dia Nacional do Samba

Maguari celebra o Dia Nacional do Samba

Ontem, 2 de dezembro, foi comemorado o Dia Nacional do Samba.A data foi lembrada pelo vereador Maguari (PSB), durante a Reunião Plenária de hoje (3). “Faço aqui minhas homenagens aos sambistas brasileiros porque ontem foi o Dia Nacional do Samba e, também, Dia Municipal do Samba. Ontem à noite uma grande festa foi montada no Pátio de São Pedro para celebrar esses artistas que fazem a alegria das pessoas.”, disse.

Maguari celebra o Dia Nacional do Samba - Leia mais…

Vereadora repercute audiência com Rodrigo Vidal

Vereadora repercute audiência com Rodrigo Vidal

A vereadora Aline Mariano (PSDB) subiu à tribuna na tarde de hoje, 03, para fazer um resumo do que foi a audiência com o Secretário de Direitos dos Animais do Recife, Rodrigo Vidal, na última quarta, 27. Ela lembrou que no encontro foram questionados alguns pontos do projeto de lei do Executivo 30/2013, que proíbe a circulação de veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado no município do Recife.

Vereadora repercute audiência com Rodrigo Vidal - Leia mais…

André Régis lamenta posição do Brasil no Pisa

André Régis lamenta posição do Brasil no Pisa

Aplicado em 65 países, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) é um dos mais importantes testes internacionais para comparar o nível educacional das várias regiões do globo. De acordo com resultado divulgado hoje, 3, o Brasil ainda está nas posições mais baixas do ranking. Entre os 65 países comparados, ficou em 58º lugar. E o Pisa foi o tema do pronunciamento do vereador André Régis (PSDB), na Tribuna de hoje, 3. “A avaliação, feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, é aplicada a jovens de 15 anos a cada três anos. A pesquisa mediu o desempenho dos estudantes em três áreas do conhecimento – leitura, matemática e ciências. O resultado foi uma vergonha absurda que compromete o nosso futuro.”, disse.

André Régis lamenta posição do Brasil no Pisa - Leia mais…

Aimée Carvalho destaca Pesquisa feita pelo Ipea

Aimée Carvalho destaca Pesquisa feita pelo Ipea

Pesquisa divulgada ontem (2), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), tendo como tema "Cidades em Movimento: Desafios e Políticas Públicas", aponta que mais de meio milhão de pessoas, no Recife, vivem em Aglomerados Subnormais (AS), que são áreas irregulares, invasões e favelas. O tema foi repercutido pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde de hoje, 3.

Aimée Carvalho destaca Pesquisa feita pelo Ipea - Leia mais…

Luiz Eustáquio fala sobre a semana da cultura evangélica

Luiz Eustáquio fala sobre a semana da cultura evangélica

A Semana da Cultura Evangélica é comemorada entre os dias 6 e 12 de dezembro. Durante esse período serão realizadas manifestações artísticas e culturais, debates e reflexões, simpósio, palestras em instituições de ensino, apresentações artísticas em praças públicas, além de outras atividades. O vereador Luiz Eustáquio é autor da Lei, número 17.597/2009, que institui as comemorações no calendário oficial do Recife. “Essa semana fortalece a realização de eventos nesse segmento para que a sociedade possa conhecer a comunidade evangélica”.

Luiz Eustáquio fala sobre a semana da cultura evangélica - Leia mais…

Câmara debate erradicação de árvores na cidade

Câmara debate erradicação de árvores na cidade

Motivado por mais um requerimento pedindo a erradicação de árvores na cidade, desta vez no bairro do Ipsep, o vereador Jurandir Liberal (PT) pediu aos colegas, na tarde desta terça-feira 03, que solicitem estudos sobre a situação das árvores para evitar que sejam retiradas de seus locais. Ele disse que a Prefeitura do Recife está orientando o plantio de espécies adequadas a cada local, a exemplo dos corredores da cidade.

