Notícias

Audiência Pública debate andamento da Via Mangue

Motivada pelas notícias publicadas recentemente sobre o andamento da Via Mangue, a vereadora Priscila Krause (DEM) presidiu a 6ª audiência pública em relação à obra, na tarde desta quinta,12, no Plenarinho, cujo tema foi “Via Mangue: Entraves e Soluções”. “É uma sequência de debates, essa é a 6ª audiência. Esses encontros fazem parte de um acompanhamento que começou a ser feito através das ordens de serviços datadas a partir de abril de 2011. O foco dessa vez é um pouco diferente das 4 últimas, por conta de declarações e publicações na imprensa, desde o no final de setembro, levantando vários pontos polêmicos do projeto e resolvemos abordar e levantar essas questões. São alguns problemas e pontos discutidos por vários técnicos como dificuldades. Mas que, no final, o grande objetivo é de querermos uma via adequada para toda a população”, disse.

Leia mais…

Almir Fernando fala de ações da Prefeitura do Recife

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira, 30, para destacar duas ações da Prefeitura do Recife. A primeira foi um projeto de lei encaminhado ao Poder Executivo, para a retirada de carros abandonados nas ruas da cidade. “Esses veículos só servem para dificultar a mobilidade e como lugar de consumo de drogas”.

Leia mais…

Vereadora faz alerta para baixo estoque em banco de leite

O baixo estoque de leite materno no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, foi o tema do pronunciamento da vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante a Reunião Plenária desta segunda, 2. De acordo com a parlamentar, o nível encontra-se crítico com apenas 24 litros, suficiente para quatro dias. O hospital precisa de uma média, por dia, de 6 litros de leite.

Leia mais…

Câmara celebra carreiras de Claudionor Germano e Nonô Germano

Claudionor Germano e Nonô Germano. Pai e filho dotados de um talento nobre: o de cantar e encantar o público com os sons do carnaval de Pernambuco. E para homenagear esses grandes nomes da cultura, a Câmara promoveu na manhã desta sexta-feira, 7, uma Reunião Solene para comemorar os 70 anos de carreira de Claudionor e 30 anos de carreira de Nonô. A iniciativa partiu do vereador Wanderson Florêncio (PSDB).

Leia mais…

André Régis comenta votação sobre sistema político

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou ontem (26), por 267 votos a 210 e 5 abstenções, o sistema eleitoral distrital proposto pelo relator da PEC da reforma política. Nesse modelo, conhecido como “distritão”, os deputados e vereadores seriam eleitos apenas de acordo com a quantidade de votos recebidos. O fato foi lamentado hoje (27), na tribuna, pelo vereador André Régis (PSDB).

Leia mais…

Escritora Luzilá Gonçalves recebe título de cidadã recifense

A escritora e professora Luzilá Gonçalves Ferreira é a mais nova cidadã do Recife. Ela recebeu o título no plenário da Câmara Municipal, em solenidade realizada desta segunda-feira, 9. “Mulher forte, mãe, profissional reconhecida no campo do ensino, Luzilá foi professora de Literatura Brasileira e Cultura Pernambucana no Departamento de Letras da UFPE por mais de 35 anos. Dedicou a vida ao ensino e à produção da arte literária, elevando nosso estado à referência nacional como sendo terra de escritores e contadores da nossa história. Doutora em Estudos Literários pela Universidade de Paris VII, ela também é pesquisadora, foi presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e é membro “imortal” da Academia Pernambucana de Letras”, diz a justificativa do decreto legislativo de autoria de Raul Jungmann, quem fez a proposta antes de se licenciar, no mês passado, do cargo de vereador.

Leia mais…

Projeto estabelece meia entrada para radialistas e jornalistas

O vereador Rogério de Lucca (PSL) é autor do Projeto de Lei 122/ 2014 que institui a meia-entrada para radialistas e jornalistas em estabelecimentos que proporcionam lazer, cultura e entretenimento no Recife. A medida aguarda parecer das Comissões de Legislação e Justiça, Direitos Humanos e Finanças e Orçamento. O parlamentar justifica a iniciativa, considerando “a importância da divulgação cultural e esportiva, do respeito e valorização dos profissionais da área de comunicação”.

Leia mais…

Luiz Eustáquio comenta evento de combate às drogas

O vereador Luiz Eustáquio (PT) repercutiu hoje, 17, a reunião solene realizada no Dia Municipal de Combate às Drogas, na semana passada. “Um tema tão importante para essa Casa e tivemos a oportunidade de compartilhar o momento com tantos convidados e meios de comunicação que têm tido compromisso não apenas divulgando mas, também, cobrando ações do poder público”.

Leia mais…

Vereadora pede apoio para ONGs e terceiro setor

As entidades que atuam no terceiro setor, suas dificuldades e a necessidade de se criar um núcleo de apoio nessa área, no Recife, foram os temas do discurso da vereadora Michele Collins (PP), na tarde desta segunda-feira, 29. “O terceiro setor corresponde às entidades sem fins lucrativos, que produzem bens e serviços de caráter público, a exemplo das ONGs, clubes de serviços, instituições religiosas, entre outros. No Brasil, existem mais de 250 mil entidades atuando nesse setor, totalizando aproximadamente dois milhões de voluntários”.

