Notícias

Recife pode ganhar Banco de Talentos e Currículos

Os parlamentares aprovaram por unanimidade, na sessão plenária desta segunda-feira (24), o substitutivo da Comissão de Educação da Câmara ao projeto de lei que cria o Banco de Talentos e Currículos do Recife. Mas a proposta, do vereador Augusto Carreras (PV), precisa ainda ser votada em segunda discussão, para ser encaminhada ao Executivo. “O objetivo é promover a valorização profissional dos servidores públicos municipais, garantindo-lhes espaços para que possam divulgar suas experiências profissionais e suas aptidões”.

Leia mais…

Líder governista faz avaliação positiva do semestre

Líder do Governo na Câmara Municipal do Recife, o vereador Josenildo Sinesio (PT) fez avaliação e concluiu que o resultado dos trabalhos realizados no primeiro semestre de 2010, pelo Legislativo, foi “bastante produtivo”. Ele se baseou na convivência, nesse período, entre as bancadas de situação e oposição, no relacionamento com o Poder Executivo e nas discussões de temas de interesse do povo recifense. “Fechamos o semestre com saldo positivo em todos esses itens, com o objetivo único de trabalhar e defender os projetos importantes para a população”.

Leia mais…

Vereadora cobra manutenção de residencial no Cordeiro

Vários moradores do Casarão do Cordeiro lotaram a sessão plenária desta segunda-feira (21) para acompanhar o discurso da vereadora Aline Mariano (PSDB). A parlamentar cobrou do secretário de Habitação do Recife a manutenção do habitacional que foi entregue em 2005 pela Prefeitura do Recife aos antigos moradores das palafitas de Brasília Teimosa e da Vila Vintém II. “Há um ano exibi aqui no plenário um vídeo do local, do que ficou inacabado e dos problemas de gerência condominial. Alojaram 900 famílias em um espaço inacabado. Poucos anos de construção e o prédio já apresenta sérios problemas e os moradores se queixam por viverem nessa situação”.

Leia mais…

Marcos Menezes alerta poluição no Açude de Apipucos

A grande quantidade de baronesas no Açude de Apipucos, um reflexo da poluição do local, levou o vereador Marcos Menezes (DEM) à tribuna da Casa, durante a sessão plenária desta segunda-feira (17). Ele destacou a necessidade de se rever a limpeza diária que é feita pelo Executivo na área.

Leia mais…

Menudo fala sobre prevenção nos morros da cidade

As ações preventivas para conter as tragédias provenientes da chuva foram tema de pronunciamento do vereador Estefano Menudo (PHS), na tarde desta segunda-feira (26). O parlamentar destacou a importância do convênio assinado pelo Governo de Pernambuco e pela Prefeitura do Recife no valor de R$ 63,5 milhões de reais para execução de obras em mais de 25 bairros, sendo a maioria intervenções em áreas de morros.

Leia mais…

Múcio Magalhães parabeniza escoteiros

Na manhã desta sexta-feira 11, o presidente Múcio Magalhães (PT) fez uma homenagem ao centenário do escotismo no Brasil. Em seu pronunciamento, falou sobre a importância do movimento para a sociedade e as leis que regem a atuação de um escoteiro. Veja na íntegra o discurso do presidente da Câmara Municipal do Recife.

Leia mais…

Daniel Coelho critica atuação de policiais

A grande quantidade de arrastões e brigas na noite do último domingo, no Alto da Sé em Olinda, impressionaram o vereador Daniel Coelho. Na sessão plenária desta terça-feira (18), ele criticou a falta de atuação dos policiais que estavam no local. “Levei um amigo para conhecer o Alto da Sé e fiquei impressionado. Havia duas viaturas da polícia, mas a quantidade de arrastões e brigas é algo de envergonhar a todos nós. Falei pessoalmente com os policiais e pedi para que fossem fazer ronda e caminhar pelo tumulto. Isso é uma vergonha”.

