Notícias

Vereador comemora inauguração do novo Cmei

A inauguração do novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), na comunidade de Bola na Rede, no Bairro da Guabiraba, no ultimo dia 14, foi tema do discurso do vereador Almir Fernando (PCdoB), na tarde de hoje, 18. “Um iniciativa muito importante para o futuro das crianças da nossa cidade”.

Leia mais…

Professor Waldecy Pinto recebe Medalha José Mariano

A maior das honrarias da Câmara Municipal do Recife, que é a Medalha do Mérito José Mariano, foi concedida ao arquiteto, urbanista e professor universitário Waldecy Pinto, em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira, 21, por iniciativa da vereadora Priscila Krause (DEM). “É um justo reconhecimento à sua contribuição com a história da arquitetura e do urbanismo recifenses”, disse ela. Políticos, arquitetos e engenheiros, além de amigos e familiares do homenageado, prestigiaram a solenidade. Waldecy Pinto atuou como Secretário de Planejamento da Cidade em duas gestões e participou da elaboração dos Planos Diretores e de diversos projetos urbanísticos e arquitetônicos do Recife.

Leia mais…

Presidente do TRT é o novo Cidadão do Recife

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) promoveu uma reunião solene na manhã desta terça-feira, 20, no plenário da Câmara, para conceder o Título de Cidadão do Recife ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade. Segundo a vereadora, ele tem muitos trabalhos prestados à cidade do Recife e a Pernambuco. O homenageado é natural de Macaparana, no interior do Estado e se formou em direito no ano de 1973 pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde então já foi presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da sexta região; Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho e vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros e Integrante da Delegação da Associação dos Magistrados Brasileiros nas reuniões anuais da União Internacional dos Magistrados, entre outros.

Leia mais…

Legislação e Justiça proíbe tração animal no Recife

A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na tarde desta segunda (23), para discutir 15 matérias, dentre elas 9 Projetos de Lei Ordinária de autoria de vários parlamentares, 4 Projetos de Decreto Legislativo e 2 de autoria do Executivo. Estavam presentes os vereadores Aerto Luna (PRP), Felipe Francismar (PSB), Henrique Leite (PT), Raul Jungmann (PPS), Eriberto Rafael (PTC) e Romerinho Jatobá (PR).

Leia mais…

Wanderson Florêncio questiona situação dos parques

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) questionou a situação dos parques no Recife, durante a Reunião Plenária de hoje, (10). “É triste a situação dos nossos parques. O de Apipucos é lamentável e o do Parque das Esculturas encontra-se escuro e abandonado, sendo utilizado até por usuários de drogas. Estamos aqui cobrando agilidade para a recuperação desses locais até para podermos elogiar o prefeito. Além dessas questões, os buracos e a mobilidade são preocupantes . Fizemos um levantamento no bairro de Setúbal, e descobrimos que em todas as ruas de lá tem buracos. Solicitamos serviços de melhorias, através de requerimentos, para que o cenário possa mudar.”, disse.

Leia mais…

Câmara aprova PPA e LOA em segunda discussão

O Plano Plurianual (PPA), que contem o planejamento detalhado das ações para os próximos quatro anos de gestão e a Lei Orçamentária Anual (LOA), que detalha o orçamento para o próximo ano, foram aprovados ontem, em reunião extraordinária para segunda discussão, pela maioria dos vereadores presentes no plenário, 29 ao todo. Os quatro parlamentares da oposição se retiraram do recinto para não votar o PPA e LOA. A bancada alegou que não houve tempo suficiente para discutir os pareceres da Comissão de Finanças e Orçamento, disponibilizados, o do PPA na terça-feira à noite, e o da LOA, na manhã desta quarta.

