Notícias

Vereadora propõe comissão para tratar dos mercados públicos

A vereadora Aline Mariano (PSDB) subiu à tribuna na tarde desta terça,19, para lembrar o acordo firmado na audiência pública realizada no mês de maio sobre a situação dos mercados públicos do Recife. “Na ocasião, foi mencionada a intenção de formação de um grupo de trabalho, com todos os poderes representados, com o objetivo de elaborar um planejamento de curto, médio e longo prazos para os nossos mercados públicos. Afinal de contas, todos os mercados da nossa cidade fazem parte da nossa identidade. No Recife, são 17, com mais de 2 mil boxes. É muito importante que os vereadores possam dar suas contribuições.”, disse.

Leia mais…

André Régis cobra funcionamento de orquestra sinfônica

Durante o ano de 2013, o vereador André Régis (PSDB) vinha discutindo, na tribuna da Câmara, sobre os problemas enfrentados pela Orquestra Sinfônica do Recife. E, durante a Reunião Plenária de hoje, 1, o assunto foi abordado novamente. Segundo o parlamentar, os músicos continuam enfrentando dificuldades no que se refere às apresentações. “A orquestra sinfônica mais antiga do Brasil estava no caminho da extinção. Trouxemos o problema para a Casa, fizemos uma Audiência Pública e, naquele momento, a esperança surgiu. Fizemos uma demanda na audiência reclamando que a orquestra não tinha um site, nem programação anual. O prefeito fez uma visita aos músicos e mostrou-se decidido em investir na orquestra. Inclusive, aprovamos na Casa um reajuste para o grupo. Mas o problema que trago hoje é que a orquestra parou. A última apresentação aconteceu em dezembro do ano passado”, disse.

Leia mais…

Galerias do plenário ficam lotadas

Recifenses, personalidades políticas, familiares e assessores do prefeito e dos vereadores eleitos para a legislatura 2017 - 2020 lotam as galerias do plenário da Câmara para acompanhar a solenidade que começa logo mais, às 15h. O plenarinho e o Salão Nobre da Casa de José Mariano também estão lotados.

Leia mais…

Aimée Carvalho destaca Programa Mãe Coruja Recife

O Programa Mãe Coruja Recife inaugurado na quinta-feira (7), pela prefeitura do Recife, na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro foi o tema do discurso em plenário da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta terça-feira, 12. “As novas instalações vão permitir a ampliação e qualificação da atenção às gestantes e recém-nascidos, com ações integradas de várias secretarias municipais. Mães e filhos ganham mais cuidados do pré-natal aos cinco anos da criança”.

Leia mais…

Almir Fernando aborda alterações feitas em linhas de ônibus do Recife

Na tarde desta quarta-feira (22), durante reunião plenária, o vereador Almir Fernando (PCdoB) falou sobre as mudanças realizadas em linhas de bairros da Zona Norte. “Os moradores do Córrego do Euclides estão reclamando da retirada do ônibus da Linha do Tiro que passava por lá. O mesmo acontece com a população da Bomba do Hemetério”.

Leia mais…

Vereador comemora Dia Internacional da Enfermagem

O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado mundialmente desde 1965, no dia 12 de maio. O vereador Almir Fernando subiu à tribuna, na data de hoje, 12, para celebrar o dia. “Essa data foi escolhida em homenagem à Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820”.

Leia mais…

Vereador repercute matéria sobre planejamento urbano

Uma matéria do Jornal do Commercio (JC), publicada ontem (16), intitulada “Recife, uma cidade sem planejamento urbano”, foi repercutida pelo vereador Jurandir Liberal (PT), na Reunião Plenária desta segunda, 17. Segundo a reportagem, o Plano Diretor do Recife perde efetividade por falta de regulamentação de seus instrumentos urbanísticos, seis anos após ser aprovado.