Leia mais…

Comissão deve acompanhar trabalho da prefeitura após as chuvas

13 mortos, mais de 14 mil desabrigados e 15 mil desalojados, 40 municípios atingidos, 22 em situação de emergência e nove em situação de calamidade pública. A tragédia deixada pelas chuvas que atingiram Pernambuco nos últimos dias foi o principal tema da sessão plenária desta segunda-feira (21). Priscila Krause (DEM) pediu a formação de uma comissão suprapartidária na Câmara para acompanhar, mesmo com o recesso parlamentar de julho, as ações da Prefeitura do Recife. A parlamentar também solicitou que a Casa se torne mais um ponto no Recife de arrecadação de donativos para os atingidos. “É um momento de união onde temos que dar as mãos aos que estão sofrendo. Desde a última quinta-feira, tenho visitado vários locais, como o Córrego da Bica e o Alto Jose do Pinho, e inúmeras barreiras estão correndo sérios riscos”.

Leia mais…

Audiência discute política municipal de combate ao crack

“No Brasil, o crack está presente em 97% dos municípios mas 91% deles não têm política pública de enfrentamento a este tipo de droga”. Os dados foram apresentados pelo vereador Luiz Eustáquio (PT), presidente da Comissão de Saúde da Câmara e da Frente Parlamentar de Combate ao Crack, que promoveu na manhã desta quinta-feira (12) no Plenarinho da Casa, uma audiência pública sobre a política municipal de combate ao crack e o funcionamento das Comunidades Terapêuticas no Recife.

Leia mais…

Aline Mariano presidirá Comissão de Defesa dos Direitos Humanos

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, do Contribuinte e do Consumidor, Apoio Comunitário e da Criança e do Adolescente foi instalada na manhã desta quinta-feira, 10, no gabinete especial da Casa. Os integrantes do grupo elegeram a vereadora Aline Mariano (PSDB) como presidente e Jadeval de Lima (PTN) como vice-presidente. O vereador Marcos di Bria é membro efetivo da pasta, que conta ainda com Estefano Menudo (PHS) e Vera Lopes (PPS) como suplentes.

Leia mais…

Jurandir Liberal convida vereadores para seminário de trânsito

O presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), formalizou na Reunião Plenária desta terça-feira, 28, um convite a todos os vereadores que participam da Comissão de Mobilidade Urbana da casa, para que participem do Seminário “Desafios para o trânsito do amanhã”, promovido pelo Diário Associados, no próximo dia cinco de outubro, das 8h às 12h30.

Leia mais…

Oposição cobra da Prefeitura negociação com servidores da Saúde

Uma Comissão formada por seis vereadores irá acompanhar a negociação salarial entre auxiliares e técnicos de Enfermagem da Rede Municipal de Saúde e a Prefeitura do Recife. Os profissionais reivindicam 16% de reajuste para quem trabalha 40 horas/semanais e 13% para quem cumpre 30 horas por semana, mas o Executivo propõe 6% de aumento. Vários trabalhadores acompanharam o pronunciamento do vice-líder da Oposição, vereador Daniel Coelho (PV), que trouxe o assunto à Câmara, na sessão plenária desta terça-feira (5).

Leia mais…

Inácio Neto parabeniza prefeitura por praças revitalizadas

O vice-líder do governo, Inácio Neto (PTN) parabenizou o prefeito João da Costa pela entrega, na última terça-feira (27), de mais um espaço de lazer revitalizado. Desta vez, a obra entregue foi a Praça da Convenção, um dos principais espaços públicos de lazer do bairro de Beberibe, na Zona Norte. Foram investidos R$ 194 mil nas obras de pintura e recuperação do gramado, dos quiosques, e das instalações elétricas e hidráulicas. “Temos um prefeito atencioso, participativo, preocupado com o bem estar da população. Várias outras praças e espaços públicos já foram inaugurados e recuperados desde o ano passado”, afirmou o parlamentar.

