Notícias

Título de cidadão para um Chef

Hugo Provout, referência na gastrono-mia do Recife, além de Chef de Cozinha renomado, agora vai ser cidadão recifense. Por iniciativa do vereador Jayme Asfora (PMDB) ele recebeu, ontem, a honraria na Câmara Municipal cercado de amigos e admiradores. Ele é natural de Ubatuba, litoral de São Paulo. Jayme conta que o chef, já aos 18 anos de idade, começou a trabalhar na co-zinha. Para isso cursou o Senac, em Águas de São Pedro, São Paulo, e logo começou a atuar em restaurantes paulistas, ao lado de nomes como Emmanuel Bassoleil, Erik Jacquin e o mestre da cozinha francesa Laurent Suaudeau.

Leia mais…

Marília Arraes debate trabalho infantil no Carnaval

Preocupada com a exploração do trabalho infantil durante o Carnaval a vereadora Marília Arraes (PSB) realizou reunião pública, nesta terça-feira, 3, para obter informações sobre a evolução das políticas públicas de combate à exploração da mão de obra de crianças e adolescentes durante a maior festa popular do Recife. Ela cobrou mais integração entre os órgãos municipais para intensificar o combate nessa época do ano. É durante o Carnaval que os menores recifenses são mais usados no trabalho para terceiros seja na venda de comidas e bebidas, assim como no recolhimento de resíduos descartáveis e nos estacionamentos de carro.

Leia mais…

Maguari comemora reforma do PSF na comunidade Vietnã

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) parabenizou o Secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia pela reforma que será realizada no Posto de Saúde da Família da comunidade do Vietnã. Os engenheiros da Prefeitura já iniciaram a análise do espaço para iniciar as obras.

Leia mais…

LOA e PPA seguem para sanção do prefeito

A Câmara Municipal do Recife cumpriu todos os prazos regimentais exigidos pela Lei Orgânica e encaminhará ao Poder Executivo, nesta sexta-feira, 30 de novembro, os dois projetos de lei que foram votados e aprovados pelos vereadores prevendo a revisão do Plano Plurianual (PPA) 2010 – 2013 e a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) que serão executadas pelo prefeito eleito do Recife, Geraldo Júlio. A partir de agora, o atual prefeito, João da Costa, tem um prazo de 15 dias para sancionar total ou parcialmente as duas matérias.

Leia mais…

Comissão de Educação recebeu 265 projetos em 2013

Na última reunião do ano, a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara divulgou o número de Projetos de Lei que precisaram de análise do grupo legislativo. Dos 265 textos encaminhados, 230 receberam parecer favorável e apenas quatro foram rejeitados. O restante será avaliado após o período de recesso parlamentar. O presidente da comissão, André Régis (PSDB), considerou a avaliação positiva. “A comissão trabalhou muito e a produtividade foi intensa. Também é importante ressaltar a ótima qualidade debates realizados”.

Leia mais…

Câmara aprova revisão do PPA

Os vereadores da Câmara do Recife aprovaram, em primeira e em segunda votação, no início da noite desta terça-feira 25, a revisão do Plano Plurianual (PPA), realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Casa. O presidente da Comissão e relator do parecer da revisão, vereador Jairo Britto (PT), informou que o PPA é feito a cada quatro anos e que este estará em vigor até 2017.

Leia mais…

Priscila Krause questiona contratações temporárias

A contratação temporária de 21 Analistas de Controle Interno para a Controladoria Geral do Município foi questionada pela vereadora Priscila Krause, durante a reunião plenária desta quarta-feira,13. “Já aprovamos, aqui na Câmara, um projeto do Executivo que cria 300 cargos de Analista de Gestão. E para a minha surpresa, quando abri o DO de ontem, o prefeito Geraldo Júlio assina o Decreto 26.991 que autoriza a contratação temporária de 21 Analistas de Controle Interno. Então, gostaria de saber qual a diferença entre eles e a necessidade de pedir mais cargos?”, indagou.