Leia mais…

Almir Fernando comemora sanção de 3 projetos

A aprovação e sanção de 3 projetos de lei de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB) foram comemoradas pelo parlamentar, durante a Reunião Plenária desta terça,4. “Quero agradecer a todos os vereadores, vereadoras e as Comissões da Casa por aprovarem 3 projetos de minha autoria e que foram sancionados pelo prefeito Geraldo Julio, nessas últimas semanas. São propostas que considero importantes para a nossa cidade”, disse.

Leia mais…

Luiz Eustáquio repercute Lei Menino Bernardo

A recente aprovação da Lei Menino Bernardo, antes conhecida como Lei da Palmada, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, foi tema de pronunciamento do vereador Luiz Eustáquio (PT), na tarde desta segunda-feira, 26. Ele considerou a medida polêmica, por acreditar que a questão interfere na educação dos filhos. “A bancada evangélica em todo o Brasil discute o assunto e acha que pode ser uma intervenção direta. Ninguém é favorável a castigos físicos, mas como vamos definir isso?”, questionou o parlamentar.

Leia mais…

Eurico Freire promove audiência sobre “Telhado Verde”

O vereador Eurico Freire (PV) promoveu audiência pública para discutir o projeto de lei do Executivo (PLE 67/2013), em tramitação na Casa, que trata da instalação do “telhado verde”, e construção de reservatórios de acúmulo ou de retardo do escoamento das águas pluviais para a rede de drenagem. De acordo com a proposta, os projetos de edificações habitacionais multifamiliares com mais de quatro pavimentos e não-habitacionais com mais de 400m² de área de coberta deverão prever a implantação de "Telhado Verde" ou de "Ecotelhado" para sua aprovação.

Leia mais…

Despedida de Priscila Krause emociona público

Impossível não se emocionar com a despedida daquela que é uma das mais competentes e ativas parlamentares de oposição da Câmara Municipal do Recife. Depois de 10 anos de legislatura exercidos em três mandatos como vereadora, Priscila Krause (DEM) vai ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Fez história na Casa ao realizar oposição propositiva como ela mesma define. Sempre votou a favor de projetos que eram bons para a cidade sem considerar cor partidária, mas cerrou fileiras quando o bem-estar da população estava ameaçado e se colocou contra com garra e coragem. Jovem, fez trajetória de respeito na Casa de José Mariano por sua atuação contundente e coerente.

Leia mais…

Chico Kiko elogia solenidade que celebrou Campanha da Fraternidade

O vereador Chico Kiko (PP) elogiou, durante a reunião plenária desta terça-feira (14), uma reunião solene realizada na Câmara do Recife para celebrar a Campanha da Fraternidade de 2017. O evento, que aconteceu por iniciativa do vereador Aerto Luna (PRP), ocorreu na última quinta-feira (9) e destacou o tema da Campanha deste ano, ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’.

Leia mais…

Tráfico de pessoas e órgãos é tema de audiência pública

Cientes de que o tráfico de pessoas e de órgãos é da esfera policial federal, mas que compete ao município e ao Poder Legislativo alertar as pessoas sobre essa prática que é uma das mais cruéis violações dos princípios da dignidade e dos direitos humanos, a Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira, 5, para debater o tema. Foi uma iniciativa conjunta dos vereadores Aline Mariano (PSDB), que preside a Comissão de Direitos Humanos da Casa de José Mariano, e Aerto Luna (PRP), com o objetivo de contribuir para dar visibilidade ao crime de tráfico, que já coloca o Brasil como um dos países onde ele é mais frequente. Pernambuco, precisamente o Recife, já é considerado uma das rotas do tráfico.

Leia mais…

Vereador repercute demandas por transporte de comunidades

O vereador Eurico Freire subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (29), para repercutir os resultados de discussões que ele promoveu entre duas comunidades da capital pernambucana com o Grande Recife Consórcio de Transporte. Segundo o parlamentar, tanto a população do Córrego da Areia como a do Ibura de Baixo apontavam o descontinuamento de linhas de ônibus nessas localidades.