Leia mais…

Câmara realiza segunda-feira última sessão do semestre

A última sessão ordinária deste semestre na Câmara Municipal do Recife será realizada na próxima segunda-feira, 05 de julho, às 15h. O recesso parlamentar terá início na terça-feira e se estenderá até 31 de julho, de acordo com a Lei Orgânica do Município e com o Regimento Interno. “O recesso caracteriza-se pela suspensão dos trabalhos no plenário. Durante esse período não há deliberações em colegiado”, esclareceu o assessor especial legislativo, Paulo Rogério Nascimento.

Leia mais…

Priscila Krause agradece votação recebida

Passadas as eleições, a vereadora Priscila Krause (DEM), que disputou uma vaga para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, obtendo 32.665 votos, agradeceu nesta terça-feira, 9, no plenário da Câmara do Recife a votação recebida. “Ao me lançar este ano na disputa por um mandato estadual, tinha a exata noção do desafio que me esperava. Desafio que se revelou em toda sua dificuldade e uma campanha memorável. A contagem dos votos foi apenas a última parte dos meses de aprendizado a que me submeti”.

Leia mais…

Aerto Luna comemora conquista de taxistas

A Prefeitura do Recife renovou por mais um ano a portaria que permite aos taxistas circular nos corredores exclusivos para ônibus. Na reunião plenária desta segunda-feira, 19, o vereador Aerto Luna (PRP) comemorou a decisão e parabenizou a categoria pelo bom cumprimento da norma. “Quero parabenizar o comportamento e a forma com que os taxistas se portaram durante este período experimental de 90 dias e também o prefeito, por respeitar e dar oportunidade à categoria trabalhar da melhor forma”.

Leia mais…

Marcos Menezes critica prefeito do Recife

O vereador Marcos Menezes (DEM) subiu à tribuna da Casa na tarde desta quarta-feira, 23, para criticar a gestão e o prefeito João da Costa, a quem chamou de "soberbo e arrogante". Ele disse que o Recife virou a capital das promessas e dos projetos mirabolantes, mas que não saem do papel. Obras como o Parque Dona Lindu, a Via Mangue, que teve a licitação adiada, e a duplicação do Viaduto Capitão Temudo também foram questionadas pelo parlamentar.

Leia mais…

Projetos pedem melhorias na impressão de comprovantes e cupons fiscais

Foram aprovados em segunda discussão esta semana dois projeto de lei do vereador Alexandre Lacerda (PTC), de nº 148/09 e 149/09. Eles pedem a substituição do tipo de papel usado para imprimir cupons fiscais e comprovantes de pagamentos em caixas eletrônicos e estabelecimentos comerciais do Recife. De acordo com a proposta, as informações devem ficar legíveis por pelo menos cinco anos, o que garantiria sua utilização para fins judiciais.

Leia mais…

Parlamento jovem realiza mais uma reunião

Na tarde desta quarta-feira, 21, aconteceu na Câmara Municipal do Recife, a segunda reunião após a posse dos 37 vereadores que compõem o Parlamento Jovem. Nas atribuições do dia foram discutidas as questões do trato de convivência, a postura parlamentar e o cronograma para 2012. “Se não há participação, não há exercício do mandato”, enfatizou a primeira mulher presidente, Priscila Prestes.

Leia mais…

Vereadores querem suspender no Recife cartilha sobre educação sexual

“Mamãe, como eu nasci?”. O livro sobre orientação sexual para crianças, do professor carioca Marcos Ribeiro, gerou polêmica na sessão plenária desta segunda-feira (26). A publicação faz parte de um kit escolar entregue a alunos de 6 a 10 anos da Rede Municipal de Ensino do Recife. Na tribuna da Casa, o vereador André Ferreira (PMDB) cobrou o recolhimento dos livros e disse que cabe à família e não ao Poder Público educar sexualmente os filhos.

Leia mais…