Leia mais…

Jurandir Liberal comenta Plano Plurianual

A revisão do Plano Plurianual 2014-2017 da cidade do Recife foi votada no plenário da Câmara Municipal na tarde desta terça-feira, 25. O Plano Plurianual é destinado a organizar as ações públicas pelo período de quatro anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas. O vereador Jurandir Liberal (PT) lembrou que a cultura da cidade é um item que precisa ser visto com atenção. “Nosso município é conhecido mundialmente pela sua riqueza multicultural, principalmente pelo nosso carnaval. Venho ressaltar a redução muito grave de políticas públicas neste setor. O governo tem que dar mais prioridade à nossa cultura”.

Leia mais…

Jungmann cobra Plano de Mobilidade do Recife

O vereador Raul Jungmann (PPS) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 26, para cobrar da Prefeitura da Cidade o envio do Plano de Mobilidade do Recife para a Câmara Municipal. Ele lembrou que desde a atualização do Plano Diretor no ano 2008 já estava previsto o envio ao legislativo do documento. “Se não tivermos respeito à Casa, ao nosso trabalho e às leis, quem vai nos respeitar? O Plano foi retirado daqui e já não ouvimos mais falar nele”, ressaltou.

Leia mais…

Aimée Carvalho é eleita presidente da Comissão de Ética

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) foi eleita para exercer o cargo de presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar durante o biênio 2017-2018. Na reunião de instalação da Comissão ocorrida na manhã de hoje (10) na Câmara, estiveram presentes os vereadores Antonio Luiz Neto (PTB) e Hélio Guabiraba (PRTB). O vereador Almir Fernando (PCdoB) é o vice-presidente.

Leia mais…

Câmara do Recife realiza palestra sobre câncer de mama

No encerramento da programação de eventos do Outubro Rosa, a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta quarta-feira, 4 de novembro, palestra aberta ao público sobre a prevenção ao câncer de mama. “Este é o câncer que tem uma das maiores incidências entre as mulheres. Somente para este ano estão sendo esperados 57.120 novos casos no Brasil. É a primeira causa de morte entre as brasileiras, com uma taxa de mortalidade de 12,10 óbitos em cada 100 mil mulheres. Isso é altíssimo”, alertou a médica Iana Costa, do Serviço de Saúde da Câmara.

Leia mais…

Alfredo Santana quer incluir Corrida da Consciência Negra em calendário oficial

O vereador Alfredo Santana (PRB) apresentou projeto de lei à Câmara Municipal que objetiva instituir no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife a Corrida da Consciência Negra, a ser comemorado anualmente no terceiro sábado do mês de novembro. “A Corrida da Consciência Negra é um clamor social e uma forma de unir a sociedade contra a prática criminosa do racismo”, justificou o vereador. O projeto de lei, que recebeu o número 138/2016, já foi encaminhado para análise das comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.

Leia mais…

Isabella de Roldão repercute encontro com jovens da robótica

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) comentou na tarde desta terça (4) sobre o encontro dos jovens pernambucanos que venceram o Campeonato Europeu de Robótica Lego na Alemanha, com o prefeito Geraldo Júlio. “Vim, aqui, compartilhar esse encontro dos jovens da robótica com o prefeito Geraldo Júlio numa tarde magnífica, onde as 10 crianças vitoriosas, junto com os professores e a direção da escola, puderam transmitir a alegria vivida no campeonato. Foi um momento de troca muito significativo”, disse.

Leia mais…

Aerto Luna propõe voto de aplausos à Colab

O vereador Aerto Luna (PRP) falou na tarde desta terça-feira, 4, sobre requerimento de sua autoria que pede um voto de aplausos à Rede Social Colab. Criada pela empresa pernambucana Quick Site, a Colab é uma das três finalistas do prêmio AppMyCity, da organização New Cities Foundation, que premia aplicativos móveis que aprimoram as experiencias urbanas, conectam pessoas e estimulam a criação de cidades sustentáveis.

Leia mais…

Aumento dos professores será votado hoje

Exatamente oito dias depois de a Câmara Municipal do Recife ter recebido o projeto de lei número 01/2014, do chefe do Poder Executivo, que reajusta o valor da hora-aula para os professores, monitores e instrutores da Secretaria de Educação do Recife, os vereadores votarão em plenário na reunião ordinária desta terça-feira, 11, prevista para começar às 15h. O reajuste médio é de 8,3% e terá efeito retroativo para 1º de janeiro.