Leia mais…

Publicitária recebe Título de Cidadã recifense

Bibliotecária por formação e empreendedora por vocação, Cecília Freitas, sócia de uma das agências de publicidade mais premiadas do Recife, a Gruponove, e a primeira formada apenas por mulheres e estudantes, recebeu ontem na Câmara do Recife, o Título de cidadã recifense, proposto pela vereadora Priscila Krause (DEM). Ela frequentou o primeiro curso de comunicação do norte e nordeste. “Nascida em uma família de empreendedores, fila de dona Clarisse e seu Jurandyr, bisneta de dona Yayá, fundadora da fábrica Peixe, a primeira indústria instalada no Nordeste, que ganhou projeção nacional no século passado, tem o DNA de seus antepassados”.

Leia mais…

Rogério de Lucca defende meia-entrada para jornalistas e radialistas

Radialistas e jornalistas terão direito ao benefício da meia-entrada em estabelecimentos que proporcionam lazer, cultura e entretenimento no Recife - casas de eventos, praças desportivas e similares -, de acordo com o projeto de lei número 122/2014, do vereador Rogério de Lucca (PSL), que tramita na Câmara Municipal. “Os profissionais de comunicação são responsáveis por grande parte da divulgação de acontecimentos culturais, econômicos, políticos e esportivos que acontecem em nossa Cidade. As informações divulgadas por eles, através dos meios de comunicação, se pautam pela real ocorrência dos fatos, tendo por finalidade o interesse social e coletivo”, justificou o vereador ao propor a matéria.

Leia mais…

Vereadora comenta evento Pedala Hospital do Câncer de Pernambuco

A vereadora Michele Collins (PP) parabenizou na tarde desta quarta-feira, 22, a iniciativa do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) pelo Programa Pedala HCP, em alerta ao câncer ósseo. O evento sairá da praça do Arsenal, no Recife Antigo, no próximo dia 26 abril, e tem o propósito de alertar a população para um tipo de tumor maligno e raro. “Esse câncer é um tipo incomum da doença, que normalmente afeta os ossos longos dos braços e coxas, coluna e bacia. É bastante agressivo e resulta, em muitos casos, na mutilação e morte dos doentes, sobretudo, crianças e adolescentes”.

Leia mais…

Câmara homenageia a Acessibilidade Cultural

A acessibilidade cultural foi reverenciada na manhã desta sexta-feira, 21, em uma reunião solene repleta de arte na Câmara do Recife. Instituições e pessoas que trabalham para promover a inclusão em diversas áreas lotaram as galerias e o plenário da Casa. No pátio interno, uma feirinha de artesanato deu um colorido especial ao jardim, com produtos feitos por artistas locais. O evento foi uma iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSDB).

Leia mais…

Comissão de Educação recebe Instituto Arqueológico

A Comissão de Educação da Câmara do Recife recebeu nesta terça-feira (01) representantes do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP). Durante o encontro, foram feitas propostas que visam preservar os nomes das ruas do Recife. A reunião contou com a participação do presidente da comissão, vereador André Régis (PSDB), e do vereador Aerto Luna (PRP) – além do presidente do IAHGP, José Luiz Mota Menezes, e do primeiro secretário do Instituto, Reinaldo Carneiro Leão.

Leia mais…

Almir Fernando elogia trabalho social desenvolvido pelo 11º Batalhão

Aulas de dança, futsal , reforço escolar, entre outras ações vêm sendo desenvolvidas em várias comunidades do Recife pelo 11º Batalhão da Polícia Militar. A atitude rendeu elogios do vereador Almir Fernando (PCdoB), durante a Reunião Plenária de hoje,10. “Quero fazer uma destaque com relação ao trabalho importante que tem sido desenvolvido pelo 11º batalhão capitaneado pelo Coronel Ronaldo e Tenente Araújo”, disse.

Leia mais…