Câmara debate erradicação de árvores na cidade - Leia mais…

 Câmara recebe visita do consul da Argentina

Câmara recebe visita do consul da Argentina

O consul da Argentina, Jaime H. Beserman, fez uma visita de cortesia à Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira, 03, e foi recebido pelo presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB). Durante o encontro foram tratados vários assuntos, entre eles, a realização de um intercâmbio entre a Câmara e uma cidade argentina a ser definida. “Considero esta uma tarde memorável, porque sinalizamos a possibilidade de tornarmos o Recife irmã de uma cidade da Argentina”, disse Vicente.

Câmara recebe visita do consul da Argentina - Leia mais…

Isabella lembra Dia Internacional do Deficiente

Isabella lembra Dia Internacional do Deficiente

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) lembrou no Dia Internacional do Deficiente as dificuldades que esse público tem em se locomover na cidade. Ela disse na tarde desta terça-feira 03, na Câmara do Recife, que elaborou projeto de lei obrigando lojas a terem provadores com acessibilidade. Para ela é preciso olhar para a cidade com mais critério, com olhar mais humano. “Essas pessoas acabam ficando invisíveis, por isso o acesso precisa se dá de forma mais ampla”.

Isabella lembra Dia Internacional do Deficiente - Leia mais…

Vereadora cobra plano de mobilidade

Vereadora cobra plano de mobilidade

A vereadora Aline Mariano (PSDB) cobrou da Prefeitura o envio do Plano de Mobilidade para ser discutido na Câmara do Recife. Ela cobrou também, na tarde desta terça-feira 03, estrutura adequada para a CTTU. Segundo ela, o órgão não consegue atender a demnada da cidade, pois dispõe de apenas 30 motos, 460 agentes de trânsito, 20 carros e 6 engenheiros. “A estrutura é precária para monitorar tudo. Cobrei da gestão anterior o envio do Plano de Mobilidade, que chegou aqui apenas como carta de intenção. Foi retirado por esta gestão e não voltou mais”.

Vereadora cobra plano de mobilidade - Leia mais…

Michele Collins registra Dia da Bíblia

Michele Collins registra Dia da Bíblia

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi lembrado pela vereadora Michele Collins (PP), durante Reunião Plenária de hoje, 4. De acordo com a vereadora, a data foi criada em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI.

Michele Collins registra Dia da Bíblia - Leia mais…

Vereador destaca trabalho de Secretarias

Vereador destaca trabalho de Secretarias

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna na tarde de hoje, 4, para repercutir os trabalhos que estão sendo realizados por algumas Secretarias do Recife. Ele ressaltou a de Mobilidade e Controle Urbano, responsável por garantir o deslocamento das pessoas na cidade, principalmente através das calçadas, ciclovias e corredores viários. “É uma pasta nova e está sendo muito importante para a cidade”. Outra citada por ele foi a Secretaria Executiva do Direito dos Animais (SEDA), que tem como objetivo defender os animais através de políticas públicas.

Vereador destaca trabalho de Secretarias - Leia mais…

Câmara recebe urna do Instituto Maria da Penha

Câmara recebe urna do Instituto Maria da Penha

Como parte da campanha Não Violência contra a Mulher, o Instituto Maria da Penha está disponibilizando urnas para saber a opinião da população sobre o funcionamento da Lei Maria da Penha. Nesta quarta-feira, 04, a Câmara do Recife recebeu uma das urnas. “O objetivo é a partir das respostas poder redefinir e aperfeiçoar nossas ações para ajudar ainda mais as mulheres em situação de violência”, disse Regina Célia, vice-presidente do Instituto Maria da Penha.

Câmara recebe urna do Instituto Maria da Penha - Leia mais…

Raul Jungmann repercute pesquisa de ONG

Raul Jungmann repercute pesquisa de ONG

O vereador Raul Jungmann (PPS) comentou hoje,4, na Tribuna, sobre pesquisa do Instituto Ethos, divulgada nesta terça(3), em São Paulo, sobre o resultado da segunda aplicação dos Indicadores de Transparência Municipal das cidades-sede da Copa 2014. “O Recife foi colocado na condição de baixa transparência. Ou seja, no que se diz respeito à Copa, continuou reprovado por falta de transparência. Da vez anterior para agora, houve uma melhora, mas, mesmo assim, estamos ao lado de São Paulo, Natal e Fortaleza como uma das capitais de menor transparência em relação às obras da Copa.”, disse.