Leia mais…

Jurandir Liberal comemora 10 anos do Estatuto do Idoso

Os 10 anos do Estatuto do Idoso foram lembrados pelo vereador Jurandir Liberal (PT), durante Reunião Plenária desta terça, 1. Promulgada em 1º de outubro de 2003, a lei nº 10.741 estabeleceu a criação do Estatuto que, segundo o parlamentar, trouxe avanços para a população. “No ano de 2003, no governo Lula, podemos destacar o passe livre, melhorias na mobilidade, o senso de acolhida e de Instituições de Longa Permanência. Ou seja, são vários itens que ajudam a vida dos idosos. Na realidade, o Estatuto é um marco jurídico na legislação brasileira e sempre busca a proteção necessária.”, disse.

Leia mais…

Luiz Eustáquio promove audiência pública sobre shopping popular

Uma debate sobre a construção de shoppings populares no Recife, com boas condições de funcionamento, foi realizado na audiência pública promovida pelo vereador Luiz Eustáquio (PT), na manhã desta segunda-feira, 9, na Câmara Municipal. O plenarinho ficou lotado de ambulantes, que estão mobilizados com o objetivo de implantar os centros populares descentralizados, por entenderem que eles podem reduzir o número de comerciantes informais das ruas e dessa forma contribuir para melhorar a mobilidade urbana.

Leia mais…

Empreendimentos de impacto motivam audiência pública na Câmara

Para buscar elementos que possam ajudar na revisão do Plano Diretor, destacando a temática dos empreendimentos de impacto no Recife, o vereador Raul Jungamnn (PPS) realizou audiência pública, na Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira, 14. Representou a segunda etapa de um debate que o parlamentar iniciou em março para debater a necessidade de regulamentação da principal legislação urbanística. “O Plano Diretor é grande, importante e exige vários debates. Estamos fatiando os assuntos para facilitar o andamento das discussões. O objetivo agora será de avaliá-lo sobre os Empreendimentos de Impacto e encontrar os melhores ajustes a serem adotados nesse sentido numa discussão com o poder público, os empresários do setor e a sociedade civil”, esclareceu o vereador.

Leia mais…

Carlos Gueiros comenta concurso da Guarda Municipal

O vereador Carlos Gueiros (PTB) comunicou na Reunião Plenária de hoje, 10, a vinda do secretário Municipal de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, à Casa para debater os problemas ocorridos no concurso da Guarda Municipal. “Quando procurei o secretário para marcar uma audiência, fui surpreendido com a disponibilidade imediata de marcar com os demais parlamentares. Murilo Cavalcanti propôs e cumpriu, vindo à Casa para tratar conosco desse assunto”, disse.

Leia mais…

Marília homenageia jornalista Carlos Percol

O jornalista Carlos Augusto Ramos Leal Filho, conhecido como Percol entre os colegas , que morreu no mesmo acidente que vitimou o ex-governador Eduardo Campos, há cerca de dois anos, está sendo homenageado pela vereadora Marília Arraes (PSB), através de um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal do Recife. A vereadora propõe que a Biblioteca do Compaz localizado na Avenida Aníbal Benévolo, no Alto Santa Terezinha, seja denominada “Biblioteca Jornalista Carlos Percol”.

Leia mais…

Vera Lopes defende regulamentação para esteticistas

A vereadora Vera Lopes (PPS) defendeu a regulamentação da profissão de esteticista, na tarde desta quarta-feira, 29, durante discurso na tribuna da Câmara. Ela destacou a importância desta categoria e o próximo dia oito de junho, que será marcado como um dia mobilização nacional. “Aqui no Recife, promoverei uma audiência pública, contando com diversas autoridades e estudantes para debatermos o assunto. Em seguida, sairemos em passeata”.

Leia mais…