Leia mais…

Programa concede redução de multas e juros de ICMS

Devedores de ICM e ICMS poderão parcelar seus débitos em até doze vezes, bem como obter redução de até 85% no valor das multas, e 95% no valor dos juros. Trata-se do programa de Recuperação de Créditos Tributáveis do governo do Estado. O vereador Carlos Gueiros (PTB) comemorou o lançamento do programa que terá prazo de adesão até 30 de dezembro. “Ressalto a atitude do governo em recuperar créditos tributários, um verdadeiro presente de Natal para os contribuintes endividados, que nem sempre podem pagar seus débitos. Muitos até querem quitar as dívidas, mas não têm fôlego”.

Leia mais…

Almir Fernando quer realizar Jogos Escolares Municipais

O vereador Almir Fernando (PCdoB) elaborou projeto de Lei 113/2013, que pretende realizar os Jogos Escolares Internos Municipais (JEIM) e os Jogos Escolares Municipais (JEM) no Recife. As atividades terão por finalidade estimular a prática desportiva em todas as escolas públicas municipais, bem como a mobilização de toda comunidade escolar em prol do desporto educacional.

Leia mais…

Aimée Carvalho agradece votação recebida

Reeleita com 14.338 votos, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) dirigiu-se à tribuna na tarde desta terça-feira,25, para agradecer os seus eleitores e eleitoras. “Foram votos voluntários e conscientes, de eleitores comprometidos e identificados com as ações e atividades que desenvolvi na Câmara Municipal do Recife, em quase quatro anos de labuta diária na defesa dos seus direitos de cidadania”.

Leia mais…

Estéfano Menudo elogia Projeto Levante

Inaugurado em 2002 e desenvolvendo atividades esportivas e lúdicas, o projeto Levante foi o tema destacado pelo vereador Estéfano Menudo (PSB), na tarde desta segunda-feira (3). “Gostaria de parabenizar o trabalho desenvolvido pelo Projeto Levante, do Bongi. São essas entidades guerreiras, compostas por pessoas aguerridas que nos fazem refletir e nos sentir na obrigação de darmos condições dignas para que essas atividades exemplares não cessem”, disse.

Leia mais…

Vereadores comemoram Dia do Líder Comunitário

Instituído por uma lei municipal proposta pela vereadora Priscila Krause (DEM), o Dia do Líder Comunitário foi lembrado hoje na Câmara do Recife. Michele Collins (PP) argumentou que a data, comerorada todo dia 15 de abril, trazia uma reflexão sobre a importância das lideranças comunitárias na luta por melhores condições de vida de comunidades populares e carentes.

Leia mais…

Vereador alerta para cenário econômico em 2014

O Brasil deverá registar o menor crescimento entre os países dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) no próximo ano. Para o vereador André Régis (PSDB), o rebaixamento de expectativas em relação ao crescimento do país, feito pelo FMI, pode atingir os planos da Prefeitura do Recife, caso não faça um choque de gestão, cortando gastos. “Estimo que 2014 será um ano perdido na economia, sem criação de novos empregos, inflação alta e desacelaração geral. Investidores já estão migrando para países de economia mais estável e com melhor horizonte. O governo Dilma tem sido umdesastre econômico”.

Leia mais…

Aimée Carvalho discute violência contra as mulheres

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) dirigiu-se à tribuna de hoje, 29, para destacar a violência contra as mulheres. De acordo com a parlamentar, até maio deste ano Pernambuco já contabilizou 110 casos de mulheres assassinadas, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). E o mais recente é o de Maria Alice Seabra, 19 anos, assassinada pelo próprio padrasto.

Leia mais…

Aimée Carvalho comenta dados do trabalho infantil

Uma pesquisa divulgada pelo Sistema Nacional de Indicadores em Direitos Humanos (SNIDH) destaca que os meninos negros são as maiores vítimas de exploração do trabalho infantil no Brasil. A vereadora Aimée Carvalho (PSB) comentou o tema na tarde desta terça-feira, 16. Ela disse que 5,8% dos meninos negros entre 5 e 15 anos desenvolvem algum tipo de trabalho no Brasil, de acordo com a publicação. Já entre os meninos brancos, a taxa de ocupação da mesma faixa etária é de 3,7%. Entre as mulheres negras é de 2,9% e 2% entre as brancas.

Leia mais…

Marco Aurélio pretende substituir tração animal por veículo sustentável

O requerimento 1307/2015, de autoria do vereador Marco Aurélio (SDD), que pretende implementar no Recife o “Cavalo de Lata” (veículo sustentável elaborado com material reciclável) no serviço de limpeza urbana, foi amplamente discutido na reunião plenária desta quarta-feira, 25. O vereador Jurandir Liberal (PT) solicitou esclarecimentos em relação ao requerimento.

Leia mais…