Raul Jungmann repercute pesquisa de ONG - Leia mais…

Dia da Bíblia é comemorado em reunião solene

Dia da Bíblia é comemorado em reunião solene

Uma das mais expressivas datas para o povo evangélico, o Dia da Bíblia, que é celebrado no segundo domingo de dezembro, foi comemorado em reunião solene realizada nesta quinta-feira, 5, na Câmara Municipal do Recife. A iniciativa foi do vereador Luiz Eustáquio (PT), que levou para o plenário dezenas de religiosos e representantes de sete instituições homenageadas: a Segunda Igreja Batista de Casa Amarela; o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil; a Igreja Evangélica Bíblica Betel; a Escola Teológica das Assembleias de Deus no Brasil – Representação de Pernambuco, Esteadeb; Igreja Evangélica Verbo da Vida em Campo Grande; Sociedade Bíblica do Brasil e a professora Siméa de Souza Meldrum. O vereador justificou a homenagem dizendo que o livro sagrado, base da fé Cristã, é a palavra de Deus.

Dia da Bíblia é comemorado em reunião solene - Leia mais…

Comissão de Educação recebeu 265 projetos em 2013

Comissão de Educação recebeu 265 projetos em 2013

Na última reunião do ano, a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara divulgou o número de Projetos de Lei que precisaram de análise do grupo legislativo. Dos 265 textos encaminhados, 230 receberam parecer favorável e apenas quatro foram rejeitados. O restante será avaliado após o período de recesso parlamentar. O presidente da comissão, André Régis (PSDB), considerou a avaliação positiva. “A comissão trabalhou muito e a produtividade foi intensa. Também é importante ressaltar a ótima qualidade dos debates realizados”.

Comissão de Educação recebeu 265 projetos em 2013 - Leia mais…

Parlamentar critica dualidade de órgãos

Parlamentar critica dualidade de órgãos

Levantamento realizado pelo vereador Raul Jungmann (PPS) mostrou que há dualidade de cargos e dispersão de dinheiro público, com comprometimento de resultados. Ele citou a existência da Secretaria Municipal de Saneamento e ao mesmo tempo a existência Sanear, uma autarquia, onde ambas são voltadas para o mesmo objetivo. Lembrou na quarta-feira 04, na Câmara do Recife, que a autarquia foi criada no final da gestão petista de João Paulo, segundo ele para acomodar partidos políticos. “Hoje a secretaria tem orçamento de R$ 42,9 milhões e gastou R$ 1,8 milhão com pessoal, enquanto a Sanear tem verba de R$ 3,37 milhões e gastou com pessoal R$ 1,5 milhão. A relação custo benefício é de 2 para 1 e na autarquia é 3 para 1”.

Parlamentar critica dualidade de órgãos - Leia mais…

Câmara discute papel do vereador

Câmara discute papel do vereador

Baseado nas solicitações feitas pelas comunidades, o vereador Almir Fernando (PCdoB) discutiu o papel do legislador, que segundo ele, quase sempre é confundido com o do Executivo. Ele disse na quarta-feira 04, na Câmara do Recife, que muitos acham que o vereador tem que resolver várias questões como falta de água, título de posse de terra, encostas, habitacionais. “Já fui convidado para debater com estudantes no Córrego do Euclides e a professora disse que alguns alunos queriam a presença do vereador, mas outros estavam com raiva porque o vereador não tinha construído barreira ou feito escadaria. Fiquei preocupado com as reações das pessoas nas ruas e tento mostrar a elas qual o papel do vereador e qual o do Executivo, que é quem executa as ações”.