Leia mais…

Isabella de Roldão solicita estacionamento e vestiário para funcionários ciclistas

Prédios públicos e privados com local exclusivo para estacionamento de bicicleta e vestiário para os funcionários tomar banho e trocar de roupa. Este é o desejo da vereadora Isabella de Roldão (PDT) explanado na reunião plenária desta quarta-feira, 10. Essas medidas já estão sendo solicitadas no projeto de Lei 18/2013, de sua autoria. “Além do bicicletário é preciso também vestiário. Para que as pessoas usem a bicicleta para se locomover de forma mais ágil, temos que dar condições para que essas pessoas possam ir trabalhar após o exercício”.

Leia mais…

Câmara recebe urna do Instituto Maria da Penha

Como parte da campanha Não Violência contra a Mulher, o Instituto Maria da Penha está disponibilizando urnas para saber a opinião da população sobre o funcionamento da Lei Maria da Penha. Nesta quarta-feira, 04, a Câmara do Recife recebeu uma das urnas. “O objetivo é a partir das respostas poder redefinir e aperfeiçoar nossas ações para ajudar ainda mais as mulheres em situação de violência”, disse Regina Célia, vice-presidente do Instituto Maria da Penha.

Leia mais…

André Régis analisa situação das bibliotecas no Recife

O vereador André Régis (PSDB) subiu à tribuna nesta segunda (2), para anunciar que fez um levantamento sobre a situação das bibliotecas no Recife. “Fizemos um grande levantamento sobre as nossas bibliotecas públicas do município e o que constatamos é uma vergonha para todos nós. Essas unidades pretendem formar os cidadãos e necessitam de memória e de intelecto, por isso é importantíssimo termos as nossas bibliotecas funcionando. Passei um tempo investigando as unidades que serão construídas, mas isso é um tema que não existe. A última pública foi a de Pernambuco, nossa vizinha, aqui no Parque Treze de Maio. E ela já tem 40 anos, o espaço é muito pequeno e com poucos recursos.”, disse.

Leia mais…

Wilton Brito sugere polos de cultura popular

Desde o início da década de 1980, o comércio internacional de bens culturais aumentou mais de seis vezes e subiu de 9,5 bilhões de dólares para 60 bilhões de dólares em 2002. Já as indústrias culturais e criativas são responsáveis por mais de 7% do PIB mundial. Baseado nesses dados da Unesco e do Banco Mundial, o vereador Wilton Brito (PHS) propôs a criação de polos de cultura popular em vários bairros do Recife. O requerimento do parlamentar foi aprovado por unanimidade na reunião plenária desta terça-feira, 09, e será encaminhado ao Executivo.

Leia mais…

Vereador quer reativar Frente LGBT na Câmara

Autor do projeto de lei que pune qualquer ato de discriminação contra homossexuais e institui 28 de julho como o Dia da Diversidade Sexual, o vereador Osmar Ricardo (PT) elaborou projeto de resolução para criar a Frente Parlamentar LGBT, que já atuou em outras legislaturas. A proposta dividiu opiniões e suscitou a reação contrária da bancada evangélica. Parte dos vereadores acha que o assunto pode ser debatido no seio da Comissão de Direitos Humanos existente na Câmara dos Vereadores. O parlamentar trouxe dados sobre avanços de outros países e cidades sobre a questão da diversidade sexual e sobre a homofobia, considerada crime no país.

Leia mais…

Priscila lamenta fechamento do Santander Cultural

Priscila Krause (DEM) lamentou o fechamento do Santander Cultural, que segundo ela, surpreendeu a todos e especialmente à cena cultural da cidade. Diversos artistas se manifestaram com pesar pela perda desse espaço importante para a cultura local. “Desde março o espaço estava sem funcionar e nesse final de semana os rumores do fechamento aumentaram, até que o banco veio a público informar que vai fechar por considerar o local inadequado”.

Leia mais…

Jayme Asfora quer fim do voto secreto

Ao completar 80 dias na Câmara do Recife, o vereador Jayme Asfora (PMDB) disse, na reunião plenária desta segunda-feira, 25, que trabalha para dar mais legitimidade à Casa Legislativa por entender que o mandato é uma procuração que o eleitor passa para o político. Por isso, ele propôs o fim do voto secreto na Casa, a exemplo de outras casas legislativas do país que já adotaram o voto aberto. “Considero o voto aberto mais transparente e é um compromisso com meu eleitorado. Vou propor o fim do voto secreto através de um projeto de resolução”.

Leia mais…

Vereador convida para audiência pública na Alepe sobre o PAC

Na tarde desta terça-feira, 08, O vereador Marcos Menezes (DEM) convidou aos demais parlamentares para acompanhar uma audiência pública sobre um balanço das obras do PAC, que será realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na próxima quinta-feira, às 9h. Ele ressaltou que se trata de “uma oportunidade única para que se possa acompanhar e saber das responsabilidades do governo federal nos repasses de verbas”.

Leia mais…

Jayme Asfora faz moção pela aprovação da PEC 555

Uma moção pela aprovação da PEC 555, que trata da retirada da cobrança previdenciária de aposentados, e que está para ser votada no Congresso, foi requerida pelo vereador Jayme Asfora (PMDB) na tarde desta segunda-feira 31. Ele argumentou que o desconto viola cláusulas pétreas da Constituição. Disse ainda que a Câmara do Recife já se manifestou favorável à aprovação da PEC 555 na discussão realizada em audiência pública. “É papel dessa Casa se manifestar porque há milhares de aposentados federais aqui”.

Leia mais…

Dia da Consciência Cristã Evangélica é lembrado com homenagem na Câmara

O Dia da Consciência Cristã Evangélica é comemorado no Recife no segundo domingo de dezembro, de acordo com a Lei Municipal nº 17.706/2011, de autoria do vereador Alfredo Santana (PRB). Para lembrar a data, a vereadora Michele Collins (PP) promoveu uma reunião solene na manhã desta sexta-feira, 6, no plenário da Câmara. A mesa de homenagens, presidida pelo vereador Eurico Freire (PV), foi composta ainda pelos pastores Fábio Cabral, da Igreja Internacional da Graça de Deus; Roberval Góes, Igreja Presbiteriana do Brasil; José Justino dos Santos, Igreja Assembleia de Deus Madureira; Ney Ladeia, presidente da Convenção Batista de Pernambuco; André Spínola, Igreja Congregacional Vale da Benção; e Cleiton Collins, que também é deputado estadual.

Leia mais…

Resposta da Câmara à matéria publicada no Blog da Folha

A Câmara Municipal do Recife, em alusão à matéria veiculada neste blog, vem a público esclarecer alguns pontos, exercendo o seu direito de resposta, preceito básico do jornalismo. Os vereadores que seguiram em missão oficial para as Casas Legislativas de outras capitais, participaram da atividade com o objetivo de contribuir com sugestões que possam aprimorar as ações do legislativo recifense.

Leia mais…

Presidente da Câmara anuncia Corregedor e Ouvidor

Os vereadores Eurico Freire (PV) e Eriberto Rafael (PTC) assumem agora um novo desafio na Câmara do Recife. Eles foram nomeados Corregedor e Ouvidor do legislativo municipal. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), durante a reunião plenária desta segunda-feira, 23. “Queremos fazer desta Casa o melhor parlamento do Brasil e essa escolha foi feita por todos os membros da Comissão Executiva e obedeceu a um consenso de uma casa política”, destacou Gomes.

Leia mais…

Henrique critica flexibilização de armas no país

O vereador Henrique Leite (PT), fez hoje na Câmara do Recife veemente discurso contrário à flexibilização das armas e munição no país. Usou da experiência de policial para criticar a bancada da bala, deputados federais favoráveis à diminuição de idade para compra de armas de 25 para 21 anos e a possibilidade de comprar 100 balas por ano. “Essa bancada é financiada pela indústria de armas. Está registrado no TRE doações de mais de R$ 8 milhões para campanhas. Agora eles estão cobrando a fatura”.

Leia mais…