Câmara discute papel do vereador - Leia mais…

Vereador comenta transferência de bibliotecas

Vereador comenta transferência de bibliotecas

Ao comentar o projeto do Executivo transferindo as bibliotecas de Afogados e Casa Amarela, da Secretaria de Cultura para o âmbito da Secretaria de Segurança Municipal, o vereador André Régis (PSDB) louvou na quarta-feira 04, na Câmara do Recife, a iniciativa e ao mesmo tempo lamentou. Segundo ele a transferência demonstra que os equipamentos estavam mal cuidados na Cultura, mas que a mudança era bem vinda por demonstrar cuidado. “A PCR deixou que as bibliotecas se acabassem e a solução encontrada por essa gestão foi transferí-las de pasta”.

Vereador comenta transferência de bibliotecas - Leia mais…

Audiência pública analisa contas da secretaria de saúde

Audiência pública analisa contas da secretaria de saúde

O secretário municipal de Saúde, Jailson Correia, afirmou que entre os meses de janeiro a novembro deste primeiro ano de administração do prefeito Geraldo Júlio foram investidos cerca de R$ 40 milhões no sistema municipal de saúde e que esse valor representa duas vezes mais do que nos últimos quatro anos anteriores à atual gestão. Anteriormente, segundo disse, eram investidos cerca de R$ 5 milhões por ano. Ele fez essas declarações na audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira, 7, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, por iniciativa do vereador Rogério de Lucca (PSL).

Audiência pública analisa contas da secretaria de saúde - Leia mais…

Dia da Consciência Cristã Evangélica é lembrado com homenagem na Câmara

Dia da Consciência Cristã Evangélica é lembrado com homenagem na Câmara

O Dia da Consciência Cristã Evangélica é comemorado no Recife no segundo domingo de dezembro, de acordo com a Lei Municipal nº 17.706/2011, de autoria do vereador Alfredo Santana (PRB). Para lembrar a data, a vereadora Michele Collins (PP) promoveu uma reunião solene na manhã desta sexta-feira, 6, no plenário da Câmara. A mesa de homenagens, presidida pelo vereador Eurico Freire (PV), foi composta ainda pelos pastores Fábio Cabral, da Igreja Internacional da Graça de Deus; Roberval Góes, Igreja Presbiteriana do Brasil; José Justino dos Santos, Igreja Assembleia de Deus Madureira; Ney Ladeia, presidente da Convenção Batista de Pernambuco; André Spínola, Igreja Congregacional Vale da Benção; e Cleiton Collins, que também é deputado estadual.

Dia da Consciência Cristã Evangélica é lembrado com homenagem na Câmara - Leia mais…

Secretaria da Saúde presta contas do primeiro quadrimestre 2013

Secretaria da Saúde presta contas do primeiro quadrimestre 2013

Na tarde desta sexta,6, no Plenarinho da Câmara, uma Audiência Pública tratou da prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2013 da Secretaria de Saúde. O encontro foi promovido pelo presidente da Comissão de Saúde, vereador Rogério de Lucca (PSL), e estavam presentes na ocasião, o Secretário de Saúde, Jaílson Correia, e o Gerente Geral de Planejamento e Orçamento, Paulo Roberto.

Secretaria da Saúde presta contas do primeiro quadrimestre 2013 - Leia mais…

Corpo de João Silva é velado na Câmara

Corpo de João Silva é velado na Câmara

O corpo do poeta e compositor João Leocádio Silva, mais conhecido como João Silva, está sendo velado no plenário da Câmara Municipal do Recife, neste sábado, 07, e seguirá no início da manhã de domingo para a cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, onde será sepultado. O artista foi parceiro de Luiz Gonzaga e, pela sua vasta herança artística com mais de duas mil composições, foi agraciado com o registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco. A Câmara também reconheceu o seu talento, concedendo-lhe o Título de Cidadão do Recife no ano de 2009.

Corpo de João Silva é velado na Câmara - Leia mais…

Henrique Leite debate comércio informal no Recife

Henrique Leite debate comércio informal no Recife

Numa audiência pública que lotou o plenarinho da Câmara Municipal do Recife o vereador Henrique Leite (PT) promoveu, na manhã desta segunda-feira, 9, ampla discussão sobre as questões referentes à situação do comércio informal e da mobilidade urbana.

Henrique Leite debate comércio informal no Recife - Leia mais…

Ações do documento